Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0518pt-deu-bildstock-lenzkirch.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0518pt-deu-bildstock-lenzkirch.php on line 10
Bênção do nicho da MTA em Lenzkirch, Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-27

Trilhar o caminho da fé com Maria Santíssima

Bênção do nicho da MTA em Lenzkirch, Alemanha

 
Einweihung des Bildstocks in Lenzkirch

Bendición de la ermita en Lenzkirch, Alemania

Blessing of the wayside shrine in Lenzkirch, Germany

Einweihung des Bildstocks in Lenzkirch

 

Weih- und sonstiges Wasser in Fülle

Agua santa y agua del cielo

Holy Water and water from the sky

Weih- und sonstiges Wasser in Fülle

 
Pfr. Fridolin Matt  

P. Fridolin Matt

Fr. Fridolin Matt

Pfr. Fridolin Matt (r)

 
Der Bildstock  

La ermita

The wayside shrine

Der Bildstock

Fotos: Eckert © 2008

 
   

ALEMANHA, Amélia Eckert. "Uma calorosa religiosidade. Um novo nicho em Lenzkirch, Alemanha", sob este título foi publicado em 26.10.2007 nas notícias de Schoenstatt.de um relato a respeito de um presente dado ao par. Fridolin Matt, por ocasião de seu setuagésimo aniversário natalício. Por parte de amigos e conhecidos surgiu outrora uma idéia de colocar um nicho de madeira, talhado em forma de relevo, junto do acesso à casa paroquial, em frente da Igreja de São Nicolau de Lenzkirch, onde, desde 2006, o par. Matt desempenha o cargo de cooperador da grande unidade de assistência religiosa da alta Floresta Negra oriental.

Graças ao empenho da senhora Afra Matt que encaminhou todas as formalidades e trabalhos necessários para tal concretização, bem como ao mestre escultor de Lenzkirch, Klemens Faller, que executou a idéia do nicho com muito amor (tenho de poder olhar-lhe nos olhos) e de grande conhecimento artístico, pôde o referido nicho ser colocado em 12.10.2007; o presente de aniversário estava concluído.

Um nicho saúda

O novo nicho da MTA em Lenzkirch tornou-se notícia. Na rubrica "Hochschwarzwald" do jornal regional fora publicado o seguinte artigo: " Um nicho saúda. (...) O novo nicho junto do acesso à casa paroquial constitui um digno chamariz para cada transeunte. Sob uma cobertura de cobre arqueada, o escultor Clemens Faller talhou em madeira uma Nossa Senhora trazendo um menino no colo. Debaixo lê-se os seguintes dizeres, igualmente talhados na madeira: "Nada sem ti - Nada sem nós!" Trata-se ao mesmo tempo de uma citação do Pe. Kentenich, Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. No reservo do referido nicho encontra-se uma menção a respeito da ocasião de sua colocação: " Pelo setuagésimo aniversário natalício do par. Fridolin Matt." (Manfred – G. Haderer)

Mediante PressOffice de Schoenstatt tomou-se surpreendentemente conhecimento acerca do peculiar vínculo do nicho de Lenzkirch com Roma; nenhum dos participantes em Lenzkirch sabia que no lançamento da pedra fundamental do Santuário Matri Ecclesiae, ocorrido em 8.12.2003, havia sido trazida da Argentina uma imagem de Nossa Senhora , igualmente talhada em forma de relevo, que se confunde com o nicho de Lenzkirch, vinculado ao pedido de que o amor a Nossa Senhora cresça em toda a Europa , em uma religiosidade impressa pelo calor!

A todos participantes já então, por ocasião da colocação do nicho, tornou-se notório que algo de novo havia iniciado: nova presença de Maria Santíssima em Lenzkirch. E todos estavam desejosos por saber o que Deus ainda pretende fazer com este presente dado ao par. Fridolin Matt.

Quem crê, leva Deus ao mundo

Em 18 de maio derradeiro ocorreu então a cerimônia da bênção do nicho dedicado a Nossa Senhora. Não poderia ter sido melhor dia para a Senhora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Os paroquianos de Sieg, Kappel e Lenzkirch, entre eles encontrava-se igualmente o escultor Klemens Faller, reuniram-se pelas 19:00h na Igreja de São Nicolau, para dar início à celebração da "Hora de Maria" e, desta vez, sob o lema: "Trilhar o caminho da fé com Maria Santíssima !"

Uma "Hora de Maria" como as demais, não obstante bem diferente!

Sobre os bancos encontravam-se estampinhas do nicho da MTA com a oração da consagração no reverso. O coro

da Igreja de Lenzkirch entoou magníficos cânticos em honra da Santíssima Virgem Maria. O salão paroquial de São Lourenço, festivamente decorado por Marcos Rombach, aguardava os convivas com espumante, vinho, sucos salgadinhos e frios, por Afra Matt confeccionados.

A alocução do par. Matt tinha o intuito de introduzir os participantes na atmosfera da cerimônia: "Prezadas irmãs e irmãos em Cristo! "Ditoso aquele ou aquela que acreditou no cumprimento das palavras do Senhor." Tais palavras, acabamos de escutá-las no Evangelho. Em Maria Santíssima a fé é enaltecida. Precisamente a fé que se encontra lesada por toda as direções; a fé que em seu ato permanece sempre suspensa, por outra, no risco. A fé que não coloca quaisquer condições à fidelidade de Deus e, por isso, desafia até ao extremo. Na caminhada de fé, pela Santíssima Virgem trilhada, permanece ainda um enigma a cada passo dado. Tentemos, por isso, continuar novamente a trilhar o caminho da fé com Maria Santíssima. Sua história mostra e promete-nos: " Quem crê, permanece humano; quem crê leva Deus ao mundo; quem crê é uma grande bênção para muitos de seu meio."

No nicho, a Nossa Senhora dedicado, diante da Igreja Paroquial que, dentro de alguns instantes, iremos dar início à cerimônia da bênção, encontram-se os seguintes dizeres: "Nada sem Ti – Nada sem nós!" Em outras palavras: Nossa Senhora deseja ir conosco. Ela acompanha-nos no caminho de nossa fé, caso estejamos dispostos a depositar nela nossa confiança e amor; caso estejamos dispostos a deixar-nos tomar por sua mão. E isto queremos novamente fazê-lo com peculiaridade! Sentia-se que as palavras desta homilia e a densa atmosfera espiritual haviam tocado os ouvintes; senti-se que estavam dispostos a dirigir novamente o olhar para Maria Santíssima, a contemplarem-na, a orientarem-se nela e a tentarem repetir o "Sim de Maria".

Água benta do céu

Finda a celebração "Hora de Maria", todos, com as estampas na mão e para esta ocasião impressas, se dirigiram ao nicho da MTA. Entre cânticos, pelo coro entoado, e preces comunitárias, o par. Fridolin Matt ministrou a bênção do nicho, e o céu veio em auxílio, enviando, mediante a chuva, copiosamente água do alto.

Fora uma cerimônia comovedora, profundamente mariana que talvez contribua para iluminar o que fora a verdadeira motivação de Maria Santíssima e donde ela obteve todo o vigor para realizar tudo aquilo que realizou.

Ou então com as palavras do Pe. Kentenich: "Assim, queremos pedir a Nossa Senhora que nos imprima profundamente na alma o dia de hoje, não somente para tomá-lo qual dádiva, senão que como grande tarefa, tarefa essa que nos incentiva a ver de forma retrospectiva as grandes coesões e, com olhar dirigido para o futuro, a oferecermos toda a nossa vida, a família e na Família à Igreja e ao Deus Trino, mediante as mãos de Nossa Senhora." (J.Kentenich, Roma, 08.12.1965).

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 03.06.2008