Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0329pt-bdi-abbe-revocat.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0329pt-bdi-abbe-revocat.php on line 10
Foi assassinado o pe. Révacat Gahimbare, membro do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt, de Burundi
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-03-27

Apóstolo da verdade e do amor

Foi assassinado o pe. Révacat Gahimbare, membro do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt, de Burundi, África

 

Abbé Révocat Gahimbare (re), Mitglied des Instituts der Schönstatt-Diözesanpriester, mit seinem Bischof. Er wurde am 8. März umgebracht

Abbé  Révocat Gahimbare (der), del Instituto de Sacerdotes Diocesanos, en Burundi, con su obispo. Fue asesinato el 8 de marzo.

Fr. Révocat Gahimbare (r.), member of the Institute of Schoenstatt Diocesan Priests, with his bishop. He was killed March 8.

Abbé Révocat Gahimbare (re), Mitglied des Instituts der Schönstatt-Diözesanpriester, mit seinem Bischof. Er wurde am 8. März umgebracht

Foto: Abbé Jean-Marie Harushimana © 2009

 

Die internationale Auxiliar, die Burundi von 2007 bis 2009 besuchte

La Auxiliar Internacional, que visitó a Burundi entre 2007 y 2009

The international Auxiliary who visited Burundi 2007 through 2009

Die internationale Auxiliar, die Burundi von 2007 bis 2009 besuchte

 
Der Korb aus Burundi mit Hunderten von Briefen steht noch dabei...  

Aún esta la canasta de Burundi, con cientos de cartas...

Still, there is the basket sent from Burundi with hundreds of letters...

Der Korb aus Burundi mit Hunderten von Briefen steht noch dabei...

 
Die Auxiliar für Burundi wartet in Schönstatt auf ihre Fahrt…  

La Auxiliar para Burundi, esperando a su viaje...

The Auxiliary for Burundi , waiting to be brought there

Die Auxiliar für Burundi wartet in Schönstatt auf ihre Fahrt…

Fotos: K. Fischer © 2009

 
   

BURUNDI, mkf. A notícia percorreu prestamente pelo mundo afora, via Fides, Rádio Vaticano, KIPA, rna ... Um dia após o assassinato do paro. Lionel Sham em assalto à mão armada, nas imediações de Johnsburgo, África do Sul, foi assassinado em Burundi, África, no domingo 8 de março derradeiro – um dia após seu aniversário – o paro. Révocat Gahimbare, que havia exercido as funções de pároco na Paróquia de Karuzi. Este presbítero foi assassinado por quatro bandidos, disfarçados de agentes de polícia, que haviam invadido o Convento da "Bene Maria", assim quanto saqueado. Ao tomar conhecimento do ocorrido, o referido presbítero quis logo prestar auxílio a esta comunidade de religiosas; porém a caminho foi já atingido pelos seus homicidas... Não obstante os meios de comunicação social não relataram que o paro. Révocat Gahimbare era membro do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt, de Burundi.

Junto à Imagem Peregrina Auxiliar Internacional da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que acompanhou até 31 de janeiro derradeiro inúmeras peregrinações em prol da paz, ocorridas em Burundi, África, ainda se encontra o cesto repleto de cartas em que as gentes de Burundi enviaram a Schoenstatt seus anseios de paz e de segurança... A nova Imagem Auxiliar que dentro em breve irá para Burundi para sempre, já se encontra em Schoenstatt. Agora a seus pés arde uma grande vela por este presbítero, que, neste segundo domingo da Quaresma, deu a vida ao serviço do próximo. Desde 2004 o paro. Révocat pertencia ao Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt, fazendo parte do curso dos apóstolos da verdade e do amor, que no ano findo selaram o contrato por três anos.

Na tarde de segunda-feira 9 de março foi celebrada a Missa de Réquie, à qual compareceram três bispos e um vastíssimo número de pessoas de toda a região, peculiarmente outrossim de sua paróquia, finda a qual ocorreu o sepultamento.

Viver sempre mais o seu ideal

O pe. Jean-Marie Harushimara, que, atualmente, é o reitor dos grupos e o porta-voz dos Padres de Schoenstatt, de Burundi, escreve o seguinte acerca deste presbítero:

"O pe. Révocat Gahimbare nasceu em 7 de março de 1970, em Mutoyi; seus pais, Gihimbare Pascal e Barakanfitiye Marie, falecerem quando ele ainda era menino, sendo o primeiro filho do casal. Seu tio acolheu-o e ajudou-o. Frequentou o ensino fundamental em Mutoyi entre o período de 1978 e 1985. De 1985 a 1989 frequentou o Colégio de Buye, de Ngozi, e concluiu o ensino médio no Liceu Notre Dame de La Sagesse, em Gitega, entre o período de 1989 e 1993. De 1993 a 1996 estudou Filosofia e fez Teologia entre o período de 1996 e 2001. Foi um estudante muito aplicado e obteve bacharelato em Teologia; a ordenação diaconal ocorreu em 22 de julho de 200; e a ordenação presbiteral, em 21 de julho de 2001. De 1º de setembro de 2001 a 25 de outubro de 2002, foi capelão na Paróquia de Mumuri, e de 25 de outubro de 2002 a 13 de julho de 2005 outrossim exerceu funções de capelão na Paróquia de Karusi. De 13 de julho de 2005 a 8 de março de 2009 foi pároco de Karusi. Travou conhecimento com Movimento Apostólico de Schoenstatt já quando aluno do ensino médio; selou o primeiro contrato com o nosso Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt em 16 de abril de 2004, pertencendo ao curso: Apóstolos da verdade e do amor. Com a permissão do arcebispo, participou em 2005 da comissão eleitoral de sua província, e desde o início de 2008 fazia parte da comissão estadual da terra e propriedades.

De 16-17 de fevereiro de 2009, teve em Karusi um encontro de grupos com meu grupo de Gitega; em 17 de fevereiro seus irmãos de curso foram visitá-lo, ficando em sua companhia até 18 de fevereiro. Nesta derradeira conversa nossa reparei como ele pretendia viver sempre mais tanto seu ideal pessoal quanto seu ideal de curso."

Mons. Peter Wolf passará a Semana Santa em Burundi com os Padres Diocesanos, que se encontram assaz abalados com a morte violenta do pe. Révocat Gahimbare. No Domingo de Páscoa irá celebrar em Gitega a Missa de Páscoa, visitando em seguida o túmulo de seu confrade. Na Semana Santa estará com os presbíteros no Centro de Schoenstatt, do Monte de Sion Gikungu, situado nas imediações da capital Bujumbura. Seis presbíteros irão ingressar na comunidade, volvida a conclusão da candidatura, e onze seminaristas e jovens presbíteros darão início à sua candidatura.

E no mês de maio próximo a Imagem Peregrina Auxiliar irá para Burundi... Já está na hora!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 31.03.2009