Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0667pt-sch-trierer-wallfahrt.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0667pt-sch-trierer-wallfahrt.php on line 10
Peregrinação diocesana a Schoenstatt, com a presença de dom Stephan Ackermann, bispo de Trier, Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-06-10

Deus é intercâmbio, diálogo e amor

Peregrinação diocesana a Schoenstatt, com a presença de dom Stephan Ackermann, bispo de Trier, Alemanha

 

Bischof Stephan Ackermann, der neue Bischof von Trier, in Schönstatt

Mons. Stephan Ackermann, nuevo obispo de Treveris, en Schoenstatt

Bishop Stephan Ackermann, new bishop of Trier, in Schönstatt

Bischof Stephan Ackermann, der neue Bischof von Trier, in Schönstatt

 

Einzug

Entrada

Entrance procession

Einzug

Fotos: Brehm © 2009

 
Zu diesem Anlass kam auch Josef Dötsch MdB nach Schönstatt  

Presente: Josef Dötsch, miembro del parlamento

Present: Josef Dötsch, member of Parliament

Zu diesem Anlass kam auch Josef Dötsch MdB nach Schönstatt

Foto: M.K.Fischer © 2009

 
Die Pilgerkirche war bis auf den letzten Platz besetzt  

La iglesia de peregrinos – llena

The Pilgrims Church wasn filled to capacity

Die Pilgerkirche war bis auf den letzten Platz besetzt

 
Gott ist Austausch und Liebe: So Bischof Ackermann in der Predigt  

Mons. Stephan Ackermann: Prédica

During the sermon

Gott ist Austausch und Liebe: So Bischof Ackermann in der Predigt

Fotos: Brehm © 2009

 
MGV Eitelborn  

Coro

Choir

MGV Eitelborn

 
Die Mädchenjugend bei der Gratulation

La Juventud Femenina felicita al obispo

The Girls’ Youth congratulating

Die Mädchenjugend bei der Gratulation

Fotos: M.K.Fischer © 2009

Álbum de fotos – photo album – Fotalbum

 

Fotos: POS © 2009

 

SCHOENSTATT, mkf. Por ocasião da peregrinação diocesana de Trier, Alemanha, empreendida a Schoenstatt, dom Stephan Ackermann presidiu no domingo 7 de junho, solenidade da Santíssima Trindade, a uma Santa Missa solene na Igreja dos Peregrinos, com cerca de 1.400 peregrinos e peregrinas provenientes de todos os recantos do bispado e mais além. A data desta peregrinação já havia sido estabelecida muito antes da nomeação de dom Ackermann, de sorte que maior foi a alegria de agora haver podido participar dela como "Bispo inteiramente novo".

O pe. Franz Widmaier, responsável pelos serviços de peregrinações de Schoenstatt, deu as boas-vindas a dom Stephan, dizendo-lhe: "Alegramo-nos por Vossa Excelência ser nosso novo bispo"; ao mesmo tempo Widmaier convidou-o a vir a Schoenstatt sempre que lhe seja possível. O pe. Ángel Strada, representante do Presidente do Movimento Apostólico de Schoenstatt, disse que a Família de Schoenstatt pretende agora "tomar posse" de dom Stephan, como este o havia expressado em sua primeira carta pastoral por ocasião de Pentecostes, acentuando que de bom agrado a Família de Schoenstatt se coloca a serviço da Igreja de Trier. O lugar de graças de Schoenstatt é um tesouro da diocese, assim quanto um tesouro da Igreja Católica.

Deus não é solista

Dom Ackermann agradeceu as saudações de boas-vindas e comentou sua alegria de poder haver vindo a Schoenstatt pouco depois da tomada de posse para presidir a esta Celebração Eucarística, na alegria da fé, do seguimento de Cristo e com o olhar direcionado para Maria Santíssima. Em sua homilia, dom Stephan recordou os "tempos litúrgicos do ano eclesiástico fortemente impressos" com os dias da Semana Santa, Páscoa e Pentecostes. No domingo de Pentecostes, estes tempos litúrgicos patentar-se-ão uma vez mais "como na lente ustória", por outra, "olhamos diretamente para o próprio mistério". A fé em Deus Trino é "o centro de nossa compreensão acerca de Deus", sendo, ao mesmo tempo, incompreensível para muitos o mistério da Trindade, uma " matemática mais elevada", criticada e até mesmo combatida. Por conseguinte, nos dias de hoje é um desafio perguntar o que significa acreditar no Deus Trino. "Nosso Deus", assim explicou o bispo de Trier, "não é um solista todo-poderoso e individualista; Deus é em si intercâmbio, diálogo, amor!" Por essa razão, o homem há outrossim mister de comunhão, e, como tal, é exposto para partilhar com outrem. "Alegria cresce onde podemos compartilhá-la"; esta comunhão no seguimento de Cristo, o homem a encontra onde ele se acha vinculado a outrem mediante convicções, projetos ou alianças. "Onde nos encontramos vinculados a um espírito comunitário, onde nós, como homens e fiéis, orientamo-nos comunitariamente, aí há uma autêntica comunhão", assim acentuou Ackermann. Além disso, de modo algum a comunhão de Deus é "exclusiva", senão convidativa, pois "esta nos atrai para dentro de seu seio" E o símbolo para tudo isso encontra-se em Nossa Senhora , que é incluída na comunhão divina e no mistério da Trindade. "Sigamos seu exemplo", assim encorajou Ackermann os peregrinos e peregrinas. E acrescentou:" Deponhamos as ressalvas contra Deus e contra outrem, e deixemo-nos incluir na comunhão, que é tão profunda, de sorte que os homens por si mesmos jamais poderiam encontrá-la".

Encontros

A seguir à Celebração Eucarística, cuja animação litúrgica ficara aos cuidados da Associação dos Homens de Eitelborn, representantes das diversas comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt congratularam dom Ackermann, desejando-lhe um bispado copiosamente abençoado. E, na saída procissional, a assembleia dos fiéis entoou a plenos pulmões o cântico: "Wunderschön prächtige..."

Durante o almoço, servido na Casa dos Peregrinos, que aos representantes do Movimento Apostólico de Schoenstatt lhes proporcionou um contato mais de perto com o bispo, houve ainda alguns encontros de forma bem pessoal com ele, entre os quais o das próprias crianças participantes, que foram convidadas para empreender uma visita ao jardim da casa episcopal.

Sem embargo na aba do Santuário Original ainda houve um breve espaço de tempo consagrado à bênção individual, dada por mais de dez presbíteros. Volvida meia hora chegou a peregrinação dos Homens, cuja chegada significou para os peregrinos do bispado de Trier a hora da partida para o Monte Schoenstatt, onde ocorreu a programação da parte da tarde desta peregrinação. Aí houve várias atividades com um tempo razoavelmente seco, até que, pouco antes das 15:30h, um violento aguaceiro impeliu os peregrinos para a Igreja da Adoração, onde este dia de peregrinação chega a seu término com uma meditação e celebração da "Hora de Maria".

Com material da imprensa episcopal

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 19.06.2009