Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/03/8t0375pt-mov-zum-tod-von-chiara-lubich.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/03/8t0375pt-mov-zum-tod-von-chiara-lubich.php on line 10
Chiara Lubich, Fundadora do Movimento dos Focolares, regressou à Casa do Pai
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-03-14

"Que todos sejam um." (Jo 17,21) Nascemos para estas palavras, para a unidade, para a sua realização no mundo (Chiara Lubich)

Chiara Lubich, Fundadora do Movimento dos Focolares, regressou à Casa do Pai

 
Chiara Lubich

 

Chiara Lubich

Foto: © CSC

 

MOVIMENTOS, mkf. Luto na Igreja; luto nos movimentos; luto outrossim em Schoenstatt . Na madrugada do dia 14 de março do ano em curso faleceu em seu Focolar, situado em Rocca di Papa, nas abas de Roma, Chiara Lubich. Na quinta-feira, a seu pedido, foi levada para casa para passar as horas derradeiras de sua vida em companhia de seus mais íntimos colaboradores e amigos.

Na quinta-feira milhares de focolarinos, espalhados no mundo inteiro, acompanhavam em oração sua fundadora. Em muitos lugares celebravam-se já em plena noite missas por Chiara Lubich, até então a presidente do Movimento dos Focolares. Outrossim fundadores, responsáveis e inúmeros membros de movimentos simpatizantes uniram-se em oração por ela.

Nos dias derradeiros o estado de saúde de Chiara Lubich agravara-se consideravelmente. Quarta-feira à noite a Fundadora do Movimento católico dos Focolares regressou da Clínica Gemeli, situada em Roma, para seu focolar, por outra, para Rocca di Papa, nas abas de Roma. Aos 89 anos de idade a fundadora de uma das maiores "novas comunidades", no mundo inteiro difundida, da Igreja Católica foi hospitalizada por causas " de deficiência respiratória". Segundo declarações do médico, prof. Salvatore Valente, Chiara Lubich foi levada para casa "a pedido expressamente dela". Ao mesmo tempo o referido médico lamentou por não haver o quadro clínico de Chiara apresentado melhoria alguma, mediante a medicação empregada.

Na presença de Maria Santíssima

Ainda nesta semana o papa Bento XVI havia-lhe escrito uma confortante carta pessoal; nessa carta, de próprio punho escrita, o papa prometeu-lhe sua oração e "bênção especial neste momento penoso que ela atravessava". Desejou-lhe o conforto necessário "e que se lhe seja cabida a experiência do valor redentor de um sofrimento inabalável em profunda comunhão com o Redentor."

Provenientes do mundo inteiro e por parte de representantes das diversas religiões haviam nestes dias de permanência na Clínica Gemelli chegado cartas endereçadas a Chiara. Até quarta-feira Chiara Lubich, mediante sua secretaria particular já de longuíssima data, Eli Folonai, fora mantida ao corrente sobre a afluência de correspondência. Entre as visitas junto a seu leito, estiveram nesses dias o Patriarca ecumênico Bartolomeu, o Cardeal de Praga, D. Miloslav Vlk e, outrossim, Andréa Ricardi, Fundador da Comunidade São Egidio. A mais bela visita fora talvez uma visita porém bem diferente. Nos dias derradeiros de sua vida havia-se repetidamente manifestado que ela experimenta profunda e claramente a presença espiritual de Maria Santíssima. Ao longo de toda a vida, Chiara esteve profundamente vinculada a Maria Santíssima, de forma que, na realidade, o Movimento dos Focolares traz o nome de Obra de Maria.

Schoenstatt une-se em agradecimento e oração

O Movimento Apostólico de Schoenstatt une-se em oração no Santuário-Original e em todos os Santuários Filiais, presentes no mundo inteiro, ao Movimento dos Focolares, agradecendo a Deus Pai pelo presente que deu a toda a humanidade, mediante a pessoa e o carisma de Chiara Lubich. Pede outrossim que na dor deste momento histórico do falecimento de sua fundadora, os focolarinos obtenham as graças de ser herdeiros de sua missão e que experimentem sua permanente presença espiritual; ela que agora goza da plenitude do amor em unidade com Cristo e Maria Santíssima.

A visita histórica de Chiara Lubich a Schoenstatt, ao Santuário-Original e ao túmulo do Pe. Kentenich por ocasião do jubileu de ouro do terceiro marco com todo o significado que este acarreta para a conjuntividade dos movimentos, mas outrossim e, de modo particular, para Schoenstatt em sua caminhada para o seio da Igreja, vincula para sempre Schoenstatt em gratidão com Chiara Lubich e em amizade com sua fundação.

Na carta de condolências, à Comunidade dos Sacerdotes do Movimento dos Focolares endereçada, mons. Peter Wolf, Diretor Geral do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt, entre outrem, escreve o seguinte: "Em mim encontra-se vivamente presente o pensamento de que a sexta-feira dolorosa de hoje é uma data que se presta bem expressamente à vossa fundadora. Nesta memória remota a Igreja sempre pensou nas dores de Maria Santíssima e meditou sua participação na morte de Cristo Jesus; do encontro com Chiara, ocorrida na Suíça, onde os sacerdotes dirigentes de vosso movimento e os de Schoenstatt se reuniram com ela, conservo ainda em viva memória suas palavras referentes à dor do abandono de Deus para com Cristo Jesus, pregado na cruz, ainda antes do lançamento de seu livro; não encontrei ninguém que tenha vivenciado e interpretado esse momento da paixão de Cristo tão profundamente quanto ela. Ai ela se encontra inexcedivelmente próxima da Mãe de Jesus. Sua morte, ocorrida nesta festa de Maria Santíssima da sexta-feira das dores, é qual selo neste grande âmago interno de sua espiritualidade, que vive inteiramente da proximidade de Jesus abandonado. Ai, junto à Cruz, no lugar onde Maria Santíssima se encontra, está a fonte para o carisma da unidade que lhe foi facultado e que, agora, permanece vivo entre vós. Aproveito igualmente esta hora para manifestar meu mais profundo agradecimento por tudo o que deste inesquecível encontro com Chiara, sucedido em 1999, prosperou em Schoenstatt . Este encontro tornou-se-nos reciprocamente uma bênção e pôde atuar até ao seio da conjuntividade dos movimentos espirituais na Igreja..."

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 04.04.2008