Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0699pt-pol-jozefow-sionsheiligtum.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0699pt-pol-jozefow-sionsheiligtum.php on line 10
Festa da dedicação do Santuário de Sion, situado em Józefów, nas abas de Varsóvia, Polônia
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-06-02

Na catedral do bosque

Festa da dedicação do Santuário de Sion, situado em Józefów, nas abas de Varsóvia, Polônia

 

Patronzinium des Sions-Heiligtums in Jozefow, Polen

Fiesta del Santuario de Sión en Jozefow, Polonia

Anniversary of the Sion Shrine in Jozefow , Poland

Patronzinium des Sions-Heiligtums in Jozefow, Polen

 

Austausch nach dem Vortrag

Intercambio sobre la conferencia

Discussion after the talk

Austausch nach dem Vortrag

 
Bischof Hoser bei der Predigt  

Mons. Hoser durante la prédica

Bishop Hoser during the sermon

Bischof Hoser bei der Predigt

 
Ehepaar Kwas dankt dem Bischof für sein Kommen  

El matrimonio Kwas da las gracias al obispo por su visita

The Kwas thanking the bishop for his visit

Ehepaar Kwas dankt dem Bischof für sein Kommen

 
Konzert  

Concierto

Concert

Konzert

 
Vor dem Schluss-Segen  

Antes de la bendición final

Before the final blessing

Vor dem Schluss-Segen

Fotos: Hania Grabowska © 2009

 
 

POLÔNIA, Hania Graboswska. No domingo 24 de maio derradeiro foi celebrada a festa da dedicação do Santuário de Sião, situado em Józefów, nas abas de Varsóvia, Polônia. Esta festa ocorre todos os anos no fim de semana próximo da data de dedicação (14 de maio de 1988). O Santuário de Sião, de Józefow é o Santuário dos Padres de Schoenstatt em terras polonesas.

O ponto central deste dia festivo foi o Santuário e a Celebração Eucarística. Antes da celebração da Santa Missa, a Família Kwas (membro da União das Famílias e cofundadora da Academia das Famílias "Ad futurum", em colaboração com os Padres de Schoenstatt) deu uma conferência. Este ano o lema da Família de Schoenstatt polonesa é: "Sim, Pai! Em ti deposito minha confiança!" No sentido lato, o tema da paternidade, importante e sempre atual, imprime todo o trabalho espiritual de Schoenstatt em terras polonesas. Juntamente com a esposa, o dr. Klaus considerou a paternidade como tal, não somente a partir da visão físico-biológica. De mais a mais, o aspecto mais importante foi a educação para a autêntica paternidade e sua valorização, bem como o papel da mulher, e o mais importante para a transmissão de todos os valores: o exemplo.

Transcorrida a conferência, ocorreu um período dedicado a esclarecimentos de dificuldades e de esperanças vinculadas a este tema. Tanto a conferência quanto o debate ocorreram na capela da sede do Movimento.

Concerto dedicado a Maria Santíssima

Volvido o intervalo para um cafezinho, os participantes foram convidados a permanecer junto de Nossa Senhora e de seu amado Filho no Santuário e na aba deste, para participarem na celebração da "Hora de Maria". Certa vez, o arcebispo Kondrusiewicz, de Moscou denominou o terreno ao redor do Santuário de Sião "a catedral do bosque"; e de fato isto se vem confirmando: o eco transmitiu magnificamente os sons da ladainha lauretana entre as colunas de árvores até o Weichsel, por outra, até sua porta. Finda a Santa Missa, houve um concerto em honra de Nossa Senhora, organizado pela ir. Anastásia (órgão) e pela srª Kinga Głogowska (canto). Os participantes e a querida MTA escutaram, entre outrem, a "Ave Maria", de Giulio Cuccini, de Franz Schubert e muitos cânticos populares em honra de Maria Santíssima.

A presença dos montes na história salvífica

Às 19:00h teve início a Santa Missa, cujo principal celebrante foi o arcebispo Henryk Hoser, SAC. Desde há um ano, é bispo da diocese de Varsóvia-Praga, depois de haver trabalhado por longa data em Ruanda, e desde 2005 exerce o cargo de Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, assim como o de Presidente de Pontifícias Obras Missionárias. Porém, convém fazer um pequeno esclarecimento: A capital da Polônia é dividida por um rio, o Weichsel; desde 25.03. 1992 Weichsel é outrossim a fronteira natural de duas dioceses: diocese de Varsóvia e o bispado Varsóvia-Praga. No tocante à palavra Praga, convém outrossim esclarecer de que esta não se refere à capital da República Checa, senão à Polônia, ao contrário do que à primeira vista tal nome leva a supor. Sem embargo a Catedral de são Miguel e de são Floriano encontra-se no bairro de Varsóvia que tem por nome "Praga". O referido bispo alicerçou sua homilia no Monte de Sião, em que explica em traços gerais o significado do monte, da rocha, enfatizando a importância conferida a um monte na história salvífica, passando depois a explicar de modo concreto o significado do Monte de Sião. A nota principal foi a situação geográfica do Monte de Sião na Terra Santa, sobretudo sua proximidade da Sala do Cenáculo, como lugar da Última Ceia e do acontecimento de Pentecostes. Assim dom Henryk conseguiu estabelecer um vínculo harmonioso entre geografia e espiritualidade. Muitos presbíteros amigos do local e dos Padres de Schoenstatt celebraram a Eucaristia, encontrando-se, ao todo, 16 presbíteros junto ao altar defronte do Santuário.

Concluída a Santa Missa, ocorreu um churrasco oferecido a todos os participantes; e com o acompanhamento musical de acordeão e de trompetes ao vivo, as linguiças tiveram ainda melhor sabor, de sorte que até o cair da noite reinou a alegria no Monte de Sião, nas abas do rio Weichsel.

No encontro de maio do próximo ano, se Deus assim o permitir, ocorrerá no Santuário de Józefów a coroação da Imagem de Nossa Senhora.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 19.06.2009