Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-12-13

Natal especial em Schoenstatt

Neste ano a celebração da Família de Schoenstatt no Santuário Original tem mais um motivo de alegrias: celebra-se 40 anos da volta do Pe, Kentenich para Schoenstatt, após 14 anos de exílio. Era o Natal de 1965

 

Nochebuena de 1965: Misa del Padre Kentenich en el Santuario Orignal

Holy Eve 1965: Father Kentenich celebrates Mass in the Original Shrine

Heilige Nacht 1965: Pater Kentenich feiert die Christmette im Urheiligtum

Foto: Archiv Sekretariat Pater Josef Kentenich © 2005

 

El Padre Kentenich en el Santuario Original, despues de 14 años

Father Kentenich in the Original Shrine, after 14 years

Pater Kentenich im Urheiligtum, nach 14 Jahren

Foto: Blanck © 2005

 
 

El Padre habla a la familia en el Santuario Original

Father Kentenich’s first words to the family, in the Original Shrine

Pater Kentenichs erste Worte an die Familie, im Urheiligtum

 
 

El Padre habla a la familia en el Santuario Original

Father Kentenich’s first words to the family, in the Original Shrine

Pater Kentenichs erste Worte an die Familie, im Urheiligtum

 
 

Urheiligtum

 
   

SCHOENSTATT, mkf. Em 6 de dezembro, Simon Donelly, seminarista do Sul da África, que estuda em Roma, candidato para a União dos Sacerdotes de Schoenstatt, anunciou que deseja estar em Schoenstatt para o Natal "porque completa 40 anos que o Pe. Kentenich voltou ao Santuário Original". De Roma, assim como Simon Donelly, o Padre Kentenich chegou em Schoenstatt na tarde de 24 de dezembro de 1965... Chegava em Schoenstatt, depois de 14 anos de exílio, na Noite Santa, onde a Família o esperava para lhe dar as boas vindas. Em 24 de dezembro, as 15h30min, hora local, a Família de Schoenstatt, por iniciativa do presidente geral, se encontrará no Santuário Original para relembrar esse momento...

Foi um longo tempo de espera que teve sua culminância no dia 24 de dezembro, depois de várias semanas em Roma até que, finalmente, chegou o decreto de 22 de outubro liberando o Pe. José Kentenich de todas as imposições por parte do Santo Ofício, que fixaram, o mais que puderam, o seu lugar de residência, seu contato com o Movimento, todo o seu atuar como Fundador. Durante os dias transcorridos em Roma, se celebrou o 80º aniversário do Pe. José Kentenich, se benzeu simbolicamente a pedra fundamental do futuro Santuário Matri Ecclesiae, e uma ou outra vez surgiu a pergunta, em Roma, em Schoenstatt e em todo o mundo: O Pe. Kentenich poderá voltar para Schoenstatt, ao seu Santuário Original? Voltará para o Natal?

Na manhã de 24 de dezembro, literalmente no último momento, a notícia correu como faísca na pólvora por todo Schoenstatt, em plena preparação de Natal: "O Pai está voltando! Ele chega hoje! Se realizou o tão esperado Milagre da Noite Santa!" Todos os preparativos natalinos foram deixados de lado, e se fizeram correntes de telefonemas para passar a noticia, em pouco tempo centenas de schoenstattianos em todo o mundo estavam sabendo da grande novidade. Não poucas famílias recorreram aos bons vizinhos, deixando com eles seus filhos e se puseram a caminho do aeroporto de Frankfurt (e tomara que houvesse passagens aéreas) pois todos iam rumo a Schoenstatt... para esperar o Pai chegar, a quem muitos só conheciam por meio de fotos e de testemunhos de outras pessoas.

A foto do Pai

É uma das fotos mais famosas do Pe. Kentenich: vemos o Pai ajoelhado no Santuário Original, em profunda oração, depois de uma separação de 14 anos... Esta foto é uma obra do Sr. Blank, Irmão de Maria de Schoenstatt, que, com uma câmera simples, se encontrava perto do Santuário Original. Como não pôde entrar, foi a uma janela, do lado do Monumento dos Heróis, abriu um pouco mais a janela, colocou-se na ponta dos pés, levantou a máquina e, sem enxergar nada, bateu a foto... Graças a ele e sua ousadia filial, temos hoje essa foto do primeiro diálogo do Pai com sua Rainha naquela Noite Santa.

É o Pai falando com Ela, aquele que em 18 de outubro, certamente, lhe falara muitas vezes de sua Família e de todos aqueles que um dia fariam parte dela, aquele que compartilha com ela a sua missão... depois desse reencontro silencioso no Santuário Original, o Pai saudou, no Salão do Colégio das Irmãs de Maria, a centenas de Schoenstattianos de todos os ramos e comunidades que tinham chegado a Schoenstatt para dar-lhe as boas vindas. O coro das Irmãs entoou o "Aleluia de Haendel" com tanta felicidade e emoção que até hoje, após 40 anos, ao ouvir essa música, muitos revivem com lágrimas de alegria esse momento daquela Noite Santa em que o Pai lhes falou, como se os 14 anos de separação jamais houvesse existido. Ele reconhecia a todos os que não via há 14 anos, perguntava por coisas que lhe haviam dito, antes dele ir para o exílio, e que só eles mesmos recordavam, saudava os que conhecia por meio de cartas e se lembrava perfeitamente do que haviam lhe escrito, quando o Pai falou à Família, não dos anos transcorridos até esse momento, mas, da missão que juntos deveriam empreender, como demonstração de gratidão a MTA.

Essa Noite agraciada teve como ponto culminante a celebração da Santa Missa de Natal. A meia noite, o Pai celebrou no Santuário Original, o novo Belém. E esta foi a última vez que, em vida, ele pôde estar no Santuário Original. Só lhe seria permitido voltar ali, levado por seus filhos, após a sua morte!

Trad.: Ir. M. Nilza, www.maeperegrina.com.br

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.12.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum