Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/08/7t0869pt-deu-endel-emilietag.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/08/7t0869pt-deu-endel-emilietag.php on line 10
Jornadas sobre a Ir.Emilie
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-08-15

Oh! pudesse eu, ao menos, conseguir um tanto, assim como a Ir.Emilie conseguiu!

"Jornadas sobre a Ir.Emilie", realizadas na Casa Marienstein, Visbek-Endel

 

“Emilietag” in Endel: eine kleine Ausstellung mit Fotos weckte Aufmerksamkeit

Jornada sobre la Hermana Emilie en Endel, Alemania: Expo Emilie Engel

Retreat on Sr. Emilie Engel in Endel: a small display with photos attracted attention

“Emilietag” in Endel: eine kleine Ausstellung mit Fotos weckte Aufmerksamkeit

 

Abschluss am Heiligtum

Cierre en el Santuario

Closing at the Shrine

Abschluss am Heiligtum

 
Vortrag

Conferencia

Conference

Vortrag

 
Beim Studieren der neuen Novene

Estudiando la nueva novena

Studying the new novena

Beim Studieren der neuen Novene

 
Frühstück

Desayuno

Breakfast

Frühstück

Fotos: Sr. Beata Linde © 2007

 
   

ALEMANHA, IR.Beata Linde: Muitas senhoras da região de Oldenburger manifestaram interesse pela temática da jornada deste ano sobre a Ir.Emilie: "Anseio de algo mais – caminho para a riqueza interior" e marcaram presença nos dois dias de jornada, realizada no Centro de Schoenstatt de Endel. "Jornada sobre a Ir.Emile", um título um tanto fora do comum, é uma reunião em que são apresentadas a vida e obra da Ir.Emilie Engel, Irmã de Maria de Schoenstatt, falecida em 1955, em sua relevância para a vida de nossos dias. Em Endel, esta jornada ocorreu nos dias 30 e 31 de julho derradeiro, nos quadrantes de um encontro de café-da-manhã para senhoras.

"Meu lar é aqui em Marienstein - e muito mais do que isso!", confissões de uma participante, com o acréscimo: "O que me é oferecido sempre que aqui venho, torna-se para mim qual alimento para várias semanas. Estou ansiosa por saber como será a manhã de hoje!"

"Café-da-manhã para senhoras na Casa Marienstein" significa sempre: parques de estacionamento cheios, muitas senhoras simpáticas, atmosfera hospitaleira e uma manhã com um programa bem recheado, tanto para o corpo quanto par a alma. Fora o que ocorrera nos dias 30 e 31 de julho derradeiro. Como já é de tradição, as senhoras foram calorosa e cordialmente recepcionadas pelas irmãs, já na frente da casa. Como sempre, o buffet do café-da-manhã foi-lhes preparado com todo o carinho. As mães que trouxeram filhos puderam deixá-los aos cuidados das irmãs, a fim de poderem tomar tranquilamente o café-da-manhã, conversarem e dedicarem-se ao tema da manhã.

Riqueza pessoal

Desta vez, estes dois dias de jornada debruçaram-se por sobre a figura de uma mulher que, mediante seu sorriso radiante, conquistou corações, tanto para si quanto para Deus: Ir.M.Emilie Engel, Irmã de Maria de Schoenstatt, falecida em 1955, em fama de santidade. Sua causa de beatificação é sustentada em Roma.

Já na sala de entrada, uma pequena documentação acerca da vida e atuação da Ir.M.Emilie Engel recepciona as senhoras, convidando-as a travar um primeiro conhecimento a respeito desta Irmã de Maria de Schoenstatt.

No início das exposições, a expositora Ir.Theres-Maria de Coblença-Metternich, Alemanha, colocara com originalidade a questão pela riqueza bem pessoal de cada participante, ao mesmo tempo em que as questionava se tinham consigo as suas bolsas e como figurava ser a riqueza nessas contida. Possuir mais, desfrutar mais, vivenciar mais valer mais, ter mais para dizer... Isto acaso nos proporciona felicidade? Isto nos enriquece interiormente? Não temos anseio de algo mais? Quem nos pode auxiliar a matar este anseio nosso?

Com certa descontração e introduzindo de conjunto na profundidade do tema, a Ir.Theres-Maria soube apresentar a Ir.Emilie Engel qual mulher que teve experiências pessoais com vários tormentos e aflições e, não obstante, encontrou uma via para a verdadeira felicidade, para a riqueza da vida interior. Sua vida pode ser exemplo de encorajamento para nós; ela tem pontos de contato com a nossa própria vida.

Sempre nos embatemos de novo com limites, ressentimo-nos com as nossas faltas e fraquezas que libertam em nós indefinidos sentimentos de culpa e tormentos. A via da vida interior da Ir.Emilie pode facultar-nos auxílio e orientação. Mediante o encontro com Nossa Senhora no Santuário e direção espiritual do Pe. Kentenich, conseguiu libertar-se do tormento e da aflição e encontrar a felicidade. Fora um caminho e não logo posse, assim dissera a expositora . No término era uma criatura que irradiava algo provindo do interior, uma mulher madura que ofereceu e pode oferecer auxílio e orientação outrossim a outrem.

As exposições da expositora eram de conteúdo prático e bem humano. A viva atenção das ouvintes patenteava o quanto as palavras da Ir.Theres-Maria iam ao encontro das necessidades de cada uma. Uma participante fez a seguinte consideração: "Com isto posso dar início a algo; é exatamente isso; a conferência deu-me elances." E outra disse:" Oh! pudesse eu, ao menos, conseguir um tanto, assim como a Ir.Emilie conseguiu! " Com toda a evidência, o conteúdo destas exposições dizia respeito ao cotio pessoal da mulher.

Esta Ir.Emilie Engel...

"Esta Ir.Emilie Engel", assim brotara dos lábios de uma das senhoras presentes" não teve outrossim uma vida nada fácil e, apesar disso, tornou-se uma criatura tão alegre e radiante. Isto me dá coragem para a minha vida nada fácil. Ela pode fazer algo por mim; e ela irá fazê-lo outrossim. Vou deixá-la intervir em minha vida; quem sabe, talvez um dia poderei tão feliz quanto ela!"

Tais jornadas sobre a Ir.Emilie, subsidiadas e realizadas pelo Secretariado Ir.Emilie Engel, realizam-se em vários Centros de Schoenstatt, em paróquias e em outras instituições.

Trad: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 21.08.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum