Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/04/9t0465pt-arg-san-juan-pasqua.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/04/9t0465pt-arg-san-juan-pasqua.php on line 10
As celebrações da Semana Santa e da Páscoa em San Juan, Argentina
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-04-21

Irradiar Cristo que ressuscitou em nossos corações

As celebrações da Semana Santa e da Páscoa em San Juan, Argentina, são inesquecíveis

 

Wie jedes Jahr bestiegen 6000 Jugendliche aus San Juan die Sierras Azules zur Osterfeier

Como cada año, unos 6000 jóvenes subieron a las Sierras Azules en San Juan para celebrar la resurreción

Like each year, some 6,000 youth from San Juan climbed the Sierras Azules to celebrate the Risen Lord

Wie jedes Jahr bestiegen 6000 Jugendliche aus San Juan die Sierras Azules zur Osterfeier

 

Morgenrot auf den Sierras Azules

Amanecer en Sierras Azules

Dawn at Sierras Azules

Morgenrot auf den Sierras Azules

 
Die Schönstattjugend bei einer der Feiern der Karwoche  

Los schoenstattianos en Semana Santa

The Schoenstatt group during Holy Week

Die Schönstattjugend bei einer der Feiern der Karwoche

 
Mit Feuerwerk wird die Auferstehung gefeiertv  

Fuegos artificiales , festejando la resurrección

Fireworks – celebration of the Resurrection

Mit Feuerwerk wird die Auferstehung gefeiert

 
Die heilige Messe, Mittelpunkt der Feier  

La eucaristia centro de la fiesta

The Eucharist, center of the festivity

Die heilige Messe, Mittelpunkt der Feier

 
Die Schönstattjugend, die mit auf dem Berg war  

Los schoenstattianos que subieron

The Schoenstatt youth that participarted

Die Schönstattjugend, die mit auf dem Berg war

 
Im Licht des Vollmondes, hoch über San Juan

Imponente claridad de la luna llena

In the moonlight

Im Licht des Vollmondes, hoch über San Juan

Fotos: Jorgelina Jordá © 2009

 

 

 

ARGENTINA, Jorgelina Jordá. Uma das semanas mais belas e inesquecíveis que uma pessoa pode vivenciar na Província de San Juan, Argentina, é a Semana Santa. Sinceramente não compreendo por que razão muitos jovens dizem que se enfadonham, caso não saiam deste povoado: "Não há nada para fazer", assim afirmam eles. Porém, quando o coração apenas se abre para aquilo que leva para a profundidade, será então uma semana em que o divino se vincula ao terreno, por outra, onde nosso coração se torna um com o coração de Cristo e com o de sua Igreja.

A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos; não obstante para toda a diocese o primeiro ponto culminante é a Missa crismal, Quarta-Feira Santa, onde se vivencia com certa peculiaridade como toda a Igreja se vincula na alegria do encontro profundo com Cristo nos dias imediatos.

Em antecipação ao Ano Sacerdotal que se inicia em junho próximo, o bispo convidou a todos a rezarem por todas as novas vocações, e que cada presbítero renove sua consagração neste ano peculiar. Outrossim narrou algo referente à sua visita empreendida ao papa Bento XVI, ocorrida há poucos dias. Foi ótimo ver como os familiares aproveitam esta celebração eucarística para ver seus filhos, primos e amigos que estão no Seminário , bem como as noviças de diversas congregações. A catedral irradiava apenas no fulgor dos diversos carismas! Em San Juan sabemos, a bem dizer, que Igreja admirável somos nós?, assim pergunta o reitor do Seminário aos paroquianos da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Que temos muitas paróquias, e em algumas delas há três presbíteros! San Juan é uma exceção! Em Mendoza há apenas um presbítero em cada três paróquias! É evidente que há uma crise vocacional; pois só haverá vocações onde houver comunidades santas e profundas.

E nessa homilia surgiu-me este pensamento: Como é abençoada a Juventude Feminina de Schoenstatt, de San Juan! Não é nada óbvio termos Sofia Danna, como postulante das Irmãs de Maria, e a Andrea Moya, como postulante das Irmãs Salesianas: trata-se de um presente e de uma eleição para a nossa juventude feminina.

Acompanhar Cristo até a Cruz

Outros dos grandes mistérios que um fiel vivencia nesta semana é a Quinta-Feira Santa: transcorrida a Santa Missa da Última Ceia, centenas de jovem partem para empreender a visita às sete igrejas. Porém, à retaguarda da tranquilidade irradiada em San Juan, filas de jovens e de comunidades percorrem a pé ou a bicicleta as ruas de San Juan, desde as 23:00h até ao raiar do dia, indo de igreja em igreja, apenas com um único objetivo: acompanhar Cristo até a Cruz.

A juventude schoenstattiana encerrou sua peregrinação na Paróquia de São Francisco – uma excelente escolha! Os jovens desta paróquia recepcionaram-nos com mate e violão, bem como com um magnífico período de adoração. O pe. Fray Rolando veio a nosso encontro e admitiu que, de ano para ano, a presença da juventude schoenstattiana se vem tornando cada vez mais forte na diocese. Juntamente conosco estavam as celebres irmãs verbitas – cinco irmãs de sangue que entraram na mesma congregação. Fátima, uma delas, contou-nos que esteve em missão no Egito, a outra na Arábia, uma terceira no México... Esta se recomendou muito às nossas orações. O coração vibrava-se-nos de alegria por havermos encontrado pessoas que refletem veramente a presença de Cristo.

O mistério pascal havia há pouco principiado...

Na Sexta-Feira Santa a comunidade paroquial reuniu-se para a recitação da Via-Sacra. Neste dia as paróquias deram tudo de si para viver profundamente este mistério, de sorte que grande fora a dificuldade tida por parte dos fiéis na escolha da paróquia. Na Paróquia da Imaculada Conceição houve uma encenação da Via-Sacra! Na Igreja de Dom Bosco foi incrível, assim me disse um amigo meu! E as adorações na Paróquia de São Francisco foram únicas! A nossa Paróquia, Nossa Senhora das Mercês, ficou repleta com a presença de famílias, algo que nunca havia ocorrido até então, bem como a presença de pessoas que aguardavam nestes dias uma autêntica conversão de coração.

Sábado Santo, a celebração da Vigília pascal, cuja característica peculiar é uma missa à luz das velas que inicia a leitura da salvação, e os sinos repicam fortemente anunciando a Boa Nova! Aquele que havia morrido, ressuscitou! E uma vez terminada a Santa Missa, não havia tempo a perder... Há que trocar de vestes! O mistério pascal havia há pouco principiado! Há que subir as Serras Azuis!

Seis mil jovens subiram as Serras Azuis

Calças e sapatos sociais foram trocados por jeans e tênis; o ônibus partiu da paróquia transportando uma juventude radiante até o sopé das Serras Azuis. Estas são sagradas.

Desde há anos que esta peregrinação ocorrida na noite de Páscoa tem vindo a crescer sempre mais em número de participantes; este ano 6.000 jovens subiram as Serras Azuis. No final, o número de hóstias não fora suficiente ante o número de participantes! Pois não se havia pensado que muitos jovens estavam dispostos a abraçar este desafio, um enorme sacrifício, visto que as referidas serras não são fáceis de ser escaladas: o caminho é longo, íngreme, apenas iluminado pela lua cheia. E não obstante só poucos perderam o alento; ao longo do caminho sempre se encontravam jovens que nos animavam e prestavam seu auxílio! Como uma grande família! Lá no alto faz sempre muito frio; porém este ano não fora "nada" em comparação aos anos anteriores. O mate e a fogueira são um auxílio contra o frio frígido, e ao clarão dos fogos de artifício, do alto avistados, restabelecem-se as forças mediante um breve descanso bem merecedor. É simplesmente magnífico: a lua, as estrelas e a visão magnífica de toda a cidade em seu fulgor. E depois, poder chegar ao cume da montanha e ressuscitar à mesma hora que Cristo, deu-nos a todos nós um espírito de comunhão e de paz. Era um Deus Vivo que se fazia presente.

No cume da montanha rezei por todos os que se encontravam intimamente unidos a este evento, bem como por todos os cristãos do mundo inteiro. Refleti no coração e observei a grande variedade de movimentos que marcaram presença neste evento; pensei nos schoenstattianos que deram a vida pela missão, nos presbíteros e nas irmãs que foram e são importantes em minha vida, e dei-me conta de que é Cristo e Maria Santíssima que nestes tempos nos tornam mais FAMÍLIA.

Uma sensação de conversão e de amor

Por que me ocorreu escrever estas palavras? Porque creio que muitos assim vivenciaram a Páscoa, e poucos puderam expressá-lo, e outros apenas o sentiram no coração e a Deus Lho ofereceram. A Semana Santa em San Juan é algo bem peculiar. Nestas noites há uma sensação de santidade, de conversão e de amor à Cruz. Somos por Deus abençoados e sabemos que aquele que muito recebe, muito tem que dar. Irradiamos Cristo que ressuscitou em nossos corações!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 05.05.2009