Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1179pt-rch-santuario-curico.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1179pt-rch-santuario-curico.php on line 10
Curicó, Chile, tem um novo Santuário
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-11-11

Mais perto... mais presente

Curicó, Chile, tem um novo Santuário – e fez história com a primeira transmissão ao vivo via Internet da dedicação de um Santuário

 

Schönstatt hat ein neues Heiligtum: in Curicó, Chile

Schoenstatt tiene un nuevo Santuario: en Curicó, Chile

Schoenstatt has a new Shrine: in Curicó, Chile

Schönstatt hat ein neues Heiligtum: in Curicó, Chile

 

Die Pilger werden schon bei der Anfahrt begrüßt

Bienvendio a los peregrinos...

The pilgrims are welcomed...

Die Pilger werden schon bei der Anfahrt begrüßt

 
Alles bereit...  

Todo listo...

All prepared...

Alles bereit...

 
Bischof Valenzuela weiht den Altar  

Mons. Valenzuela bendice el altar

Bishop Valenzuela consecrates the altar

Bischof Valenzuela weiht den Altar

 
Gut 4000 Pilger waren es  

Estuvieron unos 4000 personas

Some 4,000 people participated

Gut 4000 Pilger waren es

 
Gabengang  

Ofrendas

Offering

Gabengang

 
 

CHILE, Alejandro Reid/mkf. Em 8 de novembro derradeiro ocorreu em Curicó, sul do Chile, a dedicação de um novo Santuário de Schoenstatt, sendo este o vigésimo Santuário existente neste país, onde Nossa Senhora de Schoenstatt se estabeleceu para operar milagres nos corações de todos aqueles que peregrinam até aí.

TERRA JOVEM, nome dado a este Santuário, pretende fazer do lugar uma Terra Santa ao qual cada um pode deslocar-se para receber o que Maria Santíssima deseja conceder-lhe e a ela oferecer-lhe sua vida, a fim de que o conduza a Cristo Jesus.

Em alegria transbordante, 3.000 pessoas provenientes do Chile, assim quanto de outras partes do mundo, participaram da comovedora Missa de dedicação do Santuário Jovem. E, sem dúvida alguma, o momento de maior comoção ocorreu quando a Imagem da MTA foi levada em procissão para o Santuário para aí ocupar para sempre seu lugar; durante este ato os fiéis acenavam com lenços, saudando assim a Mãe Três Vezes Admirável. Símbolo e realidade tornam-se um só. Nossa Senhora entrou no Santuário que sua família lhe havia edificado a partir de preces, sacrifícios, e, peculiarmente, com imenso amor.

Finda a Santa Missa, todos os romeiros puderam entrar no novo Santuário (com paciência... o moderador, padre Patrício llabaca, não cessa de pedir gentilmente aos que se encontravam no Santuário que não se detenham por muito tempo, a fim de todos poderem visitá-lo) para aí pedirem a graça do abrigo, transformação interior e fecundidade apostólica.

Vivenciamos uma magnífica cerimônia da dedicação do Santuário

"Vivenciamos uma magnífica cerimônia da dedicação do Santuário!", assim escreve Cristina Tagle, transcorridas algumas horas do evento. "Cerca de 4.400 pessoas estiveram presentes na cerimônia da dedicação do Santuário, cuja organização fora impecável até os mínimos detalhes. Dom Horácio Valenzuela, bispo da Diocese de Curicó, fez uma belíssima homilia. Uma imensa multidão cheia de amor e fervor por Nossa Senhora vibrava com alegria, acenando-lhe com lenços, ao vê-la passar. Parabéns, Terra Jovem de Curicó!

Hoje domingo, Missa dos Madrugadores, e às 12:00h mais uma Santa Missa, em que 24 moças irão selar a Aliança de Amor; aos assessores, padre Horácio e ir. Alejandra, ser-lhes-ão entregues presentes em agradecimento por todo o empenho prestado".

Vivenciamos uma magnífica cerimônia da dedicação do Santuário. Não somente os 4.000 ou mais fiéis puderam dizê-lo no fim da tarde do dia 8 de novembro derradeiro; outrossim, não somente o céu, que está sempre presente, senão que schoensttattianos na Argentina, Equador e até mesmo na Alemanha puderam viver este momento único. Minuto a minuto, via Internet, diante do monitor do computador.

No decorrer da tarde de sexta-feira um e-mail começou a dar a volta ao mundo, levando a seguinte mensagem: "Como já é do conhecimento de muitos, temos uma grande notícia a comunicar a todos! Pela primeira vez na história irá ser transmitida em direto via Internet a dedicação de um Santuário! Basta apenas acessar o site: WWW.tierrajoven.cl . Assim todos vocês estarão presentes. Sem embargo conhecem, sem dúvida alguma, muitas pessoas que não poderão marcar presença nesta cerimônia; porém ficariam felizes de poder assistir via Internet. Por isso enviem, por favor, este e-mail a todas essas pessoas que podem unir-se a nós espiritual e virtualmente. Deste modo a cerimônia da dedicação de nosso Santuário torna-se uma festa com cunho universal. Para dizer a verdade ,não posso imaginar nada de mais belo para o início deste mês de Maria do que este evento via Internet.", assim escreveu Maria del Pilar Moreno Grasso. Um dia antes, Alejandro Reíd, jornalista do canal 13, havia informado o PressOffice em Schoenstatt a respeito desta idéia ... a possibilidade de sua realização e pôs mãos à obra.

Utilizar a Internet para que a Família de Schoenstatt se sinta unida... e presente

Já em 18 de outubro derradeiro, jovens da Juventude Masculina do Brasil possibilitaram que todos pudessem seguir, minuto a minuto, com textos e fotos, a cerimônia da dedicação do Santuário de Jacarezinho, mediante a página da JUMAS . E agora foi organizado um Livestream na página de Schoenstatt Curicó.

"Muito obrigado pela magnífica notícia de amanhã podermos estar conectados via Internet, quando o céu tocar a terra por ocasião da dedicação de um novo Santuário! Unir-nos-emos num só coração desde Coyhaique, Chile, ao novo Santuário de Curicó, Terra Jovem", escreveram entusiasticamente Rodrigo Loyola e Anita Sáiz. E a notícia atrai grupos, de modo que este 8 de novembro se utilizou da Internet para que a Família de Schoenstatt se sinta unida...e presente.

Impressionante

E eis que chega a hora da cerimônia da dedicação do Santuário: "Faltam apenas trinta minutos para dar início à cerimônia da dedicação do Santuário e já se conta com a presença de mais 1.000 fiéis que vêm a Curicó para participar da celebração.", escreve Alejandro Raíd do local e envia uma grande quantidade de fotos. "A cerimônia", assim prossegue ele, " está sendo transmitida on-line em www.tierrajoven.cl ." E organiza o álbum de fotos on-line.

Inicia-se a transmissão! É impressionante ver tanta gente, aqui e ali rostos conhecidos. Um acena para a câmera. Sim, este esteve outrora também presente por ocasião da dedicação do Santuário de Belmonte, Roma, e volta a acenar; é impressionante ver os rostos dos jovens no coro, escutar os cânticos, ver e escutar o padre Patrício llabaca a dar as boas-vindas a todos os presentes e àqueles, outrossim presentes, que acompanham a cerimônia da dedicação do Santuário via Internet. É impressionante ver a entrada procissional dos presbíteros com suas alvas brancas com um toque de solenidade, e o Santuário tão novo, tão branco... Dom Valenzuela entra no Santuário, onde ainda falta a imagem da MTA. Unge as paredes, dedica o altar... É tão impressionante que o periodista olvida tomar nota do desenrolar da cerimônia e une-se às orações, cânticos e emoção transmitidos via Internet. Este tipo de transmissão ao vivo já é conhecido de todos mediante as missas do Santo Padre, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e as eleições nos EUA. E, no entanto, é totalmente diferente escutar via Internet o repicar do sino do Santuário, os cânticos conhecidos, ver os rostos das pessoas com quem se está vinculado na Aliança de Amor, participar desta maior vivência de graças na vida de cada schoenstattiano: a dedicação de um Santuário, quando a MTA toma posse de sua morada e a transforma em lugar de graças... quando se repete uma vez mais o dia 18 de outubro. As paredes do Santuário são ungidas; o altar é dedicado; o incenso queimando no turíbulo; a entrada procissional da Imagem da MTA sob o júbilo da grande multidão de fiéis presentes; o acenar dos lenços e lágrimas de comoção. E a 15.000km de distância apenas falta o lenço para associar-se a esse mar de lenços, saudando a Mãe Três Vezes Admirável, ao passar por entre a multidão de fiéis.

Quando transcorrida uma hora – enquanto ainda os romeiros permanecem em fila diante do Santuário - o monitor do computador escurece, Schoenstatt vivenciou um momento histórico. Talvez isto seja um reflexo daquilo que José MacDonough da Argentina disse há alguns meses por ocasião de uma visita: deixem de usar a Internet como jornal, como algo estático e utilizem seu potencial como o meio mais flexível, mais em movimento, mais dinâmico e direto... Façam ainda maior proveito de seu potencial de comunicação explorando-o para haurir toda a força de uma família internacional, unida em comunicação.

Volvidos alguns minutos, chega um e-mail do Guayaquil, Equador, de Flávio e Beatriz Arosemena: "Obrigado pelo presente de sermos família. Graças sejam a Deus tributadas e obrigado a todos os instrumentos por nos haverem dado o presente de participarmos da cerimônia da dedicação do Santuário de Curicó via Internet, de havermos visto nossos queridos padres Patrício llabaca e Horácio Rivas, bem como tantos irmãos, jovens e idosos, em Aliança, e tanta juventude. Que presente não foram as palavras da homilia e a bênção envida pelo Santo Padre! Obrigado por esta possibilidade de participarmos de algo tão importante e de até sentirmos as lágrimas da alegria de sermos família, de sermos filhos de nosso amado Pai Fundador; já sonhamos como será o 2014; pois terá de haver uma transmissão ao vivo que nos una ao mundo inteiro, como família internacional..."

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

Der bewegendste Augenblick: Das MTA-Bild wird herbeigetragen

El momento más emotivo: la llegada de la Mater

The most emotional moment: the MTA arrives

Der bewegendste Augenblick: Das MTA-Bild wird herbeigetragen

Fotos: Alejandro Reid © 2008

Álbum de fotos  preparación– photo album preparation – Fotoalbum Vorbereitung

Álbum de fotos bendici ón – photo album dedication – Fotoalbum Einweihungsfeier

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 18.11.2008