Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1044pt-pry-rosario-plaza.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1044pt-pry-rosario-plaza.php on line 10
Recitação do Terço na Praça de las Américas de Assunção, Paraguai
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-10-28

São as crianças que se encontram mais próximas de Deus

Recitação do Terço na Praça de las Américas de Assunção, Paraguai

 

Rosenkranz auf der Plaza de las Am éricas in Asunción

Rosario en la Plaza de las Américas, Asunción

Rosary at the Plaza de las Américas, Asunción

Rosenkranz auf der Plaza de las Am éricas in Asunción

 

Nach anfänglicher Scheu waren die Kinder ganz dabei

Los niños participaron activamente

The children particiapted actively

Nach anfänglicher Scheu waren die Kinder ganz dabei

 
Eine Zeit der Gnade  

Un momento de gracias...

A moment of grace

Eine Zeit der Gnade

 
So viel Freude...  

Todos felices...

So much happiness...

So viel Freude...

 
Und dann noch Plätzchen und Saft für alle!  

Merienda

Coffee time

Und dann noch Plätzchen und Saft für alle!

 
Wir sind Gott nicht zu klein, nicht zu arm...  

Somos pobres... ¡pero Dios nos quiere!

We are poor... but God loves us!

Wir sind Gott nicht zu klein, nicht zu arm...

Fotos: Codas © 2008

 
 

PARAGUAI, Carmen Codas. Fora um Terço profundamente comovedor que oito senhoras, pioneiras do Terço luminoso, vivenciaram nos dias precedentes a 18 de outubro: a recitação do Terço na Plaza de las Américas de Assunção, Paraguai; um Terço deveras vivo, recitado com as crianças que ai mendigam...

Às 16:00h do dia 10 de outubro derradeiro nós, membros do Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt, pertencentes aos grupos Sementes de Maria e Terço de Maria, reunimo-nos na Plaza de las Américas para ai efetuar a recitação do Terço. Entre outrem, levamos o Terço de tamanho grande - um presente dado por uma das mães para a recitação de nossos Terços comunitários - a nossa bandeira nacional, a Imagem da Mãe Peregrina e, de modo particular, o grande desejo de podermos compartilhar algo com elas, dando-lhes um tanto de carinho, de que muitas delas carecem, e escutá-las em suas necessidades.

Começamos, portanto, a convidá-las, que, como sempre, mendigavam algo aos transeuntes ou corriam em direção aos carros que paravam nessa esquina; igualmente convidamos as mães que estavam vendendo na praça; um jovem casal que, na ocasião, passava pela praça associou-se espontaneamente a esta iniciativa.

Primeiramente estavam acometidos e reservados...

No início fora um tanto difícil cativá-las para a recitação do Terço, pois estavam envergonhadas. Acanhadas perguntaram como se rezava o Terço. Dissemo-lhes então que o fazíamos de forma muito participativa. Cada um recita a primeira parte da ave-maria, e os demais participantes recitam conjuntamente a segunda parte desta oração. Algumas deram resposta negativa, pois teriam vergonha de fazê-lo. Sem embargo dissemo-lhes que outrossim rezaríamos conjuntamente e por eles.

Depois de nos haverem elas próprias ajudado a colocar o terço de tamanho grande por sobre a grama, bem como os cartões de lembrança para cada um dos que rezaram, e com a Imagem da Mãe Peregrina presidindo e vendo tudo o que fazíamos, e a nossa bandeira nacional no fundo, demos então início à recitação do Terço.

Fora realmente magnífico: por vezes formava-se-nos como que um nó na garganta ao vermos e escutarmos essas crianças rezando com voz tremula. Em face disso, uma das mães de nosso grupo abraçava-as, a fim de que pudessem continuar a rezar. "Nunca antes havia ninguém rezado por mim!", soluça uma das meninas, e as lágrimas corriam-lhe dos olhos. "Nunca..." Outras, porém, transmitiam-nos sua alegria e vigor por serem elas as que sempre queriam rezar e sabiam de cor todas as orações que compõem a oração do Terço. De mistério em mistério vai perseguindo a recitação deste Terço. E, ao chegarmos ao derradeiro mistério, rezamos de modo particular por cada uma destas crianças, por suas necessidades, pela prefeita, com a qual enfrentam inúmeros problemas, sem lhes oferecer a mínima assistência.

No término da recitação consagramo-nos a Nossa Senhora, pedindo-lhe a bênção para cada um de nós.

Biscoitos e suco para todos

Finda a recitação do Terço, houve biscoitos e suco para todos. Tiramos muitas fotos conjuntamente, fazendo o firme propósito de todos os meses virmos novamente rezar o Terço com elas. Assim, a recitação do próximo Terço ocorrerá em 29 de novembro, último sábado do mês, e esperamos dar continuidade a esta iniciativa. Como seria bom que outras pessoas pudessem outrossim fazê-lo em outras praças de Assunção!

No final deste encontro nós, membros do Ramo Mães de Schoenstatt, apenas éramos oito, reunimo-nos para fazer uma avaliação de tudo que havíamos vivenciado. Na verdade, todas nós nos sentimos bem mais felizes e contentes do que havíamos suposto e, ao mesmo tempo, com muitos projetos para o próximo encontro, tendo já presente as necessidades que essas crianças têm e que manifestaram.

Que a Mãe e seu Filho muito amado nos permitam vivenciar outro encontro como este e sentirmo-nos assim instrumentos em suas mãos!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 04.11.2008