Posted On 2014-08-24 In Vida em Aliança

V Encontro Argentino de Madrugadores

ARGENTINA, Juan Barbosa. Entre 15 e 17 de agosto, teve lugar este Encontro ao qual assistiram 80 Madrugadores (incluindo dois fundadores do Chile) que durante essas jornadas se formaram, rezaram e vincularam, à sombra do Santuário da Solidariedade de Villa Warcalde. Na companhia de 4 sacerdotes e coroando o domingo com a presença do Cardeal, Mons. Estanislao Karlic, selaram e renovaram a sua Aliança rodeados da Família de Schoenstatt e… com a Bênção do Papa Francisco!

Longos meses de preparação

Uma comissão que nasceu logo a seguir ao IV Encontro celebrado em 2013 no Paraná, Entre Rios, foi-se ocupando sem pressa, mas sem pausas, de cada um dos detalhes… Quatro áreas muito claras integravam “las patas de la mesa chica” onde com tempo se foram considerando os diferentes detalhes. O mais importante: A Oração. Em cada madrugada (no monte de Las Rosas os Madrugadores reúnem-se nos primeiros e terceiros sábados de cada mês das 07,00 às 09,00 h) a primeira hora de encontro é dedicada à Oração e o ansiado V Encontro, teve sempre um lugar depois das habituais intenções: pelo Papa Francisco, pela Pátria, pela Igreja, pela Família de Schoenstatt e pelas intenções confiadas à sua oração. Houve muitas reuniões que permitiram avançar em cada detalhe e com uma premissa clara. Deviam preparar, com cuidado, cada detalhe e assim assegurar aos Madrugadores, um bonito Encontro com todos.

Os vínculos, fator primordial

O claro objetivo foram os vínculos interpessoais e entre comunidades. “Vinculados na Aliança, missionários para o mundo” foi o Lema eleito desde o começo e que marcou toda a preparação. A elaboração minuciosa de uma boa Base de Dados e a sua posterior utilização com marcada frequência e bom conteúdo (foram enviados 7 módulos de preparação para a Aliança de Amor) representavam um fator chave já que assim como ninguém ama o que não conhece, poderíamos dizer que ninguém se entusiasma com o desconhecido… E isso não podia acontecer! Durante o tempo de preparação, não faltaram mails, SMS, WhatsApp, telefonemas e em vários casos, visitas pessoais às distintas comunidades para as entusiasmar.

O Papa Francisco também foi convidado

Já em março foram feitos vários convites sendo o mais importante o enviado ao Vaticano, ao querido Papa Francisco. Enorme surpresa causou o mail recebido, de Mons. Karcher, no qual fazia chegar a Bênção Papal ao Encontro de Córdoba citando textualmente: O Santo Padre deseja fazer chegar a sua bênção especial a todos os que participarão deste encontro, assegurando a sua oração e a sua proximidade espiritual. Com Maria, que se levantou cedo para ir com prontidão ajudar a sua prima Isabel (cf. Lc 1,39), O Papa espera que a centena de homens de várias idades e provenientes de distintas comunidades schoenstattianas da Argentina, possam selar e renovar a sua Aliança de Amor e imitem a solidariedade da Virgem Mãe, repetindo com ela durante esses dias e sempre: Adsum! e forjando uma verdadeira cultura do encontro.

A Aliança de Amor com Maria

No marco de um dia ansiado (28º mas em pleno inverno na Argentina!) os assistentes, junto a outros Madrugadores que se juntaram na Santa Missa presidida pelo Cardeal, Mons. Estanislau Karlic, selaram/renovaram a sua Aliança de Amor com Maria e foram recebidos assim como “novos trabalhadores na cultura de Aliança para o nosso tempo”.

O cardeal Karlic assinou o Livro de Alianças, unindo-se assim à história de Córdoba, Argentina e ao mundo.

Os organizadores querem agradecer as orações de toda a Família da Argentina, especialmente àqueles que em Córdoba se juntaram, ao “apadrinhamento de um Madrugador na Oração, às Irmãs de Maria, aos Padres de Schoenstatt e a tantos outros que de forma anónima ofereceram as suas contribuições (Em Schoenstatt, as contribuições ao Capital de Graças são oferecimentos que se entregam à Virgem”). Graças a todos eles, e a Ela, o Encontro aconteceu… como aconteceu: ESPLÊNDIDO! Diz um entusiasmado Madrugador.

Para mais informações: madrugadores.cerro.cba@gmail.com


Original: Espanhol – Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *