Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/06/8t0639pt-hrv-grundsteinlegung-heiligtum-kroatien.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/06/8t0639pt-hrv-grundsteinlegung-heiligtum-kroatien.php on line 10
Lançamento da pedra fundamental, Croacia
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-06-20

Uma pedra fundamental viva – com milhares de contribuições para o Capital de Graças

Lançamento da pedra fundamental do primeiro Santuário de Schoenstatt em terras croatas, ocorrido em 14 de junho de 2008

 

Grundsteinlegung des ersten kroatischen Schönstattheiligtums

Bendición de la piedra fundamental del primer Santuario de Croacia

Corner stone blessing of the first Schoenstatt Shrine in Croacia

Grundsteinlegung des ersten kroatischen Schönstattheiligtums

 

Heilige Messe

Santa Misa

Holy Mass

Heilige Messe

 
Prozession zum Gelände  

Procesión al terreno

Procession to the land

Prozession zum Gelände

 
Fundamente des zukünftigen Heiligtums  

Fundamento del futuro Santuario

Foundation of the future Shrine

Fundamente des zukünftigen Heiligtums

 
Gründergeneration: P. Grill, Schw. Mirjana Kukuljan, Hedwig Weinzierl  

Fundadores: P. Grill, Hna. Mirjana Kukuljan, Hedwig Weinzierl

Founders: Fr. Grill, Sister Mirjana Kukuljan, Hedwig Weinzierl

Gründergeneration: P. Grill, Schw. Mirjana Kukuljan, Hedwig Weinzierl

 
Ein lebendiger Grundstein  

Una piedra fundamental viva

A living corner stone

Ein lebendiger Grundstein

 
Prozession

Procesión

Procession

Prozession

Fotos: Weinzierl/Grill/Molnar © 2008

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 

 

 

CROÁCIA, Hedwig M. Weinzierl. Desde há anos que a Família de Schoenstatt croata se tem vindo a preparar para a construção de um Santuário. Logo havia compreendido de que para tal concretização vale outrossim a lei fundamental de Schoenstatt: "Nada sem ti - Nada sem nós!" Na Quaresma de 2002, duas mil seiscentas e sessenta pessoas enviaram suas cédulas em que haviam escrito seus sacrifícios em prol da construção do Santuário. As mais de duas mil contribuições para o Capital de Graças, recebidas por ocasião da coroação, realizada em 2005, assim quanto uma infinidade de outras contribuições espirituais foram agora queimadas, cuja cinza foi espalhada nos alicerces do Santuário. Na pedra fundamental foram emparedadas, em cofre bem consistente, além do documento, novamente milhares de novas contribuições para o Capital de Graças, qual testemunho para as gerações vindouras.

E como Nossa Senhora cumpriu sua tarefa? Imediatamente antes da coroação em outubro de 2005, a recusa da paróquia à oferta da concessão de um terreno em Slavonski Brod, em que ao longo dos anos muitos haviam nutrido o sonho de ver aí construído o Santuário, caiu qual bomba. Que pretendia ela dizer com tal sucedido? Transcorridos alguns meses surgiu a oferta de um terreno de Mala Subotica - oferta essa inesperada para a maior parte dos membros da Família de Schoenstatt croata - cuja localização geográfica se encontra no noroeste da Croácia, junto à fronteira da Eslovênia e Hungria. Para os croatas que vivem na parte oriental da Croácia, para a Vojvodina (atual Sérvia), Dubrovnik e Bósnia este lugar é-lhes imensamente longínquo. Ante tal situação, a direção da Família de Schoenstatt croata decidiu construir dois Santuários, sendo o primeiro em Mala Subotica. Toda a Família de Schoenstatt abraçou a causa em prol da construção deste Santuário e, posteriormente, irá conjuntamente construir o segundo Santuário. Mesmo que a realização do desejo da construção deste segundo Santuário leve ainda mais tempo para ser concretizado, não irá importunar; pois "naturalmente" no momento ela nem sequer dispõe dos meios para construir apenas um Santuário e uma casa. A "Campanha do Tijolo" foi bem sucedida, e muitos se esforçam por alcançar "seu" símbolo no Santuário, não somente espiritual senão que materialmente mediante esforço próprio. Nossa Senhora continuará a cuidar desta causa. Assim, em 14 de junho derradeiro, pôde ocorrer a cerimônia do lançamento da primeira pedra, de modo que hoje a Família de Schoenstatt croata tem a honra de convidar todos os schoenstatteanos espalhados pelo mundo inteiro para a dedicação do primeiro Santuário de Schoenstatt em terras croatas, a realizar-se em 22 de agosto de 2009.

Uma saudação pessoal do Pe. Kentenich

Apesar de as nuvens indicarem proximidade de temporal, um grande número de romeiros não se intimou perante tal fato e concentrou-se no sábado 14 de junho derradeiro. Se foram três mil fiéis, tal como havia sido anunciado na televisão, não tem importância alguma. Štefica Matotek, a dirigente local, assim como o pároco local e o prefeito apresentaram as saudações de boas-vindas a todos os presentes; entre eles encontrava-se outrossim o pe. Rudolf Chrisostomus Grill, proveniente de Schoenstatt, e vários casais austríacos. O coro da localidade deu seu contributo na apresentação das boas-vindas mediante o cântico conhecido: "Dobro nam do šprijatelj" (Seja bem-vindo, amigo, sinta-se como se estivesse em sua casa). Hedwig Maria Weinzierl, membro da Liga das Senhoras de Schoenstatt, transmitiu saudações vindas diretamente da parte do Pe. Kentenich e endereçadas à Família de Schoenstatt croata, afirmando de não se tratar de gracejo algum. E como se dera isso? Faleceu há dias um padre jesuíta croata, um grande amigo de Schoenstatt, que escrevera uma biografia do Pe. Kentenich, chegando inclusive a selar Aliança de Amor com a MTA. De Liebfrauenhoehe, Alemanha, endereçara ,em 1967, uma carta ao Pe. Kentenich, cuja resposta fora obtida via secretariado. E Hedwig leu algumas linhas da referida carta. Em várias passagens, o Pe. Kentenich havia expressado saudações e votos aos conterrâneos do pe. Antolović e prometido rezar por eles e abençoá-los diariamente. Certo é que do céu ele irá doravante outrossim fazę-lo.

 Oferecimento da vida em prol de Schoenstatt

O pe. Christoph Horn, assistente espiritual da Família de Schoenstatt croata, manifestou seu profundo agradecimento a Deus trino, a Nossa Senhora e aos muitos schoenstatteanos que já se encontram na Pátria eterna e aos muitos que ainda se encontram na terra. E naturalmente fez menção da pessoa de Dom Ivan Šešo, o Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt em terras croatas, assim quanto a Rad Muncă, que em 19 e 21 de janeiro do ano em curso vieram inesperadamente a falecer e que, em 22 de janeiro, foram sepultados qual dádiva viva em prol da construçăo do Santuário. Outrossim discursou a respeito da história do Santuário, da direção da Providência e da missão da Família de Schoenstatt . É importante que ela compreenda que não colocou a pedra fundamental, mas que todos são uma como pedra fundamental viva.

Com certa alegria fora outrossim saudada a Ir. Mirjana Kukuljan, uma religiosa carmelita com 88 anos de idade, que muito trabalhou em prol da Família de Schoenstatt em Slavonski, Brod, Aachen e Zagreb.

Em seguida Mira Erceg fez a leitura da ata minuciosa do Santuário

A ir. Mariana que presta assistência na formação dos diversos ramos femininos, discursou acerca do Santuário qual centro do coração da Família de Schoenstatt; o coração é um símbolo que todos os homens de todos os tempos e nações compreendem . É acaso que o terreno do primeiro Santuário de Schoenstatt tenha a forma de um coração? Assim, o terreno pode recordar-nos o sentido de nossa vida: Vimos do amor de Deus e regressamos à Casa eterna, para o seu amor. E Nossa Senhora irá assistir-nos na realização de tal objetivo, pois é tarefa sua. A referida irmã concluiu a intervenção com estrofes do "Cântico da minha Terra" (Rumo ao Céu): "Conheces aquela terra, tão cálida e familiar, que o Amor Eterno edificou para si..."; representantes do Movimento de Schoenstatt do Ramo das Mães e das Senhoras, da Juventude Feminina, assim quanto um casal narraram, em breves palavras, algo a respeito de sua atuação.

A ir. M. Ramona contribuiu para alegria da assistência mediante o diálogo com Ivan Pošta com uma explicação de um episódio cômico referente à corrente da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt em terras croatas, em que um baile desempenhou o papel principal. Sem as cerca de 1.600 imagens da Mãe Peregrina de Schoenstatt em que Nossa Senhora visita mensalmente grande número de devotos, o Movimento Apostólico de Schoenstatt não seria tão conhecido nem estaria tão difundido na Croácia. No final foi dado a escutar a todos os presentes uma gravação feita por ocasião de uma bênção dada pelo Pe. Kentenich.

Prestar atenção nos alicerces

A Família de Schoenstatt local havia preparado bebidas e biscoitos qual guarnecimento para o almoço por cada um trazido. E o céu apresentou-se com as primeiras gotas que logo vieram a converter-se em chuva contínua e que até à Santa Missa se foram tornando em chuva torrencial. A Santa Missa foi presidida por Dom Josip Mrzljak havendo concelebrado os Padres de Schoenstatt presentes, entre os quais o pe.Ivan Ravljićda, proveniente da Bósnia, e os presbíteros das cercanias do futuro Santuário. Em sua alocução fez menção do incidente já do conhecimento da maior parte dos presentes, quando há cerca de algumas semanas, na restauração de uma valiosa igreja da proximidade, a torre desabou, vindo a danificar consideravelmente, não somente o telhado da igreja, senão que todo o edifício. É evidente que se lhe não havia dado a devida atenção aos alicerces. Sem dúvida alguma que apenas poucos dos presentes sabiam que o pe. Christoph Horn estivera na referida igreja no dia anterior à ocorrência do incidente, em companhia da Família de Schoenstatt local. O referido bispo referiu-se outrossim ao esforço empreendido pela Família de Schoenstatt em prol da família tão ameaçada nos dias de hoje, colocando bem patente ante o olhar de todos a figura de Nossa Senhora qual primeira fiel. Rezemos para que o Santuário venha sempre a tornar-se um lugar para o qual as pessoas se deslocam para consolidar a fé a fim de poderem entrar na Pátria eterna. Amem.

Terra do Santuário-Original

Em uma procissão infinitivamente longa, grande parte dos participantes já inteiramente encharcada, os fiéis encaminhavam-se rumo ao terreno um tanto longínquo. Entoavam cânticos alegres e de vinte a vinte metros encontrava-se um ou uma jovem com uma tocha acessa. A ir. Mirjana e o bispo foram de coche; e no segundo coche, dois presbíteros. No terreno podiam já ser vistos os murros de alicerce do Santuário. D. Mrzljak abençoou tanto os fiéis presentes quanto a construção; o pe. Christoph Horn introduziu a renovação da Aliança de Amor, que, em seguida, todos os presentes a renovaram com a oração da pequena consagração: "ó Senhora minha, ó minha Mãe...", cantada em croata. Das milhares de vozes ressoava o cântico : "Ó grande Deus, nós vos louvamos", em língua croata, naturalmente. Seguidamente a pedra fundamental foi colocada no alicerce juntamente com as contribuições para o Capital de Graças, assim quanto a terra trazida do berço do Movimento Apostólico de Schoenstatt, por outra, de Schoenstatt. E imediatamente emparedada. Entre o cântico do Pai Nosso e do Hino nacional croata, deu-se por encerrada a parte oficial deste evento.

Oh! e como depois soube bem o "Gulasch" (carne guisada) quentinho que a Família de Schoenstatt local havia preparado para tanta gente! Sem dúvida alguma, muitos foram os que não conseguiram abrigar-se na tenda, dado esta não ter comportado o número de afluência de romeiros participantes nesta cerimônia; de forma que muitos desses tiveram de enfrentar certos "problemas técnicos" durante a refeição: não se podia colocar nada sobre a terra completamente encharcada . Grande parte destes fiéis ainda tinha uma longa viagem a empreender, cuja chegada prevista a casa ocorrera só depois da meia-noite. Mas outrossim valeu a pena tal presença nesta cerimônia do lançamento da pedra fundamental: Tudo pelo Santuário e pela nossa Rainha! E, por fim, é do conhecimento de cada um que para haver crescimento, a chuva é outrossim necessária. Assim, certos estão todos de que a bênção visível irá outrossim atrair consigo grande bênção espiritual.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 



 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 04.07.2008