Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0870pt-usa-exile-seminar.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0870pt-usa-exile-seminar.php on line 10
Primeiro Seminário do Exílio em Milwaukee, EUA
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-08-08

Primeiro Seminário do Exílio em Milwaukee, EUA

Participantes de diversos estados da EUA debroçaram-se por sobre a herança do exílio do Pe. Kentenich

 

In den Spuren des Gründers zum Exilheiligtum

Huellas del Padre en Milwaukee

Participants follow in Father Kentenich’s footsteps to the Exile Shrine

In den Spuren des Gründers zum Exilheiligtum

 

Sr. Petra zeigt Pater Kentenichs erstes gedrucktes Exemplar von Himmelwärts

La Hna. Petra presenta el „Hacia al Padre“ del Padre Kentenich

Participants are shown Father Kentenich’s first printed copy of the prayers Heavenwards

Sr. Petra zeigt Pater Kentenichs erstes gedrucktes Exemplar von Himmelwärts

 

Gemeinsames Gebet im Exilheiligtum

 

Oración en el Santuario de Exilio

Participants pray with Father Kentenich at the Exile Shrine

Gemeinsames Gebet im Exilheiligtum

 

Referentin: Schw. M. Petra Schnuerer

 

Conferencista: Hna. M. Petra Schnuerer

Sister M. Petra Schnuerer, presenter

Referentin: Schw. M. Petra Schnuerer

 

Podium

 

Panel

Panel presenters in Conference  Hall

Podium

 

Teilnehmer aus Miami

Participantes de Miami

Miami participants in Exile Shrine

Teilnehmer aus Miami

Fotos: Schnuerer © 2008

 

 

 

EUA, Ir. Victoria Heiderscheid. "Este Seminário já deveria ter sido dado há mais tempo; pois já há muito que por ele esperávamos". Com estas palavras a drª. Kathy Asanza expressou bem o parecer de muitos participantes do primeiro Seminário do Exílio em Milwaukee, ocorrido no Centro Internacional de Schoenstatt de Waukesha, EUA, e organizado pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt.

Sob a direção da ir. M.Petra Schnuerer, este Seminário realizou-se entre o período de 31 de julho e 3 de agosto derradeiro. Os cinqüenta e nove participantes dos nove estados da EUA, Porto Rico e um visitante do Paraguai obtiveram "a fantástica possibilidade de conhecer a pessoa do Pe. Kentenich e de dá-lo a conhecer nos EUA"; assim comentou o dr.Luis Asanza. Apesar de já desde alguns anos grupos provenientes da Alemanha, Chile, Argentina, Escócia, África do Sul e demais países empreenderem viagens de estudo a Milwaukee e aí se aprofundarem no período do exílio do Pe. Kentenich, este Seminário fora o primeiro deste gênero para o Movimento Apostólico de Schoenstatt americano.

Marge Roland oriunda de Oregon achou-o assaz benéfico, uma vez de haver sido tratado o tema "Pe. Kentenich em Milwaukee" com base em diversas categorias; estas foram escolhidas precisamente pelo fato de em Milwaukee pessoas haverem vivenciado o Pe. Kentenich peculiarmente como um pai, por outra, como um pai excepcional, santo e sacerdotal. Resumindo: como um pai que fora "totalmente pai" e mediante o qual se podia vivenciar de modo muito pessoal os traços do eterno Deus Pai. As categorias foram, por conseguinte, sua imagem transparente, simpática, pacificante, radiante de alegria e impressa pela oração. Em suma: uma imagem orientada para Deus.

Aprofundamento de nossos conhecimentos referente à pessoa do Pe. Kentenich

Graças a seu dom de vivificar episódios antigos da vida do Pe. Kentenich, a ir. M.Petra transladou "para a vida um lado pessoal do Pe. Kentenich", assim considerou Mary Moore, igualmente de Oregon. As vivências e episódios provenientes das histórias por ela narradas foram os fio condutor de um harmonioso tapete composto de música, testemunhos pessoais, oração silenciosa, diálogos, discussões e possibilidade de trilhar as pegadas do Pe. Kentenich na aba do Santuário do Exílio. Tudo isso contribuiu para patentear a imagem de nosso Pai Fundador ao longo dos anos de exílio. "Os organizadores deste Seminário concederam-nos a oportunidade de efetuarmos um encontro pessoal com o Pe. Kentenich no Santuário do Exílio, bem como no cemitério, onde ele quase diariamente empreendia um passeio", assim opinou uma participante. Um ápice deste Seminário foi uma tarde de oração no Santuário do Exílio, ao entardecer, que Nancy Swagget, participante da costa oeste, a descreve como "verdadeira experiência da presença do Pe. Kentenich. "

"Aprendi a ser melhor pai para os meus filhos!", assim comentou o dr.Carlos Everett do Texas, no encerramento deste Seminário. "Sempre fui um pai que se preocupa com a disciplina dos filhos e que tinha grandes expectativas para eles!" Na pessoa do Pe. Kentenich este pai havia vivenciado que a seus filhos lhes pode dar calor humano, afeto, amor e misericórdia, sem colocar em jogo a autoridade paternal.

Nas pegadas do Pe. Kentenich

"O que aprendemos do Pe. Kentenich e de sua paternidade, pode ser aplicado em qualquer nação, por outra, podemos levá-lo para nossos lares e aí aplicá-lo!", assim comentou Hugo Caseres do Paraguai, que, por motivos profissionais, se encontra amiúde no Washington. A Ir. M.Petra visitou o Paraguai no ano derradeiro onde, no mais profundo sentido da palavra, deixou vestígios do fundador. Uma participante que esteve pela primeira vez em Waukesha e no Santuário do Exílio, disse que quando chegou a este Seminário encontrou um grupo desconhecido e que agora "já não eram desconhecidos. Éramos como uma família."

Os quatro dias que os participantes trilharam conjuntamente as pegadas do Pe. Kentenich e o descobriram através da oração no lugar em que viveu ao longo de quase catorze anos , foram um encontro com um presbítero santo, sendo, ao mesmo tempo, um encontro que possibilitou a formação do espírito de comunidade. Tal como no período do exílio, encontrava-se um grupo de participantes, vindo de lugares, tanto de perto quanto longínquos, que no encontro com o Pe. Kentenich encontrou, não somente uma pátria no coração de Nossa Senhora e no Santuário, senão que regressou a seus respectivos lares, impregnado pelo entusiasmo da espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt. O Seminário do Exílio fora um contributo valioso para a realização do lema do ano da Família de Schoenstatt nos EUA: Um coração, um Santuário, uma Igreja. O próximo Seminário do Exílio ocorrerá em breve!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 26.08.2008