Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0970pt-bdi-auxiliar-burundi.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0970pt-bdi-auxiliar-burundi.php on line 10
Início da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-09-10

Quem poderia ter imaginado o que nasceu nesse momento?

10 de setembro de 1950: Início da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, hoje presente em quase 100 países

 

Der Erzbischof von Bujumbura krönt die International Auxiliar der Kampagne

Coronación de la Tercera Auxiliar Internacional de la Campaña, por el arzobispo de Bujumbura

The archbishop of Bujumbura crowns the International Auxiliary of the Campaign

Der Erzbischof von Bujumbura krönt die International Auxiliar der Kampagne

 

Missionare

Misioneros

Missionaries

Missionare

 
Fest der Kampagne am 15. August  

Fiesta de la Campaña, 15 de agosto

Feast of the Campaign, August 15

Fest der Kampagne am 15. August

 
Gabengang: ein Rosenkranz  

Ofrendas: un rosario…

Gifts: a rosary...

Gabengang: ein Rosenkranz

 
...und eine Blütenkrone  

...y una corona de flores

...and a flower crown

...und eine Blütenkrone

 
Ehrengeleit für die Auxiliar  

Entrada de la Auxiliar

Entrance of the Auxiliary

Ehrengeleit für die Auxiliar

Fotos: Sr. Lisette Seitzer © 2008

 
 

BURUNDI/ARGENTINA, mkf. Fora um momento extremamente simples e silencioso – não ocorrera outrossim o mesmo outrora em Belém? – quando, em 10 de setembro de 1950, há precisamente 58 anos, nasceu na desconhecida cidade brasileira Santa Maria a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Só volvidos 58 anos é que a Campanha é uma realidade que transformou a face de Schoenstatt, ou melhor, que retirou Schoenstatt das catacumbas e lhe restituiu uma aparência apostólica. Quem conhece a Campanha, sabe que Schoenstatt traz por direito o nome de Movimento Apostólico, pois a Campanha é puro movimento, puro apostolado. Quem há 58 anos poderia haver imaginado que um dia o arcebispo de Bujumbura, Burundi, D.Evaristo Ngoyagoye, iria coroar a Imagem Auxiliar Internacional da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt?

Em 1950 o Santo Padre Pio XII havia proclamado um Ano Santo para toda a Igreja. Em 1º de novembro desse mesmo ano iria ocorrer a proclamação solene do dogma da Assunção de Maria Santíssima. Estava-se em setembro de 1950; e o comerciante João Pozzobon participava de um retiro na Casa de Retiros de Santa Maria, Brasil.

O pe. Celestino Trevisan e a ir. Teresinha haviam falado algo referente ao significado da oração do Terço. E para fomentação de uma cruzada do Terço, mandaram fazer três imagens da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt em tamanho grande que deveriam peregrinar entre as famílias da paróquia.

Ela confiou-me esta imagem

10 de setembro de 1950. A bênção destas três imagens ocorreu no Santuário durante este dia de retiro do qual participaram mais de 100 homens.

João Pozzobon havia ido por breves instantes a casa; e ao regressar ao Santuário, a ir. Teresinha, que nesse instante saía do Santuário em companhia de outras irmãs e de alguns jovens, convidou-o a levar a imagem à casa da primeira família, por outra, à casa da Família Ladelino Viegas, e aí, juntamente com ela, rezar o primeiro Terço. Sr.João aceitou o convite e partiu com o grupo. Disse-lhe então a irmã: "Esta imagem fica a seus cuidados. Não é necessário que reze o Terço todas as noites; apenas deve cuidar de que ela peregrine de casa em casa."

Quem poderia ter imaginado o que nasceu nesse momento? João Pozzobon acolheu o convite: "Mas depois me coube fazer a minha parte! Ela me havia confiado esta imagem e depositou em mim toda a sua confiança. Senti-me responsável e disse para comigo: vou rezar o Terço todas as noites.", assim disse João Pozzobon.

Nesse 10 de setembro nasceu a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt . João Pozzobon caminhou com esta imagem, a Imagem Peregrina Original, rezando e propagando a oração do Terço, até sua morte, ocorrida em 27 de junho de 1985.

Ela prossegue seus caminhos...

Graças à Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt é conhecida em todos os continentes. Por isso já não causa admiração a ninguém de encontrá-la na Índia e Canadá, em Guatemala e Rússia, na Itália...

Transcorridos mais de vinte anos depois de haver trazido o pe. Esteban Uriburu a grande Imagem da Mãe Peregrina, uma réplica fiel da Imagem Peregrina de João Pozzobon, para a África do Sul, outra Imagem Auxiliar veio para este continente, não para permanecer nele, senão para visitar ao longo de um ano os países situados no coração da África, que muito lutam pela paz: Burundi, Congo, Ruanda Tanzânia... e durante essa permanência despertar quiçá o desejo de obter uma própria Imagem Auxiliar, tal como reiteradamente tem vindo a ocorrer em peregrinações da Terceira Auxiliar Internacional, a outros países empreendidas.

Em 15 de agosto derradeiro, no dia da Assunção de Nossa Senhora, o arcebispo D. Evaristo coroou no Monte Sion Gikungu a Imagem Auxiliar Internacional. E ela continua a trilhar seus caminhos de paz...

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 19.09.2008