Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/04/9t0482pt-deu-lh-frauen-trennung-scheidung.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/04/9t0482pt-deu-lh-frauen-trennung-scheidung.php on line 10
Jornada para senhoras separadas ou divorciadas
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-04-07

Este encontro foi como um dia de fontes

Jornada para senhoras separadas ou divorciadas, ocorrida no Centro de Schoenstatt, de Liebfrauenhöhe, Alemanha

 

Tagung für Frauen nach Trennung oder Scheidung auf der Liebfrauenhöhe

Jornada para mujeres separadas o divorciadas, en Liebfrauenhoehe, Alemania

Retreat for divorced or separated women at Liebfrauenhoehe, Germany

Tagung für Frauen nach Trennung oder Scheidung auf der Liebfrauenhöhe

 

Workshop

Taller

Workshop

Workshop

 
Austausch  

Intercambio

Sharing

Austausch

 
Das tut einfach gut!  

Momentos de descanso

A time to relax

Das tut einfach gut!

 
Richtung Heiligtum  

Rumbo al Santuario

Towards the Shrine

Richtung Heiligtum

Fotos: Sr. Anika Lämmle © 2009

 
   

ALEMANHA, ir. M. Anika Lämmle. A experiência "de não estar sozinha nesta situação", a confirmação de não ser "uma pessoa de segunda categoria depois do divórcio", a clareza " de que me importo demais com outrem e pouquíssimo comigo mesma", o "anseio de poder perdoar" são as certezas que as participantes deste seminário destinado a senhoras separadas ou divorciadas, ocorrido neste Domingo de Ramos e promovido pelo Ramo das Mães de Schoenstatt, levam consigo para seus lares, qual fruto deste encontro.

Andrea S. está profundamente grata por finalmente haver surgido a oportunidade de participar em um dos encontros com Luise Halbig, destinado a senhoras separadas ou divorciadas. "Este encontro foi com um dia de fontes", assim confessa a referida participante na sessão de testemunhos com que se encerrou este seminário. A razão de tal declaração, ela fundamenta-a na organização e estrutura do encontro e, peculiarmente, no grande auxílio prestado para aceitar sua situação, seu "malogro" emocionalmente vivenciado.

Mediante a busca de esclarecimentos por parte das participantes e seus respectivos contributos, torna-se então evidente de que é, sobretudo, a questão da culpa que se torna um fardo pesado para muitas, bem como a dificuldade de separar o sentimento de culpa subjetivamente vivenciado de uma culpa objetivamente comprovada. Por isso Cordula H. avalia-o de "muito positivo pelo fato de não ser tratada a questão: "Onde reside minha culpa?", senão que: " Que "cota-parte" é a minha?". Com isto ela consegue lidar com tal situação e enfrentar tal realidade. Isto dá-lhe coragem, "de deixar desabrochar o anseio de poder perdoar" e ousar passos concretos.

Ousar novos caminhos

"Ousar novos caminhos!", assim inicia, segundo Luise Halbig, conferencista deste seminário, o tema do dia com um primeiro passo importante: "Reconciliar-me com o meu passado". A referida conferencista incentiva as participantes a ocuparam-se da seguinte questão: "Por que sou eu, como sou eu?" Ela interpreta o "destino: separada, divorciada" qual "oportunidade para dirigir conscientemente o olhar para mim mesma divisando ofensas e carências de minha infância." "Reconciliação", assim elucida a conferencista, "não significa seguramente total esclarecimento, senão: perdoo a minha parte, assim como minhas limitações e omissões. E o resto, posso desconsiderá-lo."

Na despedida percebe-se a cordial gratidão e a esperança fortalecida nos corações das participantes. Para Gerlinde as estrofes do cântico "... dá-me coragem para ousar o passo", contêm o impulso para finalmente tratar da questão ainda obscura a respeito da casa comum. "O fato de Maria Santíssima me haver novamente contemplado com olhar maternal", fez um grande bem a Ilse B., durante a permanência na Capelinha de Schoenstatt. E é precisamente outrossim esta derradeira experiência que sustenta a própria Luise Halbig, motivando-a a empreender estes e análogos eventos, na esperança de que Nossa Senhora de Schoenstatt "toque o coração de uma ou de outra participante", e assim estas experimentem consolo e auxílio.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 21.04.2009