Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0189pt-deu-krippensingen.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0189pt-deu-krippensingen.php on line 10
"Dez minutos junto ao presépio" nos Centros de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-01-08

Pequenos prodígios junto ao presépio

"Dez minutos junto ao presépio", pastorais e muito mais, nos Centros de Schoenstatt de Canisiushof, de Mannheim, e de Dietershausen, Alemanha

 

Krippenspiel im Schönstattland beim Canisiushof, Kösching

Pesebre viviente en Canisiushof, Koesching, Alemania

Living Manger at the Cansiushof, Koesching, Germany

Krippenspiel im Schönstattland beim Canisiushof, Kösching

 

Kleine Sterne

Estrellitas

Little stars

Kleine Sterne

Fotos: Sr. M. Elinor Grimm © 2008

 
Kindersegnung in Dietershausen  

Bendición de niños em Dietershausen

Blessing of children in Dietershausen

Kindersegnung in Dietershausen

 
Ein Chor wirkt mit bei den Zehn Minuten an der Krippe  

Un coro participando en los „10 minutos junto al pesebre“

A choir participating in the “Ten minutes by the crib”

Ein Chor wirkt mit bei den “Zehn Minuten an der Krippe”

Fotos: Mierswa © 2008

 
Gut vierzig Personen kamen ins Heiligtum in Mannheim&  

Unas 40 personas llenaron el Santuario de Mannheim...

Some 40 people filled the Shrine in Mannheim...

Gut vierzig Personen kamen ins Heiligtum in Mannheim…

 
... zum Weihnachtsliedersingen.

... para cantar villancicos.

...for Christmas carlos.

... zum Weihnachtsliedersingen.

Fotos: Heberling © 2008

 
   

SCHOENSTATT, mkf. Na quadra de Natal, não somente em Schoenstatt, senão que em muitos Centros de Schoenstatt da Alemanha, as portas de Santuários, igrejas e capelas particulares abrem-se para muitas pessoas que procuram um encontro com o Deus Menino e com sua mãe junto ao presépio, bem como com pessoas vivas que se vêem tão tocadas pelo Menino deitado na manjedoura que podem contagiar outrem com sua fé e amor.

Em três datas distintas, quase trezentas pessoas vieram visitar o presépio na Igreja Celeiro no Centro de Schoenstatt , situado nas abas de Canisiushof, Alemanha; Já desde longa data alguns empreendem esta visita, outros, pela primeira vez. "É tão gratificante quando depois se pode conversar com alguns na Casa de Formação, convidando-os eventualmente para outras atividades!", relata a Ir. M. Elinor Grimm. "Muito me alegro ao saber que uma família, por iniciativa própria, havia acolhido o convite para a Jornada dedicada a famílias a respeito da Primeira Comunhão". Uma senhora de Moscovo havia tirado da estante das publicações o convite" acabado de ser impresso" para o Dia da Mulher. Isto lhe interessa. As pastorais, entoadas juntamente com as crianças, são tão belos!

Um pai agradeceu pelo fato de poder ter estado novamente presente com o filho, portador de grave deficiência. Veio uma vez mais, trazendo outrossim a antiga namorada húngara " au pair". Esta, entretanto enfermeira pediatra em Munique, sempre visita de bom agrado a família, como disse. Alegrou-se de poder ter tido a oportunidade de falar com duas estudantes húngaras, que estavam presentes nessa ocasião. Juntamente com a Ir. M.Anne não mediram esforços na venda de rifas, cujo produto de venda reverte em favor da Juventude Feminina da Romênia e da Hungria.

Todos querem ser contemplados com prêmios

Além da alegria proporcionada pela aquisição das rifas, surge inevitavelmente a tensão provocada pela expectativa de algum prêmio. Nos dias de reflexão, ocorridos no período do Advento, havia já surgido o pedido que a compra de rifas pudesse ser efetuada nas mesas, para que todos se alegrassem com os prêmios ganhos. Dado ao êxito da venda de rifas no ano derradeiro, a sala do sorteio permaneceu na sala dos grupos até aos "Dez Minutos junto ao presépio". Na tarde de 24 de dezembro, uma família que mora a uma distância de 30 km daqui veio informar-se a respeito da data dos "Dez minutos junto ao presépio"; depois vinha aos domingos. A uma menina foi-lhe sorteado um enorme boneco de neve de pelúcia: " Este é para a minha irmãzinha!" disse a referida menina, radiante de alegria. Por pouco ele não cabia no carrinho da criança, pois tinha o dobro do tamanho da pequenina. As crianças outrossim se alegraram visivelmente com as pequenas estrelas, que cada uma pôde levar consigo para casa. A família contou-me que a pequena estrela havia sido depositada no presépio de casa. Assim sabem quantas foram as vezes que estiveram aqui! A confecção das estrelas para os "Dez minutos junto ao presépio" ficou aos cuidados da mãe de uma irmã nossa, que as confeccionara às centenas.

O filho mais velho de uma família oferecera uma rifa à irmã de onze anos de idade, que não havia trazido dinheiro; seu prêmio, porém recebeu-o a irmã mais nova, o ditoso "benjamim".

Da bênção de mães e pais ao batizado

"Hoje uma jovem mãe mostrou-me orgulhosa a filhinha com a qual há nove meses veio à bênção de mães no Santuário", assim narra a Ir. Elion. De outra mãe participante da bênção de mães tomei conhecimento de que deseja que o filho seja batizado pelo sacerdote que, em junho, lhe havia dado a bênção, bem como a presença do coro de jovens que havia escutado na Casa Provincial, na celebração eucarística da tardinha do domingo, finda a cerimônia da bênção de mães e pais. Em fevereiro deverá ocorrer aqui o batizado. Em novembro derradeiro foi batizado no nosso Santuário, pelo pároco de seu lugarejo, o pequeno Jonas, desde há muito tempo pelos pais desejado.

Desde que os "Dez minutos junto ao presépio" ocorrem aqui, um pai marca presença com o seu acordeão. No início a filha acompanhava-o, tocando flauta e clarinete. Dado esta entretanto freqüentar o curso de magistério , o referido senhor vem acompanhado de crianças de seu grupo de flautistas. Este ano, além da presença da esposa, esteve igualmente presente o filho, soldado do exército, acompanhado da namorada.

Findas as pastorais convidamos os presentes para visitarem outrossim os presépios do Santuário e da Casa Provincial.

Antes do Natal: um dormitório improvisado debaixo de um lugar sagrado

Agora, na quadra do Natal, grande é a afluência de fiéis ante os presépios; no derradeiro fim de semana antes do Natal, devido ao grande número de crianças, o salão de festas, situado debaixo da capela da casa, havia-se transformado em grande dormitório, por outra, em acampamento de colchões, uma vez que já não havia lugar na Casa Max Brunner! As meninas dormiram tão profundamente que nem o barulho do órgão da missa dominical as acordou! Este fim de semana, destinado a adolescentes entre os dez e doze anos de idade, fora, sem dúvida alguma, o predileto. Isto se deve também ao início de férias e, com isso, a ausência de deveres escolares! Para a maior parte delas fora uma honra poder dormir na Casa Provincial e, mais ainda, em um lugar quase sagrado! Algumas delas já haviam feito esta experiência no ano findo. O piano que aí se encontra havia outrossim encantado as adolescentes, de forma que houve um impressionante concerto de piano com acompanhamento de flautas, e o cântico:"Que faz o boi no presépio?", tipicamente bávaro.

Modesto, mas em atmosfera afável: pastorais no Santuário de Mannheim

Pelas 15:00hs de 27 de dezembro derradeiro foram convidados jovens e adultos para cantarem as joviais pastorais no Santuário de Mannheim; compareceram cerca de quarenta pessoas, constituindo um conjunto de colorido diversificado. "Em face dos feitos nos grandes centros de Schoenstatt, fora um pequeno grupo, mas, no Santuário, junto à Mãe, junto ao presépio e árvore de Natal formou-se uma atmosfera bem acolhedora.", diz Willibald Heberling. E prossegue: "A bem dizer já não havia lugar no Santuário"; os cânticos brotavam de corações rejubilantes de alegria, acompanhados pelos múltiplos sons do teclado; a estes fora outrossim intercalada a narração de contos e poesias. A seguir ocorreu um espaço dedicado a pedidos de cânticos manifestados por cada um dos presentes; e figurava não ter fim. Finto esse, os presentes foram convidados a se dirigir à Casa do Encontro onde, na Sala Pe. Kentenich, deliciosos biscoitos e chá quente, servidos em mesas ornamentadas, os aguardavam. "Nos próximo ano voltaremos!", assim disseram alguns à despedida.

A bênção das crianças no término dos "Dez minutos junto ao presépio", em Dietershausen

Muitos foram os coros e grupos musicais das imediações de Dietershausen que deram seu contributo nesta ação "Dez minutos junto ao presépio" deste ano e que, uma vez mais, fora muito bem acolhida. Até a solenidade da Epifania do Senhor houve diariamente às 16:00hs o cântico das pastorais pedidas, seguindo-se a bênção de crianças e famílias.

Nota do tradutor: Pastorais – composições vocais ou instrumentais, cuja parte cantante reproduz o som e as melodias dos pastores.

Com o aporte de Willibald Heberling e das Irs. Elinor Grimm e Renate Mierswa

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil.

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 25.01.2008