Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-02-16

"Um dos projectos de divulgação pastoral mais importantes"

Continua a crescer n Brasil o grupo de Oração do terço dos Homens.

 

El “Rosario de hombres” - uno de los proyectos de difusión pastoral más importantes de Schoenstatt

The “Rosary of men” – one of the fastest growing pastoral initiatives of Schoenstatt

Der “Rosenkranz der Männer” – einer der am schnellsten wachsenden pastoralen Initiativen Schönstatts

 

Los más jóvenes

The youngest ones

Die Jüngsten

 
 

Rosario de hombres en una parroquia en el Noreste de Brasil

Rosary of men in a parish in Northeastern Brazil

Rosenkranz der Männer in einer Pfarrei im Nordosten Brasiliens

 
 

Llegada de una delegación de Pernambuco al encuentro nacional

A delegation from Pernambuco arrives at the Nacional Encounter

Eine Delegation aus Pernambuco kommt zum Nationalen Treffen

 
 

Entrada de la Mater durante el Encuentro Nacional

Entrance of the MTA during the Nacional Encounter

Einzug der MTA beim Nationalen Treffen

 
 

Fotos: www.tercodoshomens.com.br © 2007

 

 
   

BRASIL, Tomás Garzón, "Um dos projectos de divulgação pastoral mais importantes". Assim definiu o Padre José Maria Garcia, de viagem por S. Paulo, à iniciativa que está mobilizando milhares de homens em todo o Brasil. Eles reúnem-se semanalmente para rezar o terço com a Mãe, Rainha, Vitoriosa, três vezes admirável de Schoenstatt. Esta proposta, iniciada no nordeste do Brasil, teve um grande impulso à sombra do Santuário de Olinda. Tem, além do mais, uma missão muito concreta de conquistar e incentivar o espírito religioso masculino.

A melhor data para ilustrar a força desta oração masculina é o Segundo encontro Nacional de Grupos de Oração Rosário de Homens. Em Geraldão, próximo de 14 mil homens pertencentes a mais de 200 grupos, se reuniram em Dezembro do último ano a partilhar sua fé e sua devoção mariana. Primeiro encontro Nacional realizou-se e Olinda, Pernambuco, em Junho de 205, cm a participação de 9 mil homens, e este ano 2007, o terceiro encontro será realizado em Fortaleza, no mês de Novembro.

Os iniciadores do Terço dos Homens.

As iniciativas de devoção popular exclusivamente masculinas não são frequentes na Igreja Católica. O homem, sem dúvida, continua tendo um papel fundamental na sociedade e na família. Por isso, a proposta deste grupo tenta criar um espaço dentro do seio da Igreja para o crescimento do homem, para "desempenhar melhor a sua paternidade e a sua missão cristã". Rezando, cultivando seu espírito, o homem pode voltar a ocupar o lugar de pastor e mestre, como exemplo de Cristo.

Outra das coisas boas que têm estes grupos é facilitar o encontro entre iguais, a construção de vínculos de amizade sincera e assim fortalecer o seu papel de pai e esposo. Aí radica o porquê de uma oração exclusivamente masculina.

Com o exemplo de João Pozzobon

Foi também no Brasil, onde surgiu a campanha do Rosário, a partir da obra d Diácono João Pozzobon, um dos grandes "homens do Rosário". Por isso quem participa no terço dos homens tem em João Pozzobon um modelo a seguir. O carinho e o respeito, por ele, são para muitos um elemento fundamental para o êxito desta campanha análoga. Durante os Terços, pede-se intensamente pelo processo de canonização e se distribuem folhetos sobre a sua vida e obra.

A pesar dos grupos de oração funcionarem nas paróquias de cada diocese, o Santuário é a força de toda a iniciativa. Em cada encontro, a Mãe e recebida pelos presentes com uma entrada solene. Ao mesmo tempo a devoção mariana quer ser acompanhada com o Terço dos Homens pela a proximidade a Jesus e à Sua palavra. Durante o terço lê-se e medita-se o Evangelho do dia.

Fé com obras

Os homens do Terço são também homens de acção. A proposta destes grupos inclui também o acompanhamento a doentes nos hospitais e a recolha de alimentos e roupa para os mais pobres.

Os grupos de Oração do Terço de Homens surgiram primeiro em Maceió, onde o Terço se rezava mensalmente. Depois chegou à Paróquia Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, a Nordeste do Brasil. Mas foi o Santuário de Olinda, Recife, onde antigamente se realizavam peregrinações Marianas, onde a iniciativa se multiplicou.

Terço dos Homems

Com Material de "Tabor em Paginas".

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 02.03.2007 Mail: Editor /Webmaster
© 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum