Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/09/7t0954pt-bra-jufem-atibaia.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/09/7t0954pt-bra-jufem-atibaia.php on line 10
Encontro anual da Juventude Feminina de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-09-18

Geração Ver Sacrum, assumindo a missão!

Encontro anual da Juventude Feminina de Schoenstatt

 

Treffen der Mädchenjugend in Atibaia, Brasilien

Encuentro de la Juventud Femenina en Atibaia, Brasil

Meeting of the Girls’ Youth in Atibaia, Brazil

Treffen der Mädchenjugend in Atibaia, Brasilien

 

Die Königin der JUFEM (Mädchenjugend)

La Raina de la JUFEM

The Queen of the JUFEM (Girls’ Youth)

Die Königin der JUFEM (Mädchenjugend)

 
Das Zepter  

El cetro

The scepter

Das Zepter

 
Saalgestaltung  

Sala de conferencia

Conference hall

Saalgestaltung

Fotos: Ir. M. Dina © 2007

 

 

 

BRASIL, Ir. M. Diná Batista de Souza e Ir. M. Cícera Bezerra. Nos dias 7 a 9 de setembro reuniram-se cerca de 149 jovens (iniciantes e consagradas) à sombra do Santuário da Permanente Presença do Pai. Eram meninas entre 14 e 25 anos, vindas de 12 Dioceses, onde trabalhamos com a Juventude Feminina. Algumas viajaram até quinze horas para chegar em Atibaia. Mas isso não tirou a alegria e disposição para passarem três dias num ritmo acelerado de atividades diversas, como: palestras, debates em pequenos grupos, reflexão, retiro, momentos de adoração, santa Missa e muitos cantos acompanhados com gestos, danças e a alegria própria deste tempo de juventude.

Na sexta feira, 7 de setembro de 2007, dia da proclamação da Independência do Brasil, iniciamos o Encontro, pedindo a bênção e a presença da Mãe de Deus. Também foi entoado o Hino Nacional Brasileiro diante da bandeira. Depois descemos em alegre peregrinação até a sala do Encontro, levando o quadro da Rainha da Juventude Brasileira.

O belo tema e o desenrolar deste Encontro anual foi fruto da corrente de vida que brotou em nossa juventude, desde as jornadas e jubileus celebrados nos últimos anos, tempo no qual se despertou o anseio de consolidar uma nova Geração, que assuma mais conscientemente a missão, que marque a história da Juventude Feminina no Brasil e garanta o Ideal Nacional "Lírio do Pai, Tabor para o Mundo" para as gerações futuras. Este anseio encontrou eco no tema: Geração Ver Sacrum, assumindo a missão! – o qual foi a essência dos três dias de Encontro.

Incentivadas pela frutuosa visita do Papa ao Brasil

Os pontos altos do Encontro foram:

O aspecto formativo, aprofundando temas fortes e polêmicos em relação à vida e a dignidade humana – em especial a dignidade feminina – como: métodos de planejamento familiar aprovados pela Igreja, questões sobre namoro, Internet, testemunho na vida pública, no âmbito universitário, profissional, familiar e na Igreja. Com esse aprofundamento, visamos encontrar respostas para as aflições do tempo que a juventude enfrenta e aos perigos que ferem a dignidade feminina como o RELATIVISMO, NATURALISMO, CONSUMISMO, FALSOS CONCEITOS DO AMOR. A vivência destes pontos é a concretização do nosso Ideal: Lírio do Pai Tabor para o mundo.

O aspecto missionário: incentivadas pela frutuosa visita do Papa ao Brasil neste ano, foi também apresentada a proposta do Projeto "Missão Jovem Tabor", como uma forma de concretizar e ser resposta aos desafios que nossa Pátria nos coloca, principalmente para realizarmos a incumbência que o Santo Padre o Papa nos deixou de sermos evangelizadores dos jovens.

O aspecto espiritual, oferecendo momentos de oração, confissão, retiros etc.

A vinculação ao Pai e Fundador: na chegada as jovens recebiam uma "carta" do Pe. Kentenich que as saudava e se alegrava com sua presença. Depois elas eram convidadas a passar no "santuário-lar do Pai" e ali escreveram sua carta ao Pe. Kentenich. Essas cartas serão enviadas a Schoenstatt para serem colocadas no tapete junto ao sarcófago do Pai.

O ponto auge foi a renovação da entrega do cetro lirial para a Rainha da Juventude Brasileira.

 A Rainha tem o cetro de suas vidas na mão

Todo o encontro foi perpassado pelo espírito da nova presença do Pai, pois realizou-se justamente dentro do jubileu de diamante da sua vindo ao Brasil. No dia 7, foram 60 anos do lançamento da Pedra Fundamental do Santuário de Santa Maria e no dia 8, foram 60 anos da primeira consagração de um grupo de juventude feminina. Por isso os temas tiveram um forte acento das palavras do Pai: Faça-se a pequena Maria pura, singela e forte no sacrifício.

Depois de três anos de grandes jornadas da juventude feminina, podemos alegremente render gratidão à Santíssima Trindade que proporcionou um Encontro profundo e que correspondeu aos anseios da juventude. Assim, partiram alegres e cheias de confiança, sabendo que o sim assumido de formas tão diversas, será comprovado na vida diária com seus variados desafios. Mas partiram na confiança, sabendo que a Rainha tem o cetro de suas vidas na mão e irá acompanhá-las na força e graça da Aliança de Amor.

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 18.09.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum