Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0178pt-deu-mutter-eltern-segen-osnabrueck.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0178pt-deu-mutter-eltern-segen-osnabrueck.php on line 10
Mutter-Elternsegen in Osnabrück
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-01-14

“Tu és o meu filho amado!”

Cerimônia da bênção para futuras mães e pais, ocorrida em 11 janeiro derradeiro na Catedral de Osnabrueck, Alemanha

 

Mutter- Elternsegen im Dom zu Osnabrück

Bendición de madres y padres en la catedral de Osnabrück, Alemania

Blassing for motheres and parents in the Osnabrück Cathedral, Germany

Mutter- Elternsegen im Dom zu Osnabrück

 

Die Geschwisterkinder mit den Kerzen

Los hermanos de los bebes a nacer con las velas

The siblings of the babies to be born, with the candles

Die Geschwisterkinder mit den Kerzen

 
Segnung der Kerzen  

Bendición de las velas

Blessing of the candles

Segnung der Kerzen

 
Prozession  

Procesión

Procession

Prozession

 
Ein Segen für alle  

Una bendición para todos

A blessing for all

Ein Segen für alle

 
Geschenke  

Regalos

Gifts

Geschenke

Fotos: Windoffer © 2009

 
 

ALEMANHA, Lea Kroeger. Em 11 de janeiro derradeiro, ocorreu pela segunda vez em Osnabrueck, Alemanha, a cerimônia da bênção para futuros pais, sendo desta vez a primeira vez que ocorrera na catedral, depois desta iniciativa ter já tido enorme e ótima ressonância por ocasião do “Dia dos Católicos Alemães de 2008”.

O planejamento deste evento teve já seu início no outono de 2008, com a mobilização de um presbítero para presidir a cerimônia.

Foram efetuadas algumas alterações, e mantida a estrutura habitual do evento

Uma vez que, com pesar, o vigário da catedral, pe. Ulrich Beckwermet, que havia presidido a última cerimônia da bênção para futuros pais, teve de recusar o convite de presidir a esta bênção, devido à agenda recheada de compromissos, a cerimônia foi desta vez conduzida pelo cônego Hermann Rickers, que veio igualmente impregnado de entusiasmo e ardor por tal iniciativa, apesar de não ter tido a mínima noção do que vinha a ser tal evento, dado ainda não haver ouvido falar nada a respeito desta bênção.

Doze casais e futuros pais compareceram pela primeira vez para receber a bênção das mãos do presbítero, tanto para eles próprios quanto para seu filho ainda no seio materno, apoiados por avós e outros fiéis. Todos os presentes ocuparam quase um 1/3 da catedral; e com isto provaram sua benquerença por tal evento.

No início da cerimônia, a dirigente diocesana do Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Beate Schumacher, dirigiu algumas palavras de saudação a todos os casais presentes juntamente com seus filhos. O fundo musical, bem como o acompanhamento, da cerimônia da bênção ficou a cargo da magnífica atuação do grupo musical das famílias de Schoenstatt, que já havia outrossim atuado no “Dia dos Católicos Alemães de 2008”.

Amar seu próprio filho

Transcorrida a leitura do evangelho, Lc. 1,26-38, o cônego Rickers destacou em sua homilia a importantíssima palavra de Maria Santíssima, o sim a Jesus, por outra, o sim a seu filho, e convidou os pais a imitá-la, proferindo igualmente de todo o coração seu sim a esse filho que esperam. Ao mesmo tempo, referiu-se outrossim a uma frase proveniente do evangelho do dia, da festa do Batismo de Jesus. Aí Deus profere algo acerca de Jesus: “Tu és o meu Filho amado a quem pus todo o meu enlevo”. Os futuros pais são exortados a falar e a pensar igualmente sobre o seu filho amado e a depositar nele todo seu regozijo.

No término da cerimônia algumas lágrimas de comoção correm dos olhos de alguns presentes

Antes de dar-se início à cerimônia da bênção propriamente dita, o cônego Rickers pediu que todas a crianças presentes se dirigissem para a frente, a fim de que estas levantassem as velas que iriam primeiramente ser benzidas e que as mães  iriam segurar  ao lhes ser dada a bênção individualmente.

A reação dos participantes finda a cerimônia foi de parte a parte positiva. Duas mães chegaram inclusive a chorar, profundamente comovidas pela atmosfera que reinava na celebração.

No término desta celebração, foi oferecido ainda aos futuros pais um par de botinhas de lã, feito à mão, com a promessa da oração do Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt, pelo filho que ainda se encontra no seio materno.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 30.01.2009