Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/08/7t0859pt-pry-santuario-hogar.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/08/7t0859pt-pry-santuario-hogar.php on line 10
Diálogo sobre o tema Santuário-Lar
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-08-21

Santuário-Lar: a certeza da presença de Maria Santíssima em nossa casa

É necessário ter casa própria para poder instituir um Santuário-Lar? Um diálogo via e-mail, suscitado mediante um texto do Pe. Nicolás Schwizer

 

Hausheiligtum einer Familie in Ciudad del Este, Paraguay

Santuario Hogar de una familia en Ciudad del Este, Paraguay

Home Shrine of a family in Ciudad del Este, Paraguay

Hausheiligtum einer Familie in Ciudad del Este, Paraguay

 

Hausheiligtum: Glauben an die Gegenwart Marias in unserem Haus…

El Santuario del Hogar: creer en la presencia de María en nuestra casa...

The Home Shrine: believe in the presence of Mary in the center of our home…

Hausheiligtum: Glauben an die Gegenwart Marias in unserem Haus…

 
…fest vertrauen auf ihre Macht als Mutter und Erzieherin und uns ihr überlassen mit kindlichem Herzen.

... confiar firmemente en su poder de Madre y Educadora y entregarnos a Ella con un corazón filial.

... trust firmly in her power as Mother and Educatress and give ourselves to Her with a childlike heart.

…fest vertrauen auf ihre Macht als Mutter und Erzieherin und uns ihr überlassen mit kindlichem Herzen.

Fotos: Cabral/Archiv POS © 2007

 
   

PARAGUAI, Javier Cabral/mkf: Primeiro, muitos têm uma imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Isto é o que tradicionalmente denominamos "Cantinho de Schoenstatt." Depois da Aliança de Amor, muitos são os que vão construindo e conquistando, passo-a-passo, seu Santuário-Lar. Alguns, inclusive, se apressam, pois sentem a necessidade de ter Nossa Senhora em casa . Outros necessitam de mais tempo. Cada família autenticamente schoenstattiana, mais cedo ou mais tarde, não fará contudo progressos sem ter Nossa Senhora no centro de seu lar..." Assim se encontra escrito na edição nº14 - Santuário-Lar - dos "Retiros Via-Internet", textos da autoria do Pe. Nicolás Schwizer que são enviados quinzenalmente do Paraguai a mais de mil schoenstattianos e interessados, em língua espanhola, portuguesa e inglesa. Este texto despertou um diálogo interessante via e-mail, de modo que vale a pena colocá-lo à disposição de todos via schoenstatt.de

Bom dia!

Li um artigo das reflexões do Pe.Nicolás Schwizer, número 14, de 1 de julho de 2007.

Achei muito interessante; meu esposo e eu temos contudo uma questão a colocar-lhe. Já há muito tempo temos vindo a pedir a Nossa Senhora que se glorifique e estabeleça em nosso lar. Todavia não temos ainda Santuário-Lar, dado nos haver sido dito que só se pode instituí-lo em casa própria; caso contrário, não podemos instituí-lo. Eis então minha questão: se já há muito tempo a temos como Rainha de nosso lar e nele estabelecida, ainda que não tenhamos casa própria, ela não poderia estar visivelmente entre nós em um Santuário-Lar?

É o que nos tem detido até ao presente para instituir um Santuário-Lar, pois tudo o que o Pe.Nicolás disse nas reflexões, já há muito tempo o fazemos. Não temos todavia casa própria. Por favor, elucidemos a este respeito. É necessário ter casa própria para instituir um Santuário-Lar?

X.

O lar constrói-se com vivências

Boa tarde:

Sou Javier Cabral, coordenador do envio dos retiros virtuais; minhas sinceras desculpas pela resposta em atraso a seu e-mail , pois acabamos de chegar de férias, ocorridas em Salta e Jujuy.

Antes de mais, quero esclarecê-la de que não é necessário ter casa própria para instituir um Santuário-Lar!

Pelo contrário, o primeiro Santuário-Lar no Paraguai foi do casal Teri e Ignácio Santiviago, na Ciudad del Este e o instituíram em casa alugada. Posteriormente se mudaram para Asunción. Neste caso, levaram os símbolos e tudo o demais que fazia parte do Santuário-Lar.

Na realidade, conheço muitos casos de pessoas que, por motivos profissionais, se mudam a amiúde e que levam igualmente consigo seus símbolos. Por exemplo, os dirigentes de nosso grupo na época em que conhecemos o Movimento Apostólico de Schoenstatt mudaram-se para outra cidade e levaram consigo todos os pertences do seu Santuário-Lar. Conheço igualmente um casal argentino que vivera aqui no Paraguai e, pensando em um regresso vindouro à Argentina, havia feito seu Santuário-Lar dentro de um móvel análogo a um sacrário, por outra, algo portátil.

Faço menção de outro casal argentino que vivera muitos anos aqui no Paraguai e que depois se mudou para Miami, levando consigo seu Santuário-Lar outrossim. Volvidos alguns anos, regressaram ao Paraguai e o trouxeram novamente.

Aliás, o Santuário Filial (de tijolos com campanário e todos os pertences de um Santuário) da cidade de Madison, EUA, foi transferido de lugar. Uma empresa especializada reforçou-lhe as paredes, cortando-as pelos alicerces. Colocou o Santuário inteiro sobre rodas de aço e transportou-o para outro terreno a uns 70 m de distância.

No livro do Pe.Guillermo Carmone, "O Santuário-Lar", lê-se o seguinte: "Por vezes o lugar escolhido pode ser transitório, até que se dêem as condições ideais para um lugar definitivo."

E para concluir: o Santuário Original em Schoenstatt ,Alemanha, encontra-se construído em um terreno da comunidade dos Padres Palotinos, por outra, não é propriedade da Obra Internacional de Schoenstatt . Por outras palavras: o Santuário-Original não se encontra em "terreno próprio."

Caso vocês venham a mudar de casa, quer própria, quer alugada, pode-se benzer o lugar do Santuário-Lar e os restantes aposentos da casa. O Santuário-Lar, propriamente dito, é e permanecerá Santuário-Lar.

Não tive intuito algum de contestar o parecer de todos aqueles que defendem a teoria de casa própria , mas o "lar" não se forma automaticamente com um título de propriedade: a casa transforma-se em lar quando ai há vivências de lar.

Talvez um episódio da vida de Maria Santíssima e de São José os serva como exemplo para esclarecê-los: em Belém não tinham onde se alojar e tiveram de colocar o Menino em uma manjedoura. A pessoa mais importante da história universal não esperou casa própria para nascer, nem sequer as comodidades mais elementares. Nossa Senhora iria hoje exigi-lo, ao pretender trazer novamente Seu filho ao mundo?

Espero que estas palavras minhas os tenham elucidado em sua questão. O mais importante é o que vocês estão vivendo, e instituam, o mais presto possível, seu Santuário-Lar.

Irei todavia procurar mais textos acerca do assunto (logo que desarrumar as malas) e enviar-lhos-ei; também irei ver se encontro alguém que tenha mudado de casa com o Santuário-Lar e talvez lhe possa fornecer maiores informações a esse respeito.

Saudações cordiais,

Javier Cabral (Uniao das Famílias)

"Schoenstatt é amor, não o compliquemos!"

Prezado Javier:

Para mim e meu esposo foi uma alegria receber seu e-mail. Agora sabemos: temos de conquistar todos os elementos para o nosso Santuário-Lar. Não era somente inquietude minha e de meu esposo, senão outrossim de outras famílias do grupo; penso que seus conselhos irão ajudá-los outrossim. Cheguei, inclusive, a ter atritos com meu esposo, pois, em seu dizer, o Santuário-Lar tem de ser instituído em casa própria; e eu, por minha vez, disse-lhe que o importante é que ela viva em meu coração e em meu lar, seja esse casa própria ou alugada!

Meu profundo agradecimento por seu conselho!

Que o bom Deus e Nossa Senhora o abençoem, bem como a sua família!

X.

Ao receber o primeiro e-mail de X., fiquei um tanto estupefato. Todavia arranjei depois tempo para responder-lhe, pois sempre me causou certa preocupação o fato de a vida ir sendo ocupada com tantas exigências e normas. Há um cântico de Schoenstatt que diz o seguinte: "Schoenstatt é amor... não o compliquemos..."

Ao falar com a minha esposa a esse respeito, ela trouxe-me à mente que outrossim nós não vivemos em casa própria, mas sim em uma casa da empresa, e que em nossa cidade metade dos schoenstattianos têm seus Santuários-Lares em casas da empresa Itapuí.

Javier

O Santuário-Lar: crer na presença de Maria Santíssima em nossa casa, confiar firmemente em seu poder de mãe e educadora e entregarmo-nos a ela com coração filiar.

Pe.Nicolas Schwizer

O Santuário-Lar, P. Nicolas Schwizer (PDF)

Trad: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 24.08.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum