Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0693pt-bra-ir-judite.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0693pt-bra-ir-judite.php on line 10
Falece Ir M Judite Lauer, uma das testemunhas da história de Schoenstatt no Brasil.
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-06-02

Ela era como que a ‘história viva’ de Schoenstatt

Falece Ir M Judite Lauer, uma das testemunhas da história de Schoenstatt no Brasil

 

Schw. M. Judite Lauer

Ir. M. Judite Lauer

Hna. M. Judite Lauer

Sr. M. Judite Lauer

Schw. M. Judite Lauer

Fotos: Santa Maria © 2009

 
   

BRASIL. Ir.Maria da Graça H.Sales. Em 22 de maio, em Santa Maria/RS, faleceu Ir M Judite Lauer, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Ir M Judite era conhecida de muitos peregrinos, como também da Família de Schoenstatt de Santa Maria, pelos seus testemunhos e experiências com nosso Pai e Fundador, nas suas visitas ao Brasil.

Sempre mais nos últimos anos, o Santuário Tabor e seus arredores tem sido o objetivo de centenas de peregrinos que vêm seguir os passos dos Servos de Deus Pe. José Kentenich e Diácono João Pozzobon. Nestas vivências, são preciosos os testemunhos daqueles que conheceram e atuaram com o Fundador do Movimento de Schoenstatt e com o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Por isso, a notícia do falecimento da Ir M Judite Lauer tocou não somente a sua comunidade e o Movimento de Schoenstatt de Santa Maria, mas todas as pessoas que, nas peregrinações e nas celebrações jubilares junto ao Santuário Tabor, foram presenteadas com seus testemunhos e relatos. Como se expressou um casal da Obra de Famílias, ao tomar conhecimento de sua morte: "Ela era como que a ‘história viva’ de Schoenstatt, da vida e dos ensinamentos do nosso Pai em terras brasileiras."

Natural de Rio Negro/PR, onde nasceu há quase noventa anos, Ir M Judite ingressou comunidade das Irmãs de Maria no ano de 1946, trazendo como bagagem uma sólida formação religiosa de sua família e do colégio das Irmãs da Divina Providência, onde estudou e mais tarde passou a atuar como professora.

"Possuía uma extraordinária empatia e era capaz de resolver todos os problemas"

É conhecido o fato de que, como jovem noviça, foi receber nosso Pai e Fundador na estação ferroviária, no dia 18 de março de 1947, na sua primeira visita a Santa Maria. Nesta oportunidade, ela o acolheu com palavras de boas vindas em nome das jovens irmãs brasileiras, pois sendo de origem alemã, conhecia bem a língua de nosso Pai. Sobre este primeiro encontro Ir M.Judite escreveu: "Suas primeiras palavras: ‘A senhora fala alemão!’ foram ditas com tanta bondade que me cativaram. (...) A partir dali experimentei-o como um sacerdote paternal sumamente bondoso e singelo. Possuía uma extraordinária empatia e era capaz de resolver todos os problemas."

Já em 1947 foi enviada para atuar no Colégio Mãe de Deus em Londrina/PR. No ano de 1951 assumiu a direção do assim chamado Ginásio Mãe de Deus. Com outras jovens irmãs brasileiras iniciaram a aplicação da pedagogia de nosso Pai. Ele mesmo expressou a sua alegria com as ‘irm nativas’ que sabiam transmitir o mundo de Schoenstatt e traduzi-lo à realidade das crianças. Sobretudo em abril de 1948 o Pe. Kentenich, em sua visita a Londrina, desenvolveu com elas importantes reflexões sobre a pedagogia do ideal. Pouco antes do Natal de 2008, Ir M.Judite ainda recebeu uma carta de uma de suas ex-alunas do Ginásio Mãe de Deus, a qual ainda se referia ao ideal de turma e contava como ela retirava forças da sua Aliança de Amor com a MTA para vencer as dificuldades da vida. Tratava-se de uma médica de Curitiba e de aproximadamente 70 anos de idade.

Tradutora do Pai

Além deste trabalho como responsável pelo Ginásio Mãe de Deus, Ir M.Judite acompanhava grupos do Movimento de Schoenstatt e atuava na paróquia, hoje catedral de Londrina.

Por causa de seu ótimo conhecimento da língua alemã, Ir M Judite serviu nosso Pai e Fundador, inúmeras vezes, como tradutora. Dedicou a maior parte de sua vida como Irmã de Maria à difícil tarefa de traduzir textos e palestras do Pe. Kentenich. Realizava este trabalho com grande amor, fidelidade e prontidão. Teve a audácia de fazer a primeira tradução do Rumo ao Céu em versos, a fim de conservar o estilo original, fato este que agradou muito a nosso Pai que lhe escreveu uma carta de agradecimento. Graças a esta iniciativa, podemos hoje cantar em português os hinos feitos por nosso Pai e Fundador no campo de concentração de Dachau como, por exemplo, o ‘Hino de Minha Terra’.

Ao lado do seu trabalho intelectual como tradutora encontrava tempo para se dedicar a tarefas apostólicas. Orgulhava-se do fato de que, nos anos em que o Diácono João Pozzobon começara a apresentar problemas de saúde e dificuldades visuais, às sextas feiras, ela o levava no pequeno "fusca" das Irmãs até a casa dos doentes a quem Pozzobon dava a Santa Comunhão. Repetidas vezes testemunhou aos peregrinos brasileiros e do exterior a sua alegria em ter servido, desta forma, João Pozzobon, nas suas atividades apostólicas. Algo que também marcava seus testemunhos era o fato de ensinar os ouvintes a sempre a pedir a bênção de nosso Pai e Fundador pela manhã e à noite e antes de qualquer trabalho difícil. Não foram poucas os peregrinos que, retornando nos anos seguintes, testemunhavam as maravilhas que a ‘bênção do Pe. Kentenich’ operara em suas vidas.

Agora, de junto de Deus, Ir M Judite é mais uma intercessora pela Família de Schoenstatt brasileira, para que permaneça fiel à palavra do Fundador, que ela tão fielmente anunciou em sua vida.

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 02.06.2009