Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-09-30

Romaria da Primavera

50 anos da coroação da Imagem Peregrina Original

 

La Peregrina Original

The Original Pilgrim MTA

Die Ur-Peregrina

 
 

Coronación

Crowning

Krönung

 
 

Adoración

Adoration

Anbetung

 
 

Bendición de semillas

Blessing of seeds

Segung des Saatguts

 

Misa en el Santuario Tabor

Mass at the Tabor Shrine

Messe beim Tabor-Heiligtum

Fotos: Meister © 2005

 
 
 

Fotos: © 2005

 

BRASIL, Ir. Rosequiel Fávero. Enfrentando as previsões de tempestades, cerca de 1000 pessoas participaram da edição de 2005 da Romaria da Primavera junto ao Santuário Tabor em Santa Maria/RS. A celebração da romaria deste ano tinha um cunho muito especial pela celebração dos 50 anos da coroação da Imagem Peregrina Original.

Preparando este dia de festa, missionários e coordenadores do Rio Grande do sul se esmeraram em preparar a renovação da coroação das imagens da Mãe Peregrina que visita as famílias. Na diocese de Santa Maria, esta preparação incluiu também a renovação material das imagens e coroas danificadas. O estímulo era de preparar ‘coroa e vestido’ da Rainha para a festa. O resultado foi que – nas semanas que antecederam o 11 de setembro – mais de 120 imagens foi consertadas e um grande número de coroas renovadas.

A entrada da Imagem Peregrina Original

Para nossa grande alegria, no dia da romaria, pudemos repetir o mesmo gesto feito por João Pozzobon em 1955: uma procissão partiu do Pé do Plátano (perto da escola de onde partira há 50 anos a imagem da Mãe e Rainha a ser coroada) e outra partiu da Igreja Nossa Senhora das Dores, tendo à frente o pároco, Pe. Francisco Bianchin, que carregava a coroa jubilar. A estas duas procissões se uniram outras de capelas vizinhas e mais 8 ônibus de cidades do Rio Grande do Sul. Além de Santa Maria, estavam presentes: Santana do Livramento, Rivera/Uruguai, Bagé, Caçapava, Vila Nova do Sul, Pejuçara, Ibarama, Alegrete e Faxinal do Soturno.

A Santa Missa precisou ser celebrada no salão da Casa de Retiros – ao lado do Santuário - por causa das chuvas intensas dos últimos dias. Foi preciso ocupar também o salão menor, no andar de baixo, onde foi possibilitada transmissão áudio e vídeo, para que o maior número possível de pessoas pudesse acompanhar a celebração.

Momentos especiais do início da celebração foram a entrada do Pe. Francisco com a coroa e demais imagens auxiliares e a entrada da Imagem Peregrina Original, carregada por dois ex-alunos da antiga escola Humberto de Campos que haviam participado – como crianças – da coroação em 1955. Na homilia, Pe. Francisco surpreendeu a todos afirmando que – a partir desta festa – todos os anos a comunidade paroquial quer repetir este gesto de vir em procissão e participar da romaria, porque – desta forma – estará realizando o desejo de João Pozzobon.

Rezar junto à Peregrina original

Iniciando a celebração da coroação, um grupo de jovens fez uma homenagem à Mãe e Rainha com uma coreografia. Em seguida, todos rezaram juntos a oração de coroação.  Em primeiro lugar, Pe. Francisco coroou a Peregrina Original com a coroa jubilar. Em seguida, a Sra.Iolanda Denardin, juntamente com seu filho Matheus, coroou a imagem auxiliar do Diácono Ubaldo Pimentel, cuja coroa recebeu neste ano mais uma pedrinha. Por último, todos os presentes renovaram ou coroaram as centenas de imagens peregrinas da Mãe e Rainha de Schoenstatt que tinham sido trazidas para este dia de festa.

No final da Santa Missa, como de costume, foi feita a bênção das sementes. As cerca de 300 pessoas que tinham vindo de outras cidades especialmente para a ocasião e muitos de Santa Maria participaram das atividades alternativas que se seguiram. Das 13h e 30 min às 15h e 30 min houve possibilidade de rezar junto à Peregrina original, rezar um terço meditando o significado de cada pedrinha da coroa jubilar, visitar e rezar no quarto do Pe Kentenich e na casa de João Pozzobon e rezar silenciosamente no Santuário Tabor.  Às 15h 30 min houve a bênção do Santíssimo Sacramento, na frente do Santuário, como encerramento das atividades do dia. Neste momento, o sol que iluminava e aquecia a tarde do domingo – depois de dias de tempestades e chuvas – era uma bela expressão da alegria que enchia os corações e que se estampava nos rostos. Até o próximo ano!, era a saudação de despedida.

Fuente: http://www.tabor.maeperegrina.org

 


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 30.09.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum