Nachrichten - News - Noticias
 published: 2006-10-13

Salvar a família

Simpósio Teológico-Pastoral sobre a Família (2)

 

Simposio teologico-pastoral: La familia en la posmodernidad

Theological-pastoral symposium: Postmodern Family

Theologisch-pastorales Forum über Familie in der Postmoderne

 

Hna. Maria da Graça Sales

Sister Maria da Graça Sales

Schwester Maria da Graça Sales

 

Coreografia

Choreography

Choreographie

 

Aparece Don João Pozzobon

John Pozzobon on the stage

Joao Pozzobon betritt die Bühne

 

P. Alexandre Awi de Mello

Fr. Alexandre Awi de Mello

P. Alexandre Awi de Mello

 

Santa Misa en la aula universitaria

Holy Mass in the hall

Heilige Messe im Hörsaal

Fotos: Vassoler © 2006

 
   

BRASIL, Paula Cristina Cassis. Londrina sediou nos últimos dias 16 e 17, o Simpósio Teológico Pastoral sobre a família, sob a coordenação do Pe. Alexandre Awi Mello. Contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, vindas de diversos estados brasileiros. O encontro, cujo tema foi "João Luiz Pozzobon, Evangelizador da Família na Pós Modernidade", iniciou um debate teológico sobre questões fundamentais da família, frente ao tempo atual que chamamos pós-modernidade, mas que não se sabe ainda ao certo quais são os seus reais contornos.

O que este tempo faz transparecer é que liberdade, justiça e verdade deixaram de ser pontos de referência. Tempo de profundas mudanças antropológicas onde o mercado coloniza o mundo da vida e o homem renunciou investigar o que remete para além do cálculo. Um contínuo processo de banalização, mostrando que "viver sem ideal e sem um fim transcendente torna-se possível." Lipovetsky

Neste cenário encontramos João Luiz Pozzobon com seu projeto pastoral "salvar a família" resgatando os valores cristãos, sobretudo, vivendo ele próprio como modelo de marido, pai dedicado e missionário leigo. Ele acreditou, lutou e empenhou toda a sua vida para sustentar o "bem inestimável" da família (Bento XVI), conforme a idéia do Criador.

A família, a mais importante instituição social

O Professor Dr. Dom João Carlos Petrini, Bispo de Salvador, abriu o evento com a palestra que abordava as chances e armadilhas da família na pós-modernidade.

De maneira ampla e consistente, destacou o drama vivido pela sociedade moderna frente às inovações tecnológicas, como a pílula contraceptiva ou a fertilização assistida, que separou o amor da sexualidade e da procriação. Mais que isso, tornou também a maternidade uma opção de realização e não mais uma dádiva divina.

Defendendo a família como a mais importante instituição social, em que se constituí a dimensão afetiva, comunicativa e estrutural do ser humano, Dom Petrini concluiu sua participação fazendo um quadro comparativo com as características principais de um relacionamento nupcial e as de um relacionamento ocasional. Nela foram apontados, respectivamente, os antagônicos valores das duas concepções, como a totalidade e a parcialidade, a cooperação entre os sexos e o descompromisso, a satisfação e o prazer. Destacou a importância do Sacramento do Matrimônio que aviva no cotidiano da vida familiar a presença do Ressuscitado.

José Aloyseo Bzuneck, professor da Universidade Estadual de Londrina, foi o segundo palestrante do primeiro dia do Simpósio. Trazendo à tona outra questão muito relevante para a sociedade: a figura paterna na família de hoje, que precisa fazer o amor vencer o cansaço físico e as frustrações do dia a dia, para se mostrar sempre presente na vida do filho.

O grande erro cometido pelos chefes de família da modernidade é acreditar que seu papel seja suprir as necessidades materiais e financeiras do filho, quando a real carência está no vínculo à figura do pai. Pesquisas mostram que, na maioria das vezes, a causa da delinqüência dos adolescentes é a falta de vínculo ou contato com o pai.

Segundo psicólogos, pais são o caminho e exercem influência decisiva na interiorização dos valores por parte de seus filhos, na medida em que amam seus filhos e exprimem esse amor, tornando-o algo bem perceptível no dia a dia.

A Mãe de Deus como paradigma de humanidade

Ressaltou em João Luiz Pozzobon a educação para o "sacrifício", educar o filho, segundo as palavras simples, mas cheias de vida do próprio Pozzobon, "a não querer tudo, tudo, senão como ele será quanto ficar maior?"

A Irmã Maria da Graça Sales Henriques trouxe o último tema do dia: "Maria, paradigma de humanidade na espiritualidade mariana de João Luiz Pozzobon". Em sua palestra, apoiada na mariologia de importantes teólogos atuais, mostrou a Mãe de Deus como paradigma de humanidade, justamente para o tempo atual. Em seguida, apresentou a espiritualidade mariana de Pozzobon, mostrando como, nas atitudes de pobreza e na consciência da pequenez, Pozzobon ilustrou com sua vida a tese da palestra.

O primeiro dia do Simpósio foi encerrado com uma belíssima apresentação cultural realizada no Ginásio de Esportes do Colégio Mãe de Deus. Membros da Juventude Masculina e Feminina do Movimento de Schoenstatt, crianças e professores do Colégio Mãe de Deus encenaram a trajetória da vida de João Luiz Pozzobon em três fases, sendo representadas por um adolescente, por um jovem e por um dos filhos de Pozzobon, Humberto Pozzobon. A encenação teve como pano de fundo a família unida que se separa pelo egoísmo, infidelidade, raiva e volta a unir-se pelo contato com a Mãe Peregrina.

Nesta trajetória foi ressaltado o despertar de Pozzobon para sua missão e o encontro com o Santuário da Mãe Três Vezes Admirável, a partir do qual realizou sua missão de vida. Ela culmina na atividade missionária de Pozzobon, levando a imagem de Nossa Senhora aos lares, às escolas, aos hospitais e presídios, com a reza do terço e o anúncio da Palavra – o que chamou de "campanha", hoje espalhado pelo mundo inteiro. E finalmente João Pozzobon representado por seu filho, Humberto aparece como o herói missionário levando a Mãe Peregrina, cuja penetração já se encontra nos cinco continentes.

O domingo começou com a participação do casal Professor Dr. Aron e Regina Petruci, que falou sobre o papel da família na formação do cidadão.

Entre os direitos e deveres sociais salientou o de uma vida digna de um ser humano. A base de nossa civilização ocidental, firmada na filosofia grega, na religião cristã, no direito romano, entrou em crise. Constata-se hoje a perda da natural referência a Deus e a ascensão de uma sociedade hedonista e materialista. Além disso, afirma-se o direito como vontade de uma maioria.

A linguagem padronizada na pós-modernidade, repetida à exaustão pelos meios de comunicação, revela os desafios que a família tem que enfrentar para formar cidadãos. As expressões típicas são "queremos ter", "queremos comprar", reduzindo, muitas vezes, os objetivos de vida de uma pessoa à metas quantificáveis.

Minha família, minha primeira missão

Pozzobon, além de ser um cidadão que cumpriu com suas obrigações cívicas, era um comerciante, portanto, um profissional dedicado ao sustento de sua família, e alguém que sempre "empenhou-se pela dignificação dos homens a serviço dos mais necessitados", não se afastando das obrigações cotidianas de pai de família.

Em seguida, a Irmã Maria da Graça convidou o Professor Olindo Toaldo, Dr. José Luiz e Carmen Silvia da Costa Porto, Marcelo e Gislaine Mafra e Humberto e Nair Pozzobon para comporem a mesa do painel "Minha família, minha primeira missão".

Fundamentado no magistério, ilustrado pela fala de Pozzobon, vários deles deram o seu testemunho de como as famílias, participantes da "Campanha" iniciada por Pozzobon, as tornam sua primeira e mais importante missão.

A atuação pastoral de Pozzobon, através da Campanha,

O Professor Ms. Padre Alexandre Awi Mello foi o último orador desse dia. Coube-lhe a tarefa de apresentar a atuação pastoral de Pozzobon, através da Campanha, como uma resposta aos desafios da família na pós-modernidade, exatamente porque repropõe muitos temas da atualidade eclesial e pastoral, desenvolvendo o potencial evangelizador neles contido e mostrando sua eficácia quando respaldados por uma espiritualidade como a que o Sr. Pozzobon viveu.

O simpósio foi encerrado pelo Pe. Antonio Bracht, autor da causa de canonização de João Luiz Pozzobon, com os agradecimentos a todos os que colaboraram na realização do mesmo, convidando os presentes para um futuro evento que dê continuidade ao simpósio encerrado.

Simpósio Teológico Pastoral sobre a contribuição da Campanha da Mãe Peregrina para Família na Pós Modernidade (1)

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 13.10.2006 Mail: Editor /Webmaster
© 2006 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum