Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/10/7t1056pt-sch-1810buendnisfeier-abend.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/10/7t1056pt-sch-1810buendnisfeier-abend.php on line 10
Renovação da Aliança de Amor, realizada em 18 de outubro de 2007, em Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-10-18

Um testemunho de que este Santuário se tornou o lugar de nossa esperança

Renovação da Aliança de Amor, realizada em 18 de outubro de 2007, em Schoenstatt

 

Tu Santuario irradia sobre nuestro tiempo los resplandores y la gloria del Sol de Tabor...

Your shrine radiates into our times the brilliance and splendor of Tabor’s sun...

Dein Heiligtum strahlt aus in unsere Zeit der Taborsonne Glanz und Herrlichkeit

Foto: POS Brehm © 2007

 

Vigilia: todo centrado en el icóno de Tabor

Vigil: centered in the Tabor Icon

Die Liturgie ist ganz ausgerichtet auf die Tabor-Ikone

 
 

Veneración

Veneration

Verehrung

 
 

Peregrinación al Santuario Original

Pilgrimage to the Original Shrine

Auf dem Pilgerweg zum Urheiligtum

 
 

La Auxiliar de Alemania presidió la celebración; se entregaron varias peregrinas

The Auxiliary of Germany presided the celebration; several Pilgrim MTA’s were sent out

Die Auxiliar von Deutschland bildete einen echten Blickfang; später wurden auch mehrere Bilder der Pilgernden Gottesmutter ausgesandt

Fotos: POS Fischer © 2007

 

Niños participaron en la procesión

Children participated in the procession

Auch Kinder waren bei der Prozession dabei

 

El coro

The choir

Der Chor

Fotos: POS Brehm © 2007-10-19

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 
   

SCHOENSTATT, mkf: "Queremos deixar-nos inflamar nesta esperança. Quem tem a luz de Cristo, pode trilhar o caminho em meio à obscuridade. Para ele cada caminho torna-se o caminho de esperança, sobretudo quando se aproxima de um lugar de esperança; sem embargo, é precisamente o que iremos fazer nesta noite; pois o pequeno Santuário, situado no vale, tornou-se de fato um lugar de esperança para nós. Faiscou a centelha da esperança no coração de nosso Pai ; inflamaram-se corações juvenis – outrora e sempre de novo. Isto irá outrossim ocorrer nesta noite, ao renovarmos nossa Aliança de Amor no lugar santo. Nosso caminho para aí trilhado é um como testemunho, uma como sintonia com os passos dados rumo a ele, de modo que este Santuário se tornou o lugar de nossa esperança." Na noite de 18 de outubro de 2007, Mons.Peter Wolf, com estas palavras, convidou os romeiros a abrirem-se a esta hora de graças, peregrinando ao Santuário-Original, ao lugar de esperança, ao Tabor para o nosso tempo. Um testemunho, uma sintonia com os passos dados rumo a esse lugar santo ou com o coração de que este Santuário se tornou o lugar de nossa esperança é tudo aquilo que ocorrera e ocorre neste 18 de outubro em torno dos Santuários de Schoenstatt e, de modo particular, no Santuário-Original.

"Tuperanda... radia! Muitos pediram alguns dias de férias para trabalhar aqui; são mais de 400... Reina muita alegria no trabalho, verdadeiro entusiasmo, como sempre ou, talvez, ainda mais", assim escrevera o Pe.Antônio Cosp, Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, no Paraguai, na tarde de 17 de outubro derradeiro, no último dia da novena preparatória para o "Dia de Nossa Senhora de Schoenstatt"; em cada dia da novena fora publicado em um dos mais conceituados jornais do país um artigo sobre Schoenstatt. Todo o trabalho empreendido destinara-se à esperada presença de 35 mil romeiros em 18 de outubro derradeiro. Este e cada trabalho preparatório, cada prece, cada Missa, cada Aliança de Amor hoje selada, como a de um grupo de moças na ermida de Ituzaingó, Argentina, cada romaria, cada coroação, cada terço é um testemunho de que este Santuário se tornou um lugar de nossa esperança, um lugar de graças, um Tabor para os nossos dias, como ocorrera neste 18 de outubro em todas as celebrações em Schoenstatt. Celebrar o 18 de outubro, assim dissera o Pe.Javier Arteaga na Argentina, significa renovar a Aliança de Amor com a MTA, o firme sim magnânimo e confiante ao serviço de Maria e de sua obra; celebrar o 18 de outubro significa, contudo, outrossim renovar o amor à Família de Schoenstatt e o espírito de instrumento apostólico e missionário.

Depois de um dia com vasta programação, com que a Família de Schoenstatt alemã havia transformado este 18 de outubro em dia festivo, junto ao berço do Movimento Apostólico de Schoenstatt , ao cair da noite, às 19:30hs, reuniram-se todos – os delgados da Jornada de Outubro, muitos romeiros da Alemanha e do lugar de Schoenstatt , bem como um enorme grupo de romeiros, provenientes da Argentina, Equador, Chile, dos EUA e da Hungria, para celebrar e renovar a Aliança de Amor.

Um ímã para todos

Ao longo do dia todo afluíram peregrinos ao Santuário-Original. Apesar de já não fazer bom tempo e ser um dia de semana, o convite para vir a Schoenstatt em 18 de outubro encontrou acolhida! Quem, além da própria Nossa Senhora, saberá quantas renovações da Aliança se realizaram neste dia,quantos profundos encontros, quantos momentos de nova decisão, quantos momentos de gratidão, de comoção, de propósitos renovados ocorreram neste pequeno Santuário de Schoenstatt , o berço de todos os Santuários Filiais, na origem e na meta de tantas correntes de graças que fluem pelo mundo e corações? Sejam as senhoras de Mendoza e Rio Cuarto na Argentina – uma mãe com filhas e noras - que haviam vindo a Schoenstatt para celebrar o 18 de outubro e que para a maioria delas esta era a primeira vez que pisavam a terra de Schoenstatt; sejam os jovens casais do Equador; seja Cristiano Figueroa com a esposa, do Instituto das Famílias de Schoenstatt no Chile; o idioma, porém, não constituira obstáculo algum para o referido casal acompanhar a celebração, uma vez que Cristiano, sabendo alemão, serviu de interprete à esposa; sejam os schoenstattianos da Polônia ou dos EUA que vieram ao Santuário-Original; seja uma família de Berlim; uma mãe idosa da Liga das Mães que veio apenas para celebrar o dia 18 de outubro... ou o segundo curso da Liga das Famílias da Hungria que pretendia dar início a um período de formação em Schoenstatt , precisamente no dia 18 de outubro. Mal chegaram de longa viagem, dirigiram-se ao Santuário-Original para renovar a consagração.

Luz do Tabor

A celebração para a renovação da Aliança de Amor , em estilo de vigília, teve início na Igreja dos Romeiros com uma liturgia, em cujo ponto central se encontrava o ícone do Tabor que esteve exposto ao longo do dia no presbitério, havendo assim sido tema de meditação em celebrações anteriores. "A Capelinha, situada no vale, deverá ser nosso Tabor, ‘em que se manifestem as glórias de Maria’. Nos anos imediatos nosso Fundador sempre se detivera de novo neste ponto: tomar a peito a presença de Nossa Senhora e confiar em sua atuação silenciosa. Algo desta devota confiança outrossim o encontramos no devoto trato da Igreja Ortodoxa com os seus ícones; os ortodoxos honram a presença do Senhor e de sua Mãe Santíssima em seus ícones, mediante o incenso e o ósculo. Contam com a sua proximidade e atuação, tal como nós o fazemos com o nosso Santuário e com a Mãe Peregrina; a partir deste procedimento, queremos abrir-nos ao feito de esperança que meditamos no ícone da Transfiguração no monte Tabor", assim conduzira Mons.Peter Wolf os fiéis ao espírito da liturgia que se encontrava impressa com elementos no estilo da Liturgia ortodoxa, de meditação e cânticos de reflexão, acompanhados de forma magistral, tanto vocal quanto instrumental, por um pequeno grupo. Tudo fora um unissonância em peregrinação rumo ao Santuário-Original e à renovação da Aliança no lugar santo.

Com bandeiras, velas em diversas cores, jarros dos Santuários em Schoenstatt e a Auxiliar da Campanha na Alemanha, todos se dirigiram em procissão, rezando e cantando, pela escuridão da noite, rumo ao Santuário-Original.

Unidos a toda a Família de Schoenstatt Internacional

Defronte dos "túmulos dos heróis", à retaguarda do Santuário-Original, encontrava-se uma espécie de "Trono" com imagens da Mãe Peregrina – entre as quais a Imagem nº5.000 da Alemanha – sobre o qual fora colocada a Auxiliar da Campanha. Foram-se alternando cânticos e textos referentes às palavras do Documento de Fundação de 18 de outubro. Enquanto um jovem elevava um jarro – o jarro onde são depositadas as cédulas com as contribuições para o Capital de Graças - a fim de que todos os que se encontravam no amplo meio-círculo pudessem vê-lo, textos e cânticos convidavam os presentes a fazer então o oferecimento de suas contribuições para o Capital de Graças.

Ao ser o jarro a seguir levado para o Santuário-Original, foram acendidos fortes holofotes, e o Santuário-Original refulgia na claríssima luz, na luz do Tabor! Um momento que causou certo recolhimento e comoção em cada um dos presentes... Como poderei eu contribuir para que o Santuário refulja? Transcorrido breve instante de silêncio absoluto, todos recitaram, a uma só voz, em diversos idiomas, unidos a toda a Família de Schoenstatt Internacional, a oração: "Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós..."

Entre cânticos expressivos e vivamente entoados, o coro acompanhou a cerimônia junto à fogueira, onde foram queimadas as cédulas depositadas nos jarros, como contribuição para o Capital de Graças.

"Temos os pés gelados" diz uma senhora do Equador a caminho de Marianau. "Mas arde-se-me o coração!"

Trad: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 09.11.2007