Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1153pt-pry-caaguazu-santuario-hogar.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1153pt-pry-caaguazu-santuario-hogar.php on line 10
Instituição do Santuário-Lar e a entrega de Imagens da Mãe Peregrina de Schoenstatt, em Caáguazú
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-11-16

Que por toda a parte Schoenstatt faça desabrochar santas sementes

Instituição do Santuário-Lar e a entrega de Imagens da Mãe Peregrina de Schoenstatt, em Caáguazú, Paraguai

 

Schönstatt-Treffen in Caáguazú: Besprechung mit den Koordinatoren der Kampagne der Pilgernden Gottesmutter

Jornada en Caáguazú: Reunión con las coordinadores de la Campaña del Rosario

Meeting in Caáguazú: interview with the coordinators of the Schoenstatt Rosary Campaign

Schönstatt-Treffen in Caáguazú: Besprechung mit den Koordinatoren der Kampagne der Pilgernden Gottesmutter

 

Workshop

Taller

Workshop

Workshop

 
Vorbereitung auf die Überreichung von Bildern der Pilgernden Gottesmutter  

Se prepara la entrega de imagenes peregrinas

Preparing for the commissioning of Pilgrim MTA’s

Vorbereitung auf die Überreichung von Bildern der Pilgernden Gottesmutter

 
Die Missionare kamen aus verschiedenen Orten dieses Bezirks  

Los Misioneros llegaron de varias localidades de ese departamento.

The missionaries came from different places in this district

Die Missionare kamen aus verschiedenen Orten dieses Bezirks

 
Vor der Einweihung des Bildstocks  

Antes de la bendición de la ermita

Before the blessing of the wayside shrine

Vor der Einweihung des Bildstocks

 
Pater Antonio Cosp (re.) im Gespräch mit Pfarrer Otazúa

El P. Antonio Cosp (der.) con el parroco del lugar, el Padre Otazúa

Father Antonio Cosp (right) with the parish priest, Fr. Otazúa

Pater Antonio Cosp (re.) im Gespräch mit Pfarrer Otazúa

Fotos: Alvarenga © 2007

 
   

PARAGUAI, Ana María e Luis Alvarenga. Em tempos de outrora , a cidade Caáguazú fora conhecida pelos seus impenetráveis bosques e por sua frondosa e densa vegetação. Daí o significado outrossim de seu nome em Guarani: caá – bosque, guazú - grande. Ainda que o panorama seja hoje outrossim diferente, dado já não haver quase bosques, a terra, no entanto, ainda permanece muito fértil, e fértil é outrossim a terra nos corações de seus habitantes, ou até mesmo muito mais do que isso. Por isso, ao partirem duas jardineiras da MTA do terreno schoenstattiano de Ciudad del Este para semear em uma única tarde algumas sementes, estas caíram em terra fértil; e os primeiros frutos puderam ser hoje colhidos

Volvida a visita em Ciudad del Este, onde dera uma conferência para toda a Família de Schoenstatt - uma espécie de jornada de encerramento das atividades do ano, antes do longo período de férias de verão – e um dia de reflexão para o Ramo das Famílias de Schoenstatt , Pe. Antonio Cosp, Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Paraguai, visitou, em 4 de novembro derradeiro, no regresso de viagem, Caáguazú, que se encontra aproximadamente de metade do percurso entre Asunción e Ciudad del Este, em companhia de um grupo de dirigentes da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Entre eles, encontravam-se Ana e Luís Alvarenga, os coordenadores da Campanha, Pichina e Jorge Ferreira da Liga das Famílias e Nelson Perez da União das Famílias, que apóiam a Campanha. Nelson Perez é o único violeiro da Família de Schoenstatt local, de modo que é sempre muito "necessária" sua presença.

Em agosto derradeiro, Lichi Perez e Mima Cardona, uma senhora do Ramo das Famílias de Ciudad del Este, que há pouco tempo se havia mudado para a cidade de Asunción, trabalhando com todo empenho em prol da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, ministraram um seminário sobre o Santuário-Lar. Na tarde do mesmo dia foram eleitas as novas coordenadoras: Maty, Yenni e Milú, que logo se prontificaram a construir um nicho.

E a água vivificante do Espírito Santo impregnou a terra fértil; e destas sementes "floresceu" no mês de outubro um nicho! Como ocorrera há noventa e dois anos no Santuário Original de Schoenstatt, Maria Santíssima pretendia novamente estabelecer-se aqui, preparando novo lugar de graças.

... e as plantas cresceram e produziram fruto

O objetivo da viagem a Caáguazú neste dia 4 de novembro, em companhia da Imagem Peregrina Auxiliar da Campanha, fora a instituição de dez Santuários-Lar, a entrega de cinco novas imagens da Mãe Peregrina e uma reunião de Pe.Antonio Cosp com as novas coordenadoras e com o Pe.Otazúa, franciscano, pároco de Caáguazú.

Fora uma tarde radiante! As missionárias vieram de vários lugarejos do município. À chegada da Imagem Peregrina Auxiliar, todas elas queriam ser os braços e pernas de Nossa Senhora. Findo o cântico de saudação, levaram-na até ao novo nicho, diante do qual já se encontravam, como ocorre por ocasião das instituições comunitárias do Santuário-Lar no Santuário de Ciudad del Este, mesinhas com os respectivos símbolos dos Santuários-Lar de cada missionária.

A água do lago do terreno schoenstattiano e a foto do Santuário, qual espelho de força de evangelização que irradia esse lugar, fazem parte dos símbolos que foram bentos. Efetuou-se igualmente a bênção do nicho, a instituição comunitária dos Santuários-Lar e a bênção das imagens peregrinas de Schoenstatt, que , a seguir, foram entregues.

Pai, tu és o semeador, e em ti semeio outrossim

É impossível descrever com palavras o que significa vivenciar a fé de um lugar tão simples e com uma solidariedade fora do comum que agora tem, em seu meio, um pequeno terreno de Schoenstatt , com um bosquinho em que Nossa Senhora, qual ponte, os conduz ao Pai eterno.

Neste ano, ano a nosso Pai Fundador dedicado aqui no Paraguai, o Pe. Kentenich, como semeador da semente de Schoenstatt, caminhou pelo Paraguai em companhia de seus instrumentos, que se colocaram à sua inteira disposição e lhe disseram: "Pai, aqui estou. Tua missão, minha é!"

Trad:Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 20.11.2007