Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0988pt-rom-romfahrt-jugend.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0988pt-rom-romfahrt-jugend.php on line 10

Warning: include() [function.include]: Filename cannot be empty in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0988pt-rom-romfahrt-jugend.php on line 17

Warning: include() [function.include]: Failed opening '' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0988pt-rom-romfahrt-jugend.php on line 17
Dezesseis jovens levam a mensagem da "Noite do Santuário" a Roma
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-09-05

Ecos da "Noite do Santuário" em Roma

Dezesseis jovens levam a mensagem da "Noite do Santuário" a Roma

 

Romfahrt nach der Nacht des Heiligtums: die Pilgergruppe beim MTA-Bildstöckchen in den Vatikanischen Gärten

Peregrinación de la Juventud de Schoenstatt a Roma: el grupo frente de la ermita de la MTA en los Jardines Vaticanos

Rome Pilgrimage of the Schoenstatt Youth: the group at the MTA wayside shrine in the Vatican Gardens

Romfahrt nach der Nacht des Heiligtums: die Pilgergruppe beim MTA-Bildstöckchen in den Vatikanischen Gärten

 

Rom erkunden

Paseando

Sightseeing

Rom erkunden

 
Audienz  

Audiencia

Audience

Audienz

 
Momente der Gottesbegegnung  

Momentos de recogimento

Prayer moments

Momente der Gottesbegegnung

 
Im Heiligtum von Belmonte  

En el Santuario de Belmonte

In the Shrine in Belmonte

Im Heiligtum von Belmonte

 
   

SCHOENSTATT/ROMA, Clemens Mann. Cerca de 400 jovens haviam renovado a Aliança de Amor com Nossa Senhora na "Noite do Santuário". Não fora meramente um ato pessoal de vinculação a Nossa Senhora, senão que, nesta Aliança de Amor com Deus mediante Maria Santíssima, fora incluída a juventude do mundo inteiro. "Agora, no nosso lugar de origem, contigo, pela juventude do mundo inteiro."

Com esta mensagem na bagagem e não somente carregados com a bagagem de viagem, senão outrossim com as vivências e efeitos entusiásticos da "Noite do Santuário" , ocorrida há poucos dias e pelo terceiro ano consecutivo, 16 jovens com acompanhantes partiram em 26 de agosto derradeiro com destino a Roma, ao coração da Igreja. Esta viagem ocorrera até 31 de agosto, terminando em Schoenstatt com uma celebração eucarística, espontânea e comunitária.

Um grupo tão colorido quanto a Noite do Santuário

Assim como havia sido o evento "Noite do Santuário" extremamente multiforme, assim também se apresentou o grupo dos participantes: irmãs, Padres de Schoenstatt, dois presbíteros da Diocese de Wuerzburg, jovens que haviam vivenciado a Noite do Santuário e, novamente, outros que apenas pouco antes se haviam reunido ao grupo. Uma das participantes havia-se causalmente reunido ao grupo devido a uma visita empreendida ao site de Schoenstatt-Sommer, entrando em seguir em contato com a organização do evento; outra, conhecida de um Padre de Schoenstatt, não tinha anteriormente contato com Schoenstatt. Sem embargo esta constelação fora enriquecida pelo clima de diálogo: Durante a viagem reinou uma atmosfera de diálogos de conteúdo particularmente profundo, diálogos esses que foram determinados outrossim por tal multiformidade dos participantes. Diálogos em que uma vez mais o evento "Noite do Santuário" fora entusiasticamente revivenciado e seu lema encontrou sempre de novo menção; diálogos em que Schoenstatt não se tornou notoriamente o tema, segundo a Ir. Anastásia, assessora nacional do ramo da Juventude Feminina, senão "uma via suave". O acesso ao mundo de Schoenstatt não fora feito mediante conferências, senão mediante a vivência de comunidade, mediante a visita empreendida aos diversos Santuários: Cor Ecclesiae, Santuário das Irmãs de Maria, e Matri Ecclesiae, o Santuário de toda a Família de Schoenstatt internacional.

Conquistar Roma a partir de Belmonte...

O alojamento no Centro de Schoenstatt de Belmonte, na aba da Via de Boccea fora simples, porém, ótimo. O grupo ficou hospedado nos apartamentos recentemente concluídos, situados no declive do monte, abaixo do Santuário, dedicado em 2004. Tudo se encontrava vazio e ainda não por completo mobiliado. Mas precisamente à noite podia-se descansar e restaurar tranquilamente as forças em uma atmosfera particularmente internacional com uma fragrância italiana, depois das fatigantes viagens empreendidas durante o dia.

Outrossim de Belmonte este grupo de schoenstatteanos partia sempre para visitar os monumentos de Roma. Em uma programação bem recheada e com a temperatura de 40º graus também se encontrava no itinerário a visita a muitos monumentos profanos, como por exemplo: ao Coliseu, à Praça Navono, assim como a muitos monumentos religiosos. Empreenderam-se visitas às Catacumbas de Domitila fora da cidade, onde há pouco menos de 2000 anos cristãos se haviam reunido para celebrar a Eucaristia junto dos mártires cristãos que, consolidados na fé dos homens, estavam particularmente perto de Deus e foram contemplados com um carisma peculiar. Posteriormente este grupo celebrou na cripta da Catedral de Pedro uma Santa Missa às 7:00h bem no símbolo da Aliança de Amor pela juventude do mundo, no coração da Igreja, seguindo-se uma visita ao túmulo do apóstolo Pedro e aos dos sucessores falecidos de Pedro, sobretudo, ao do João Paulo II.

Em uma visita guiada por dois soldados de guarda suíços pelos jardins do Vaticano adquiriu-se vasto conhecimento a respeito da vida de um soldado de guarda, das condições prévias, dos regulamentos e de seu cotio, bem como do que motivou peculiarmente aos dois prestar este serviço de honra ao papa.

Grande parte do grupo já havia estado algumas vezes em Roma, de forma que muitos dos monumentos visitados já lhe eram conhecidos. Nesta visita Roma se lhes havia, porém, revelado um rosto inteiramente por eles desconhecido. Um fato que certamente poderia valer outrossim para Schoenstatt.

Roma no Ano Paulino

É evidente que uma visita à Basílica de São Paulo fora dos Muros e ao túmulo do Missionário dos gentios fazia outrossim parte do itinerário desta visita a Roma, sobretudo neste ano a este apóstolo dedicado. Outrossim as catequeses efetuadas na Audiência geral do Santo Padre de quarta-feira foram orientadas na pessoa do apóstolo dos povos, que conseguiu consolidar peculiarmente o cristianismo em seu meio pagão. Para Marcin, um voluntário polonês, que na "Noite do Santuário" havia selado sua Aliança de Amor, encontra-se peculiarmente, porém, em primeiro plano este encontro com a presença do papa: "O papa", segundo ele, " é um homem admirável. Sua mensagem fascina-me imensamente!"

Para muitos participantes do grupo o ápice absoluto da viagem fora porém a oração da noite da Comunidade de Santo Egídio em Santa Maria de Trastevere. Para este movimento a oração é a imagem que evidencia da melhor forma a essência da comunidade, a saber, a comunidade que se reúne para escutar a Palavra de Deus. "Fora a vivência de uma Igreja que é de fato Igreja", segundo a ir. Anastásia. "Cada um foi levado para dentro do seio da oração. Fora extremamente simples, mas interiormente pôde-se chegar a uma profunda paz. E, em seguida, já de noite, trilhou-se a Via della Conciliazone rumo a Catedral de Pedro." Bem consciente e silenciosamente este grupo vivencia assim o coração da Igreja.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Die Kirche leuchtet im Licht Christi

Luz de Cristo...

Christ, light of the world, light of the church

Die Kirche leuchtet im Licht Christi

Fotos: M.P. © 2007

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 19.09.2008