Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-09-20

A festa de todos

Primero Aniversario do Santuário Matri Ecclesiae

 

Aniversario del Santuario en Belmonte, Roma

Anniversary of the Shrine in Belmonte, Rome

Jahrestag der Einweihung des Heiligtums in Belmonte, Rom

 

Coro de la parroquia

Parish choir

Jugendchor der Pfarrei

 
 

Celebrantes

Celebrants

Zelebranten

 
 

El Santuario de todos nosotros

The Shrine of all of us

Unser aller Heiligtum

 
 

Interior, 8 de septiembre

Interior, September 8

So sah es aus am 8. September

 

Peregrinación de Santeramo en Colle

Pilgrimage from Santeramo en Colle

Wallfahrt aus Santerazo en Colle

Fotos: Abram © 2005

 

 

 

ROMA, Nivaldo e Terezinha Abram. Na festa da Natividade de Maria, o Santuário Matri Ecclesiae do Centro Internacional de Schoenstatt em Roma comemorou seu primeiro aniversário. Era um dia de chuva continuada. Humanamente tínhamos que contar com a possibilidade de celebrar na paróquia, por causa da chuva. No entanto, mais uma vez nossa Mãe intermediou o milagre, como nas Bodas de Caná. A chuva parou, o céu se abriu, os fiéis foram chegando e o clima era de gratidão e de alegria.

A celebração foi presidida pelo Reitor do Santuário, Mons. Ignácio Sanna e concelebrada por outros dez sacerdotes de cinco nacionalidades. A Paróquia Santa Rufina e Seconda transferiu a Santa Missa das 18:30 horas ao Santuário, para a integração que é sempre promovida pelo pároco, Padre Federico.

A cooperação paróquia/santuário

Na acolhida, Mons. Sanna deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos, enfatizando a cooperação paróquia/santuário e o grande bem que esse relacionamento traz à comunidade. Ressaltou o valor do Santuário, lugar de graças, de oração e de recolhimento. Apresentou a estatística dos 6.511 peregrinos, das 80 Santas Missas e Rosários diários durante este ano. Referiu-se aos eventos celebrados pela paróquia no Santuário e às 25 imagens peregrinas que circulam nas famílias.

Durante a homilia vibrante, feita de coração, Mons. Sanna salientou a atuação de Maria neste seu lugar de graças e o fato de que muitos ali podem encontrar a paz no coração da Madonna e dali levar essa paz ao interior de suas famílias.

Com clima de festa e de profunda gratidão

A celebração foi muito bela, com clima de festa e de profunda gratidão. O coral jovem da paróquia participou com diversos instrumentos musicais e cantos magníficos. Participaram aproximadamente 180 pessoas, paroquianos e membros da Família de Schoenstatt de Roma, entre os quais representantes de cinco institutos seculares fundados pelo Padre Kentenich.

O Padre Federico agradeceu a contribuição que o Santuário dá à vida da paróquia e a unidade que existe entre paróquia e Santuário. Também ressaltou o fato de que a visita pastoral do Senhor Bispo Diocesano, Dom Gino Reali começará pelo Santuário Matri Ecclesiae no dia 17 de outubro, vigília da grande festa de aniversário do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Naquela visita, o senhor Bispo celebrará a Santa Missa precedida do Rosário meditado.

Na conclusão da celebração eucarística, rezou-se a oração da pequena consagração pedindo que a Mãe de Deus fecunde com graças especiais o novo ano que se inicia.

Num clima festivo e familiar com o tradicional canto de parabéns e o apagar da vela, foram servidos torta e refrigerantes e os participantes permaneceram no ambiente, em descontraído congraçamento.

Peregrinação de Bari e de Santeremo del Colle

No dia 11 de setembro, ainda como celebração do aniversário, o santuário, recebeu uma peregrinação de Bari e de Santeremo del Colle. Eram 100 pessoas acompanhadas das irmãs Margarete, Ivone, Julia e Anadir, da província do Brasil, que trabalham na Itália. A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Ludovico Tedeschi, responsável pelo desenvolvimento do Movimento, na Itália. Depois de almoçarem à sombra do santuário, retornaram às suas cidades de origem.


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 20.09.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum