Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/03/8t0396pt-arg-ordenacion-pastor-achaval.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/03/8t0396pt-arg-ordenacion-pastor-achaval.php on line 10
Ordenação presbiteral do Pe. Pastor Ignácio Achával
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-03-04

"Aquele que procuravas nas estrelas habita em teu coração"

Ordenação presbiteral do Pe. Pastor Ignácio Achával em Villa Warcalde, Argentina

 
Priesterweihe von Pastor Ignacio Achával in Villa Warcalde, Córdoba, Argentinien

Ordenación sacerdotal de Pastor Ignacio  Achával en Villa Warcalde, Córdoba, Argentina

Priestly ordination of Pastor Ignacio Achával in Villa Warcalde, Córdoba, Argentina

Priesterweihe von Pastor Ignacio Achával in Villa Warcalde, Córdoba, Argentinien

 

Der Neupriester P. Pastor Ignacio Achával

El neo-sacerdote: P. Pastor Ignacio Achával

The newly ordained Fr. Pastor Ignacio Achával

Der Neupriester P. Pastor Ignacio Achával

 
Bischof Rodriguez umarmt den Neupriester  

Mons Rodríguez abraza al Neo-Sacerdote

Bishop Rodríguez with the new priest

Bischof Rodriguez umarmt den Neupriester

 
Primiz  

Primera Misa

First holy Mass

Primiz

 
Die Schönstattfamilie ist da!  

La familia de Schoenstatt presente

The Schoenstatt family present

Die Schönstattfamilie ist da!

Fotos: Juan Barbosa © 2008

 
 

ARGENTINA, Juan Carlos Barbosa. "Aquele que procuravas nas estrelas habita em teu coração". Com estas palavras termina uma simpática história que o neo-sacerdote Pastor Ignacio Achável narrou aos fiéis presentes por ocasião de sua Primeira Missa, celebrada na Paróquia Niño Dios de Villa Carlos Paz, Córdoba, Argentina.

Era do conhecimento da Família de Schoenstatt de Córdoba de que o que ela iria vivenciar em 1º de março de 2008, seria um feito de grande envergadura que a Divina Providência havia afetuosamente colocado no caminho rumo ao quadragésimo aniversário do Santuário da Solidariedade. Aquele Santuário em que a Mãe Rainha havia para sempre atraído Pastor para si; aquele Santuário que o havia visto a crescer em corpo e alma; aquele Santuário em que Pastor havia amiúde tirado vigor para o ardor que nele ardia, uma vez que seu nome (Ignis) significa fogo, como na homilia de sua Primeira Missa o comentou seu irmão de curso, pe. José Tomás Pérez.

Villa Warcalde foi-se preparando com tempo...

Os preparativos para este grande feito ocorreram em harmonia, ainda que em ritmo sumamente intensivo. Durante meses muitos foram os ensaios empreendidos pelo coro; o grupo da pastoral do Santuário trabalhou como nunca. As Irmãs de Maria zelaram para que o terreno em redor do Santuário de Villa Warcalde figurasse qual verdadeiro jardim de Maria. A Família de Schoenstatt tomou todas as providências para hospedar mais de quarenta presbíteros e seminaristas dos Padres de Schoenstatt, bem como várias dezenas de convivas do Brasil, Chile, Paraguai e de diversas províncias da Argentina. Todos mobilizados; e Pastor à retaguarda de cada detalhe...

E todos vieram...! Em pleno!

E fora assim como, mediante o afável empenho abnegado de todos, Villa Warcalde se ia complementando em beleza com toque de festim a que a Rainha presenteou algo de indispensável: um dia soalheiro e essencialmente de luz. Ela estava aqui!

Lento e lento iam chegando seus familiares, em cujo olhar se podia ver a alegria que sentiam. Uma alegria contagiante e que, por sua vez, se havia contagiada da alegria de Pastor, já que esse dia, pelo qual tanto havia sonhado, estava finalmente a fazer-se realidade em sua vida. Esse dia iria concretizar-lhe o sonho mais belo de sua vida e, para o qual, havia rezado milhares de horas, assim quanto trabalhado para a sua formação: a ordenação presbiteral.

"Velhos rostos jovens" na festa de amigos de seus primeiros grupos da Juventude Masculina de Schoenstatt pouco a pouco iam chegando; muitos deles com seus filhos ao colo ou pela mão para festejar este dia com SEU AMIGO: Lucas Sánchez, Matias Altamira, Hernán Cornejo, Gonzalo Gómez Pizarro, Pablo Gagliardi, Pedro Urrets Zavalía, Mario Depetris... Os que com ele haviam compartilhado sonhos, passado noites em infinitos diálogos na procura da verdade e de um objetivo comum: crescer no amor a Deus e ao próximo, com VIGOR; com esse vigor, com esse traço de caráter que o pe. Pérez iria realçar no dia imediato, na homilia da Primeira Missa de Pastor.

D.Roberto Rodríguez, bispo de la Reusa e grande amigo do Santuário da Solidariedade, iria dentro de instantes ordenar nosso querido Pastor.

E chegou o grande momento

O pe. Juan Pablo Catoggio, Superior Regional dos Padres de Schoenstatt, deu início ao escrutino do candidato. Apresentou-o ao bispo pedindo-lhe a ordenação presbiteral para ele. Volvida a proclamação do Evangelho e a homilia, deu-se início à invocação do Espírito Santo, a Ladainha de todos os Santos, entoada com grande emoção por um amigo de Pastor, seguindo-se da oração da consagração, a entrega da casula e estola, a unção das mãos, a imposição das mãos, a entrega do cálice e da patena. Seguidamente D.Roberto Rodríguez estreitou o neo-sacerdote com forte abraço efusivo, apresentando-o então à comunidade. E enquanto se entoava o cântico "Grandes maravilhas fez em mim o Senhor", lágrimas mil eram, por fim, vertidas. Pastor Achával, nosso Pastor Achával, que muitos conheceram de criança, com quem convivemos na juventude é agora nosso pe. Pastor para todo o sempre.

O neo-sacerdote, tão estimado por toda a sua própria família, bem como por sua Família Schoenstatteana, dirigiu logo depois breves palavras de agradecimento, cheias de emoção e de sentimentos, à comunidade presente. Não olvidou os pais e parentes, sua prima Maguie, seus amigos, seu Santuário e, de modo particular, sua amada MTA, aquela que o conduziu pela mão até a esta hora. Ela que o ensinou a ser fiel, uma das características de sua personalidade, que o pe. Pérez iria sublinhar no dia imediato, na homilia da Primeira Missa.

  • Obrigado, pe. Pastor por este dia inesquecível de tua ordenação presbiteral e Primeira Missa.
  • Obrigado, por nelas nos teres permitido desfrutar de tua companhia e proximidade de sempre.
  • Obrigado, outrossim, por termos nesta celebração revisto tantas pessoas queridas que já há muito tempo as não víamos e que nos insuflaram um sopro de vida nova! Rezaremos por ti e contigo!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 26.03.2008