Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1151pt-pjk-arraigo-en-el-pf-pn23.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1151pt-pjk-arraigo-en-el-pf-pn23.php on line 10
Reflexões ao aniversário de Pe. José Kentenich
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-11-16

Arraigo no P. Fundador

Reflexões ao aniversário de Pe. José Kentenich

 

Ein Vater für alle...

Un Padre para todos...

A Father for all...

Ein Vater für alle...

Fotos: Archiv © 2007

 

Ihn kennen und anerkennen&

Conocerlo, reconocerlo...

Get to know him, acknowledge him…

Ihn kennen und anerkennen…

 
Ihm folgen  

Seguirlo

Follow him

Ihm folgen

Fotos: Pardo © 2007

 
   

PJK, P. Nicolás Schwizer. A vivência, a relação pessoal com o Fundador é um dom. É uma graça que contem uma experiência que ninguém nos pode dar. Temos que conquistar-la cada um: encontrar-se, viver sua história com Ele e querer-lo pessoalmente na medida em que experimente seu carinho. Cedo ou tarde, a cada schoenstattiano chegará esse momento de graça.

O que podemos fazer concretamente para que se nos de essa graça? Como podemos abrir-nos a graça de um profundo arraigo no PF?

Conhecer-lo.

É difícil, querer a alguém a quem não conhecemos bem. O primeiro passo é conhecer o P. F., interessar-nos por ele, abrir-nos a sua pessoa. Para muitos é difícil ler e estudar, mas é a melhor maneira de conhecer-lo a fundo, sua pessoa, sua vida e sua obra. Se, queremos aproximar-nos ao Padre Fundador, havemos de fazer esse esforço.

Assim descobriremos que o sentido mais profundo de sua vida era ser Pai. No decorrer dos anos podemos ver como cresceu e se desenvolveu essa graça da paternidade que Deus lhe concedeu.

Ele sentia e dizia que seu ser pai foi o núcleo de sua personalidade e missão. Deus nos deu assim um Fundador cujo carisma pessoal foi o de irradiar esse rosto de pai. Deus Pai nos regalou um reflexo vivo de sua própria paternidade.

Estudando a vida do P. Kentenich, podemos descobrir outro traço essencial de sua personalidade: diante dos homens, ele era e queria ser sempre pai, mas diante de Deus sentia-se sempre como criança, como a criança mais pequenina.

O homem maduro é filho e é também pai, é como uma ponte através da qual Deus quer dar-se a nós. Esse é o ideal que o Padre predicou e encarnou durante toda sua longa vida.

Reconhecer-lo.

Conhecer e reconhecer não são a mesma coisa: p.ex. o diabo conhece a Deus, mas não o reconhece. Em que sentido havemos de reconhecer-lo?

Como Cabeça da Família de Schoenstatt. Como tal tem uma posição de primazia dentro da Família. Pessoalmente é o portador de uma grande missão, missão que entregou a toda a Família. Mas foi ele quem a recebeu. Por isso, temos que reconhecê-lo e aceita-lo como Cabeça, se quisermos pertencer a sua Família.

Seguir-lhe.

Não é suficiente só reconhecê-lo. Devemos identificar-nos com ele e com sua obra. Sua vida exemplar o autoriza ser nosso modelo. Porque ele á a melhor encarnação do que Schoenstatt pretende: criar um homem novo, numa nova comunidade. Havemos de ser fieis a seu espírito, seus princípios, sua missão. Só assim seremos autênticos filhos seus que possam levar adiante sua obra.

Vincular-nos.

O Padre, por seu lado, quer tomar contato com cada um de nós, nos busca nos convida a aproximar-nos a ele. Devemos receber-lo, dar-lhe um lugar em nossa vida, acolher-lo em nosso coração. Aceitar-lo como nosso pai, sentir-nos seus filhos. Assim começaremos a compartilhar nossa vida com ele, assim como a compartilhamos com Maria.

Então vamos começar a dialogar com ele, contar-lhe nossas alegrias e penas, lutas, êxitos e fracassos. Pediremos a ele conselho, ajuda. Vamos confiar nele e rezar-lhe, p.ex. a novena. E então nos entregaremos também a ele, a seu cuidado e proteção paternal, a sua mão condutora e educadora.

E o fruto de toda essa vinculação crescente ao Padre, é um arraigo profundo em seu coração. Ali nos recebe a todos nós, nos faz saber e sentir como seus filhos queridos, nos ampara em seu amor paternal. E, por sobretudo, nos leva ao coração de Deus, onde nos sentiremos amparados e arraigados eternamente.

Tradução: Lena Barros de Ortiz. União de Familias no Paraguay

Texto quinzenal do Padre Nicolas Schwizer. É a ficha 23: Arraigo no P. a qual está disponível também em espanhol, alemão e em inglês. Para inscrição: pn.reflexiones@gmail.com

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 16.11.2007