Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0857pt-wjt-rueckschau-wehrle.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0857pt-wjt-rueckschau-wehrle.php on line 10
Retrospecção das experiências feitas na Jornada Mundial da Juventude de 2008
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-08-12

Novo Pentecostes para a Igreja

Retrospecção das experiências feitas na Jornada Mundial da Juventude de 2008, volvido um mês de seu encerramento

 

WJT: Schönstattjugend aus Chile

JMJ Sydney : Juventud de Schoenstatt de Chile

WYD Sydney : Schoenstatt Youth from Chile

WJT: Schönstattjugend aus Chile

 

18. Juli: Liebesbündnisfeier

18 de julio: Alianza de Amor

July 18: Covenant of Love

18. Juli: Liebesbündnisfeier

 
Pilger aus Argentinien  

Peregrinos de Argentina

Pilgrims from Argentina

Pilger aus Argentinien

 
Schönstattjugend aus Deutschland  

Juventud de Schoenstatt de Alemania

Schoenstatt Youth from Germany

Schönstattjugend aus Deutschland

 
Pfr. Lukas Wehrle (li.) mit Jugendlichen  

P. Lukas Wehrle (izq) con jóvenes

Fr. Lukas Wehrle (left) with youth

Pfr. Lukas Wehrle (li.) mit Jugendlichen

 
Jugendfestival beim Heiligtum in Mulgoa  

Festival de la Juventud en el Santuario de Schoenstatt de Mulgoa

Youth festival at the Schoenstatt Shrine in Mulgoa

Jugendfestival beim Heiligtum in Mulgoa

Fotos: Requeña u.a. © 2008

 
 

JMJ, Pár. Lukas Wehrle. Em companhia de cinco jovens de nossa unidade de assistência religiosa, associei-me a uma viagem empreendida a Sidney, organizada pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Outros dois jovens viajaram com o grupo de peregrinos da Diocese. Os dias de encontro que antecederam a Jornada Mundial da Juventude, passamo-los na Paróquia Sacred Heart de Thornie, em um lugar nas abas da cidade de Perth, situada na Costa ocidental da Austrália. Seguiram-se depois os dias comovedores em Sidney, onde, com milhares de jovens, vivenciamos palpavelmente a unidade da Igreja em multiplicidade colorida de línguas e nacionalidades, de culturas e formas de expressão. Fazer parte desta grande e colorida comunidade e ter nela um lar, isso é a experiência de ser Igreja.

Transcorrido o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, passamos ainda alguns dias em Mulgoa, por outra, no Centro de Schoenstatt de Sidney, situado um tanto fora da cidade, sendo então uma magnífica possibilidade de deixar ressoar as vivências dos dias anteriores, impregnados por tal evento. Assim, passo a narrar algumas dessas experiências vivenciadas ao longo desses dias em terras australianas:

Encontrar um lar nos confins do mundo

Longa fora a viagem rumo a um continente até então para nós desconhecido, com mais de vinte horas de vôo, por outra, uma viagem empreendida aos "confins do mundo". Eis, contudo, a primeira palavra do Evangelho que escutamos no domingo, dia de nossa chegada: "Vinde a mim todos vós... e eu vos aliviarei". O Senhor já está aqui. Duas vezes encontramos hospedagem em uma paróquia dedicada ao Sagrado Coração de Jesus; e vivenciamos pessoas que nos permitem vivenciar bem humanamente o convite do Senhor, mediante sua hospitalidade e cordialidade, franqueza e preocupação para conosco. Assim, o continente longínquo torna-se prestamente um lar; aquele que crê, esse jamais se encontra nenhures sozinho; pois encontra uma pátria, onde sempre vive. Isto é o presente de ser Igreja.

Uma primavera no inverno

Por ocasião da abertura da Jornada Mundial da Juventude, o cardeal Rylko, presidente do Conselho para Leigos, dirigiu aos jovens as seguintes palavras: "Prezados jovens! Vós trouxestes a primavera para o inverno australiano e sede vós mesmos a primavera da Igreja; de todo o coração vos desejo que possais vivenciar um novo Pentecostes aqui em Sidney. Abri amplamente as portas de vossa vida à atuação do Espírito Santo! Deixai-vos por ele formar! Sede sempre dóceis à sua voz! Seja o Santo Espírito vossa força e alegria! Sede bem-vindos a Sidney!"

A tranqüila jovialidade alegre e contagiante dos jovens nas ruas, nos trens e alojamentos, tudo isso permitiu vivenciar algo dessa primavera do Espírito Santo, ainda que as temperaturas de noite tivessem sido bem baixas, fazendo tiritar um tanto os peregrinos pelo sol mal-acostumados. Já nos dias do encontro a hospitalidade e cordialidade, a simplicidade no servir e amplidão que imprime os australianos muito me tocaram. Chegamos a um país em plena estação fria do ano, mas inúmeros foram os corações calorosos que aí encontramos. É um sinal da atuação do Espírito Santo, ao ser rompida a frieza proveniente do interior.

A maior tentação: o desalento

As catequeses dadas pelos bispos na parte da manhã ocasionaram, não somente comunhão entre os peregrinos de língua alemã, senão que nos encorajaram a vivermos de fé com todas as possibilidades, limites e questionamentos que trazemos com nós mesmos. Os bispos encorajaram a multidão dos fieis presentes, sobretudo os jovens, a testemunharem a fé, mesmo que isso venha a exigir o oferecimento da própria face. O bispo auxiliar Heiner Koch contou uma bela história: "Certa vez os anjos jogaram o jogo do loto. E, de fato, fizeram jackpot, vindo a ganhar uma fabulosa soma em dinheiro. Ora, como já possuem tudo, tiveram uma gloriosa idéia: com todo esse dinheiro pretendiam comprar ao demônio todas as tentações mediante as quais ele tenta os homens. Perante tal proposta dos anjos, o demônio, como avarento que é, aceitou-a, de modo que ia vendendo uma a uma, salvo a derradeira que, de modo algum, queria ceder: tratava-se da tentação do desalento. Pelo desalento, assim dizia ele, busco novamente todas as almas que perdi."

O desalento é uma grande tentação; a Jornada Mundial da Juventude, os encontros com aqueles que têm os mesmos ideais e objetivos, a troca de idéias e a comunhão na oração e celebrações, isso fora de fato muito encorajante. No término o papa disse aos jovens: "O mundo há mister de uma nova geração de cristãos que aceite a vida. Uma nova época em que o amor não seja possessivo nem egoísta, senão puro, fiel e leal. Falai com outrem a respeito de vossas esperanças e ideais e falai de Deus e com Deus." Ao proferir seu testemunho de fé, uma jovem de nosso grupo de peregrinação narrou algo acerca da experiência que fizera de Deus. Disse outrossim que a sua vida tem algo de análogo a "fundo falso". O que nos sustenta é mais do que o próprio planejamento e as próprias certezas; é Deus, quem nos guia, cuja providência amorosa acompanha nossa caminhada, inclusive as ninharias. Esse "fundo falso" pôde outrossim ser vivenciado nesta Jornada Mundial da Juventude. Encontros magníficos que não são planejados nem feitos, mas simplesmente vivenciados qual dádiva de Deus; o magnífico tempo desfrutado nesses dias não poderia ter sido melhor e, não por último, as inúmeras confissões deram o seu contributo nesta vivência do fundo falso. Aí, nos pontos de ruptura de nossa vida, Deus deposita-nos no chão de sua misericórdia, permitindo-nos experimentar o que deveras sustenta a humanidade. Porém tal fundo falso sustenta, não somente durante a permanência em Sidney, senão que irá outrossim sustentar no cotio.

A presença de Maria Santíssima, Mãe de Jesus

Em uma das tardes reservei longo período de tempo para permanecer e rezar aos pés da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, bem como diante do Ícone de Maria Santíssima. Quanto bem não fez à alma este contato direto com estes dois fortes sinais da presença de Deus, os quais já tive certa vez a dita de tê-los bem perto de mim, e rezar a seus pés por todos aqueles que se traz no coração. No sábado, no caminho que conduzia os peregrinos ao grande parque Randwick, rumo qual nos pomos a caminho como povo de Deus, encontra-se novamente a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora qual sinal de que Cristo Jesus e sua Santíssima Mãe têm acompanhado afetuosamente a caminhada da Igreja e peregrinado com as discípulas e discípulos de nosso tempo rumo ao Cenáculo. Aliás, a presença de Maria Santíssima é sempre bem evidente, seja em orações ou cânticos, seja em alocuções ou sinais, e, de modo bem particular, no Santuário, onde nos é patenteado: Junto dela estamos em casa. Ela prepara o novo Pentecostes. No domingo o Santo Padre conclui a alocução com a seguinte referência: "Mediante a afetuosa intercessão de Maria Santíssima, Mãe da Igreja, seja esta 23ª Jornada Mundial da Juventude vivenciada qual novo cenáculo, a partir do qual todos nós saiamos, pelo fogo e amor do Espírito Santo inflamados, para anunciar o Senhor ressuscitado e atrair cada coração a ele. Amém."

Doors closing – please stand clear!

Esta fora a frase repetida amiúde no trem após cada paragem. As portas encerram-se no término da Jornada Mundial da Juventude; no ar paira uma silenciosa nostalgia; a magnífica experiência de comunhão na fé fora uma experiência de peregrinação que tem de ser novamente deixada atrás. Encerrou-se a porta da Jornada Mundial da Juventude. Deus, porém, não cessa de abrir novas portas. No dia imediato ao encerramento deste grande evento internacional encontro os dois jovens de nossa paróquia que haviam viajado com um grupo de peregrinos de nossa Diocese; juntamente empreendemos uma visita à catedral. Abrem-se novas portas. Deus prossegue a sua caminhada conosco, ainda que, por vezes, bata à porta de modo extremante suave. À noite na oração da vigília, antes do período dedicado à adoração silenciosa, o papa citou uma palavra de uma santa australiana, que fora uma das dez padroeiras da Jornada Mundial da Juventude: "E agora, enquanto nos preparamos para a adoração do Santíssimo Sacramento, quero repetir-vos, penetrando o silêncio e a expectativa, as palavras que a bem-aventurada Mary Mackillo formulou, quando contava com vinte seis anos de idade: ‘Crede no sussurrar com Deus, com que Deus vos fala no coração! Crede nele! Crede na força do Espírito do amor!’"

Depositei meu arco nas nuvens

Chove a cântaros quando no derradeiro dia chegamos ao aeroporto bem em cima da hora. Nessa ocasião despontou em determinada direção o sol e traçou no céu um magnífico arco-íris, o símbolo da Aliança de Deus, o símbolo de sua fidelidade. Talvez tivesse opinado em nossa viagem de ida à Austrália: "Austrália?! Isso fica nos confins do mundo!" Esses "confins do mundo" foram o lugar da atuação de Deus. Outrossim para onde me dirijo, Deus encontra-se sempre aí. Na celebração da noite de vigília, o Santo Padre fez o seguinte apelo aos jovens: "A vida é muito mais do que sucesso. Viver com autenticidade significa ser transformado a partir do interior, estar aberto à energia do amor de Deus. Se aceitardes a força do Santo Espírito, podeis outrossim transformar vossa família, comunidade e nações. Colocai à disposição os dons! Deixai a sabedoria, fortaleza, temor de Deus e piedade ser os sinais de vossa grandeza!"

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 19.08.2008