Publicado el 2014-12-31 In Sin categoría

Alegrem-se

PARAGUAI, Marité e Ramón Marini. “Alegrem-se” – este é o lema episcopal eleito por D. Francisco Pistilli, Padre de Schoenstatt, superior provincial cessante e ordenado Bispo da diocese de Encarnación, Paraguai, no passado dia 20 de dezembro.

 

 

 

A cerimónia, brilhante, realizou-se na  maior Igreja do Paraguai. “San Roque González de Santa Cruz” na cidade de Encarnación, Departamento de Itapúa. Estiveram presentes cerca de 1500 pessoas, entre elas um elevado número de membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt de Encarnación e de outros lugares do país, e muitos Padres de Schoenstatt da região e não só. O Bispo consagrante foi D. Claudio Giménez, e os concelebrantes o Bispo Emérito cessante e o Bispo de Quebec – Canadá o qual esteve um tempo na mesma Paróquia em Luque – Paraguai, com o atual D. Francisco Javier Pistilli, Bispo da Diocese da Santíssima Encarnación.

O Decreto de nomeação expressa num dos seus parágrafos: “… consideramos que faremos bem, dilecto (amado) filho, se te entregarmos a sua administração a ti, a quem conhecemos como dotado de riqueza e qualidades necessárias para governar o povo de Deus.”

Ao concluir a cerimónia, o Núncio Apostólico agradeceu à comunidade dos Padres de Schoenstatt a generosidade de colocar à disposição um dos seus Padres. Depois disse que tinha que cumprir uma missão pedida pelo Santo Padre: dar um beijo aos pés da imagem de São Roque González de Santa Cruz (primeiro santo paraguaiano, missionário jesuíta), outro beijo à mãe de D. Pistilli e outro abraço e beijo ao Bispo cessante. Ao Padre Heinrich Walter, disse que não era preciso dar porque o Papa o vê às vezes em Roma…

Participaram cerca de 50 sacerdotes

Participaram cerca de 50 sacerdotes de distintas comunidades, incluindo o Bispo dos Ortodoxos, Padres de Schoenstatt, todos os bispos da Conferência Episcopal Paraguaiana, o clero da Diocese, seminaristas, noviços das comunidade dos Padres de Schoenstatt e vários Diáconos, as Irmãs de Maria e religiosas de outras comunidades.

A fé transpira-se

O calor era terrível pelo que no final, na saudação da despedida. D. Pistilli disse: hoje fica demonstrado que “a fé se transpira.”

Respirava-se um ambiente familiar e foi um sinal muito especial que um Bispo, Padre de Schoenstatt, consagrasse Bispo outro Padre de Schoenstatt.

Finalmente, D. Francisco Javier passou saudando cada um dos sacerdotes presentes.

Celebrar em família

A seguir, foi servido um almoço oferecido pelo Bispo Emérito D. Ignacio Gogorza Izaguirre, da Diocese da Santíssima Encarnación, a todos os participantes da cerimónia, num salão de eventos cujos proprietários são membros da Família de Schoenstatt de Encarnación.

Esse foi o momento do encontro como família. O novo Bispo pediu orações e que o acompanhássemos nesta tarefa.

Grande evento no Paraguai

Teve lugar outro grande evento para a família de Schoenstatt e para a Igreja do Paraguai. A bênção da Igreja Santa Maria de la Trinidad, em Tuparenda, domingo, dia 28, festa da Sagrada Família. D. Francisco Pistilli presidiu à celebração.

Original: Espanhol – Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa/Portugal

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *