Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1181pt-deu-jahrestagung-muetter.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1181pt-deu-jahrestagung-muetter.php on line 10
Jornada nacional do Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-11-11

"Paulo para nós Mães" ou " Tu és conduzida"

Jornada nacional do Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt

 

Jahreskonferenz der Schönstatt-Bewegung Frauen und Mütter

Jornada Nacional de la Rama de Madres

National Convention of the Schoenstatt Mothers’ League

Jahreskonferenz der Schönstatt-Bewegung Frauen und Mütter

 

Vortrag: P. Dr. Lothar Penners

Conferencia: P. Dr. Lothar Penners

Conference: Fr. Dr. Lothar Penners

Vortrag: P. Dr. Lothar Penners

 
Im Gespräch mit Claudia Brehm  

Conversando con Claudia Brehm (r)

Talking with Claudia Brehm (r)

Im Gespräch mit Claudia Brehm (r)

 
Marliese Dittrich mit der Referentin, Sr. Doria Schlickmann  

Marliese Dittrich con la conferencista, Hna. Doria Schlickmann

Marliese Dittrich with the speaker, Sr. Doria Schlickmann

Marliese Dittrich mit der Referentin, Sr. Doria Schlickmann

 
Gruppenarbeit bei der Suche nach der Jahreslosung  

Trabajo en grupo

Group work

Gruppenarbeit bei der Suche nach der Jahreslosung

 
Dank an die Standesleiter  

Agradecimiento a los asesores

Thanking the spiritual advisors

Dank an die Standesleiter

Fotos: Sr. Anika Lämmle © 2008

 
 

SCHOENSTATT, Ir.M.Anika Laemmle. "Paulo para nós Mães" - Com este linguajar proveniente do coração, o padre Lothar Penners, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt da Alemanha, sabe abrir o espírito e a sensibilidade das dirigentes do Ramo das Mães, reunidas em jornada nacional, para as suas exposições a respeito do apóstolo Paulo; a analogia inequívoca com o fundador, Padre José Kentenich, que tanto se identificou com todas as suas comunidades que, em seu linguajar, sempre nelas se incluía fazendo emprego de expressões como "nos" e "nós", é reconfortante e transmite certa apreciação. Assim, as exposições do padre Lothar referentes ao Ano Paulino e à Semana de Outubro constituem importante fundamento para a descoberta do novo lema do ano "Tu és conduzida".

As participantes vivenciam esta jornada nacional como "algo de bem relaxante". A alegria e cordialidade no convívio entre si, o "generoso planejamento de intervalos", a "fantástica programação de animação entre as palestras e as atividades", segundo declarações Elfriede Feldman, participante pela primeira vez desta jornada, " cada oferta da programação excedendo as expectativas de cada uma das participantes", a recíproca troca de idéias e a consciência de ser "total up to date" mediante a ocupação com temas atuais como Ano Paulino e "Gender-Maisntreaming" prestaram seu contributo para o êxito desta jornada.

Para Maria Just, igualmente participante pela primeira da jornada nacional, sua profundíssima experiência desta jornada é os testemunhos dados mediante o tema: "Experiências – Tu-estás-presente". O relato de tais experiências visa expressar o agradecimento à MTA por sua presença nos acontecimentos do cotio; por outro lado, tais experiências dão testemunho da plenitude e do vasto leque das atividades promovidas pelo Ramo das Mães de Schoenstatt, nas quais podem concretizar e transpor de forma bem concreta este lema do ano: na organização do Dia da Mulher, na preparação e realização dos jubileus do Santuário, nas celebrações das bênçãos dos pais e mães, no empenho pela associação "Lichtzeichen e V", na peregrinação a Milwaukee, EUA, e nos acontecimentos do dia-a-dia.

Novos horizontes

Outrossim Christa Frei é a primeira vez que participa da jornada nacional. Peculiarmente sente-se tocada por uma das ofertas da programação desta jornada: "Leitura do Fundador". Por parte das participantes nota-se geralmente vivo interesse manifestado por assuntos referentes à pessoa do Padre Kentenich. A apresentação do filme exibido por ocasião do quadragésimo aniversário de sua morte e, sobretudo, o depoimento da ir. M.Anneluzias acerca de suas vivências como sacristã que assistiu bem de perto à morte do Padre Kentenich comovem os corações. A conferência do padre Lothar que estabelece um paralelo entre são Paulo e o Padre Kentenich abre novos horizontes; outrossim em suas conferências a ir. M. Doria Schlickmann, autora da publicação sobre o Padre Kentenich "Os anos ocultos", elucidou às participantes algo a respeito da pessoa e missão do fundador como figura de pai e a concretização dessa missão no Jardim de Maria, que se torna um marco histórico na espiritualidade schoenstattiana. Ela sabe associar a exposição de seu tema com o concreto âmbito vivencial das mulheres que se vêm "tocadas e levadas para essas situações", como expressa Marlise Dittrich seu agradecimento à conferencista.

Outrossim Claudia Brehm, conferencista no Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt e colaboradora no grupo de redação da revista "Begegnung" (Encontro), faz parte deste grupo de participantes nos primeiros dois dias da jornada. Juntamente com o esposo colabora igualmente na Obra das Famílias de Schoenstatt. É precisamente por essa razão que vê a importância de pertencer ao Ramo das Mães, pois aqui, em seu dizer, reside sua "fonte de abastecimento" para a sua missão como esposa. "Como esposas", assim afirma ela, " havemos mister de tais oásis para nós mesmas, talvez mais do que nossos esposos deles necessitam.", assim comenta a referida conferencista. E Heinrich, seu esposo, compreende e apóia inteiramente que ela faça parte do Ramo das Mães. Mediante a atividade dela de conferencista ao longo do ano de 2008 nos encontros do Ramo das Mães - assim explica Claudia – ele conscientizou-se ainda mais do contributo complementar do Ramo das Mães prestado à Obra das Famílias. É também ele, quem comunica à esposa – já passava da meia-noite - a recepção do e-mail informativo a ela dirigido referente ao novo lema do ano. De imediato as palavras "Tu és conduzida" "atuaram" nela "como algo relaxante", confessa a senhora Brehm alegrando-se pelo fato de em "conduzida" ser outrossim dada a referência à nossa tarefa ligada à educação como esposas e mães. Conduzir é um elemento importante da educação.

 

Uma resposta afirmativa, pessoalmente formulada

As participantes desta jornada nacional fazem uma apreciação sobre o modo como foi dirigida e acompanhada a jornada mediante o grupo de assessores: o padre Theo Breitinger e a ir. M.Caja Bernhard. A integridade da presença e condução da assessora referente a passos em busca do tema do ano transmitiu segurança e orientação. As participantes estão-lhe profundamente gratas por todo seu esforço em prol de pequenos momentos de tranqüilidade e relaxamento. O modo vivo e animador do assessor de celebrar a Eucaristia, sua maneira de acolher, seja no sacramento da Penitência, seja nos muitos diálogos e encontros ocorridos nos intervalos das atividades, imprimem toda a atmosfera da jornada. E como algo de muito benéfico, outrossim este ano as dirigentes vivenciam a aptidão, os muitos diferentes pontos de vista, pedidos e desejos do assessor para centralizarem-se em um denominador comum.

Duas diretrizes se encontram no desfecho desta jornada como lema para o ano de 2009 "Tu és conduzida": por um lado, a soma das experiências de todo o grupo, e, por outro, uma convicta resposta afirmativa, pessoalmente formulada, que aponta para o futuro permitindo ousar passos de avanço na caminhada submersos na esperança.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 18.11.2008