Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0247pt-deu-leisner-vermeegen.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0247pt-deu-leisner-vermeegen.php on line 10
Um companheiro de Carlos Leisner comemorou ontem o nonagésimo quinto aniversário natalício
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-02-22

Da sala dos mapas, passando pela magnífica jornada para alunos do liceu, ocorrida em Schoenstatt

Um companheiro de Carlos Leisner comemorou ontem o nonagésimo quinto aniversário natalício

 
P. Josef Vermeegen, Weggefährte von Karl Leisner

P. Josef Vermeegen, compañero de Carlos Leisner

Fr. Joseph Vermeegen, comrade of Karl Leisner

P. Josef Vermeegen, Weggefährte von Karl Leisner

 

Am 21. Februar ist er 95 Jahre alt geworden

Cumplió 95 años el 21 de febrero

He celebrated his 95th birthday on February 21

Am 21. Februar ist er 95 Jahre alt geworden

Fotos: Archiv © 2008

 
   

ALEMANHA, Werner Stalder. No espólio do antigo bispo de Muenster, Alemanha, D.Heinrich Tenhumberg, um historiador encontrou uma carta que Carlos Leisner, no dia de sua ordenação diaconal, ocorrida em 25 de março de 1939, escrevera a um antigo colega de escola por ocasião da ordenação presbiteral deste, em 26 de março de 1939; o destinatário dessa carta era o pe. José Vermeegen, oriundo de Goch, Alemanha, que, no dia 21 de fevereiro derradeiro, celebrou o nonagésimo quinto aniversário natalício. Eis, pois, então o conteúdo da referida carta: "Minhas cordiais congratulações fraternas pelo dia de tua ordenação e festa! Na lembrança de tantas alegres e relevantes horas de diálogo e vida comunitária (da sala dos mapas, passando pela magnífica jornada para alunos de liceu, ocorrida em Schoenstatt, a que devo tantas graças e minha vocação, até a nosso derradeiro encontro em Olpe, Alemanha) surgem estas sinceras congratulações de meu mais profundo sentimento de gratidão."

Faz-se aqui menção da sala dos mapas do liceu estadual de Kleve, Alemanha, onde ficavam guardados os grandes mapas para as aulas de Geografia, História e Religião. O bibliotecário, um professor efetivo do liceu, era o "chefe"; dois alunos do nono e penúltimo ano do liceu (sistema de ensino alemão) tinham de zelar pela ordem deste setor, sobretudo na entrega e devolução do material. Assim, de 1931 a 1933 Carlos Leisner e José Vermeegen foram os depositários dos mapas; nos intervalos das aulas permaneciam na sala dos mapas onde tinham então muito tempo e ocasião para "alegres e relevantes conversas."

O pe. José Vermeegen nasceu em 21 de fevereiro de 1913, em Goch, Alemanha. José (Jupp) Vermeegen e Carlos Leisner freqüentaram conjuntamente a classe mista de Ol e Ul, no ano letivo de 1932/1933; há uma foto da referida classe tirada durante uma caminhada empreendida ao Kampmuseu de Nimwegen. Em 1933 Vermeegen foi aprovado no exame de vestibular e, no dia 1º de maio de 1933, ingressou no noviciado dos Palotinos em Olpe, Alemanha. Fez seus estudos em Rheinbach e Limburgo. Ai, no Domingo de Ramos, 26 de março de 1939 foi ordenado presbítero, sendo sua primeira Missa celebrada em sua terra natal, Goch, em 9 de março de 1939. A Igreja Liebfrauen foi dedicada em 31 de maio de 1933, de modo que o pe.Vermeegen foi o primeiro presbítero, proveniente desta paróquia; outras trajetórias do aniversariante idoso: de 1940 a 1947 sacerdote religioso na assistência religiosa na paróquia de Falkenstein/Oberpfalz; de 1947 a 1961 assessor do Ramo da Juventude no lugar de peregrinação Schoenstatt , situado nas abas de Vallendar; de 1961 a 1965 capelão do Hospital de Stommeln e Bruel, e de igrejas perto de Sieg; em 1965 ocorreu o ingresso na Comunidade dos Padres de Schoenstatt . A partir de 1969 atuou na assistência a romeiros em Schoenstatt e no trabalho de retiros da comunidade. Celebrou o jubileu de prata, ouro e diamante de seu sacerdócio em Goch, Alemanha. Em outubro de 2003 deteve-se, por último, em sua terra natal por ocasião da Missa de ação de graças pela canonização do Pe.Arnold Janssen.

Presente na cerimônia de beatificação de Carlos Leisner

O pe. Josef Vermeegen participou na cerimônia da beatificação de Carlos Leisner, ocorrida em 23 de junho de 1996, em Berlim, Alemanha. Reside na Casa Provincial dos Padres de Schoenstatt, situada no "Monte Sion"; apesar de estar fortemente debilitado pela enfermidade de que padece, encontra-se assaz lúcido. Já em idade avançada, ainda celebra ou concelebra diariamente.

À carta de Carlos Leisner, ao pe.José Vermeegen endereçada, as gerações posteriores devem importante testemunho de como a jornada para alunos do liceu, ocorrida em Schoenstatt, o havia fortemente impressionado.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 11.03.2008