Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0620pt-deu-berlin-pilgernde-gottesmutter.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0620pt-deu-berlin-pilgernde-gottesmutter.php on line 10
Décimo aniversário da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Missão Católica Polonesa de Berlim
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-06-30

Percorremos nossa cidade de Berlim, como missionários!

Décimo aniversário da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Missão Católica Polonesa de Berlim, Alemanha

 

10 Jahre Pilgernde Gottesmutter in Berlin, bei polnischsprachigen Familien

10° aniversario de la Campaña de la Virgen Peregrina en Berlin, entre fam ílias polacoparlantes

10th anniversary of the Campaign in Berlin , among Polish speaking families

10 Jahre Pilgernde Gottesmutter in Berlin, bei polnischsprachigen Familien

 

Bei der Einstimmung

Retiro

Retreat

Bei der Einstimmung

 
Heilige Messe  

Santa Misa

Holy Mass

Heilige Messe

 
Übernahme eines Bildes der Pilgernden Gottesmutter  

Entrega de una peregrina

Commissioning

Übernahme eines Bildes der Pilgernden Gottesmutter

 
Prozession zum Heiligtum  

Rumbo al Santuario

Procession to the Shrine

Prozession zum Heiligtum

 
Im Heiligtum  

En el Santuario

In the Shrine

Im Heiligtum

 
Das Heiligtum in Berlin – Heimat für die polnisch-sprachigen Familien

El Santuario de Schoenstatt en Berlin – hogar para las famílias polacas

The Shrine in Berlin – home for the polish speaking families

Das Heiligtum in Berlin – Heimat für die polnisch-sprachigen Familien

Fotos: Balitzki/Polnische Mission Berlin © 2009

 

 

 

ALEMANHA, Maria Balitzki. Entre famílias polonesas residentes na grande cidade de Berlim, a Mãe Peregrina de Schoenstatt vem vindo desde há dez anos a peregrinar de família em família, de casa em casa. Aqui em Berlim tais famílias encontraram uma nova pátria, bem como uma nova missão. Em 20 de junho derradeiro mais de 100 pessoas comemoraram na aba do Santuário de Schoenstatt, de Berlim o décimo aniversário da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Missão Católica Polonesa de Berlim.

Tudo principiou com uma família que já havia travado conhecimento com Movimento Apostólico de Schoenstatt na Polônia. Em Winow, situado nas abas de Opele (Oppeln), Polônia, cooperaram na construção do Santuário de Schoenstatt. Quando juntamente com seus filhos encontraram um novo lar em Berlim, faltava-lhes o Santuário e o grupo de Schoenstatt. Prestamente encontraram o Santuário de Frohnau; porém não conseguiram entusiasmar ninguém para iniciar juntamente com eles um grupo de Schoenstatt.

Só em 1999, ao deslocarem-se a Schoenstatt para visitar o túmulo do Pe.Kentenich ante grande tribulação, é que levaram uma imagem peregrina para Berlim. Já outrora haviam escutado algo referente à Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt; sem embargo afigurou-se-lhes ser quase impossível reunir, pelo menos, sete famílias. Grande foi porém a surpresa ao verificarem que a lista das famílias interessadas em receber a Imagem da Mãe Peregrina se encontrava completa. Com muitas famílias que em terras germânicas trabalham com a Mãe Peregrina e por Ela visitadas, celebraram em Schoenstatt o Ano Jubilar 2000. O número de grupos de famílias visitadas pela Mãe Peregrina cresceu constantemente. Entretanto, as famílias já estiveram duas vezes em Schoenstatt com um grupo de ônibus. Todos os anos a ir. Damiana Czogala desloca-se de Schoenstatt a Berlim, Alemanha a fim de, na própria língua polonesa, introduzir estas famílias com maior profundidade no espírito de Schoenstatt.

Celebração na aba do Santuário de Schoenstatt, de Berlim

Este ano celebraram o jubileu dos 10 anos da Campanha com a presença dos 25 grupos que surgiram em Berlim. Nossa Senhora chega a visitar 200 famílias polonesas que residem na capital da Alemanha. Juntamente com seu grupo, a Srª Nadzieja empreende visitas a doentes e a idosos; outrossim já visitou um presídio em companhia da Mãe Peregrina. Através da Srª Eva surgiu também um grupo entre famílias russas.

Em 20.06.2009 ocorreram no Santuário de Schoenstatt, de Berlim-Frohnau as festividades com a participação de mais de 100 pessoas. No salão de festas do Centro de Schoenstatt, o capelão da Missão Católica Polonesa de Berlim, paro. Tadeusz Niewęgłowski, celebrou a Santa Missa, ficando a homilia a cargo do pe. Wojciech Majchrzak, que outrossim celebra mensalmente uma Santa Missa para os participantes do grupo da Măe Peregrina de Schoenstatt. E a data do próximo encontro já se encontra programada: 19 de setembro próximo.

Transcorrida a Santa Missa, ocorreu um período de oração em honra do Sagrado Coração de Jesus, terminando com o cântico de ação de graças, o Magnificat, por todos entoado com o coração exultante de alegria. Em seguida, todos os participantes dirigiram-se em procissão com o Santíssimo Sacramento rumo ao Santuário. Ai os coordenadores dos grupos rezaram a uma só voz a oração que diariamente rezam por seus grupos. Este encontro chegou a seu término com a bênção eucarística, e todos os participantes regressaram a casa para aí conjuntamente festejarem.

Toda a decoração foi feita nas cores branca e vermelha

"Nosso encontro jubilar no Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, de Frohnau foi impregnado de grande alegria", assim escreve com certo orgulho a Srª Úrsula, que, em colaboração com seu grupo, havia ao meio-dia outrossim assumido o serviço de transporte, bem como tudo o que se referia ao cardápio da festa: bolos, saladas, Frikadellen e Bigos (prato polonês).

Tanto a decoração do Santuário quanto a das salas ficou a cargo da ir. M. Blanka e de sua co-irmã; as mesas foram decoradas nas cores vermelha e branca, cores da bandeira da Polônia: guardanapos, flores e velas; e fizeram-no com tanto carinho, a fim de que estas comemorações fossem bem-sucedidas.

E no término, um agradecimento dirigido às irmãs pelo auxílio prestado nos preparativos das festividades, aos padres salesianos da Missão Católica Polonesa de Berlim pela oração comunitária e a todos aqueles que aceitaram o convite e colaboraram nesta grande confraternização. E eis um apanhado do propósito da primeira geração:

"Com esperança caminhamos para a nova década com grande confiança depositada em nossa Mãe Três Vezes Admirável em seu Santuário. Com Maria Santíssima e com sua imagem na bolsa e, muito mais ainda, no coração percorremos nossa cidade, como missionários!"

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 14.07.2009