Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-06-10

Mae do Pao, ajuda-nos a encontrar trábalo para todos!"

Peregrinaçao dos Trabalhadores ao Santuário de La Loma

Peregrinación de trabajadores al Santuario de La Loma

Workers’ pilgrimage to the Shrine in La Loma

Arbeiterwallfahrt zum Heiligtum in La Loma

 
 

„Madre del pan, ayúdanos a generar trabajo para todos”

“Mother of Bread, help us create work for all!”

“Brotmutter, hilf uns Arbeit zu schaffen für alle!“

 
 

desde el movil los jovenes acompañan

From the car, the youth accompanies the pilgrimage with songs

Vom Auto aus begleiten Jugendliche die Lieder

 
 

Llegada

Arrival

Ankunft

 

Misa

Mass

Messe

Fotos: Ríos © 2005

 

ARGENTINA, Tita Ríos. Num país marcado fortemente por um constante e elevado nivel de desemprego, o Arcebispo do Paraná, Mario Maulion, pediu a 15 de Junho que se criassem postos de trábalo comprometendo, nesse pedido, toda a sociedade. Monseñor Maulión incentivou a tomar "o compromisso de criar postos de trábalo para todos, num nível que todos nos sentimos tocados, na situaçao que vivamos". Ao terminar a décima sexta ediçao da tradicional Pereginaçao dos Trabalhadores, expressou, durante a sua homilía no Santuario de La Loma, Paraná: "Nesta celebraçao que estamos recordando tanto a Virgem, como Mae do Pao, pedimos-Lhe que nos ajude a arranjar trábalo para os demais. É um compromisso. Nao somente pedimos trabalho, como nós próprios podemos criar postos de trabalho".

Dias antes da peregrinaçao, a cidade despertava pelos ecos de um móvil e os sons de música, convidando para a peregrinaçao. O comercio e parroquias exibiam nas suas vitrines um cartaz da Mae com o lema "Mae do Pao ajuda.nos a criar postos de trabalho para todos". O mau tempo cobria o céu inteiro, mas ficou apenas pela ameaça, e com alegria se iniciou a marcha. Assim, entre meditaçóes, oraçoes e canticos, povo e os fieis devotos da Mae deram inicio à peregrinaçao. A Imagem da Mae Peregrina, coroada e entre nuvens de tule, saiu pelas ruas para fazer eco do pedido de seus filos amados.

A peregrinaçao realizou o seu trajecto normal de 4 Kilómetros, da Catedral de Paraná ao Santuario de La Loma, que no 31 de Maio cumpriu 30 anos que foi benzida.

O Santuario aguardava a cegada dos peregrinos, ao som de alegres cançoes; dali a Mae ofereceria uma vez mais acolhimento a tantos coraçoes palpitantes, que entre emoçao e cansaço, entre lágrimas e esperança, se aproximavam para dar graças. "Que belo contemplar a paz que sentem!"

Deus Trabalha sempre

Nesse mesmo instante, outra equipa de música recebia com cantos de boas vindas Monseñor Mario Maulión, que presidiu à Santa Missa asistido pelos sacerdotes Carlos Barón e Blas Corvalan e os noviços dos Padres de Schoenstatt.

De baixo do alpendre do santuario o Bispo os incitou a que na sua pequenês sejam geradores de postos de trabalho na sua própria familia e desde os seus trabalhos

A reflexao de Monsenhor Maulión, de profundo conteúdo, teve um eco especial numa sociedade que sofre de maneira particular o flagelo do desemprego. As últimas cifras dadas a conhecer pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) mostraram um moderado incremento do indice de desocupaçao no País, que subiu de 12,1% , em fins de 2004, para 13% no primeiro tromestre de 2005, mas se se incluir os beneficiarios do Plano Jefes e jefas de Hogar Desocupados, a taxa sobe para 16,2%.

Nao foi em vao que Mons. Maulión fez o seu lema da convocatoria desta ediçao da Paregrinaçao dos Trabalhadores, "Mae do Pao ajuda-nos a arranjar trabalho para todos"

Manifestanto que se trata de um pedido da Virgem, tao vinculada ao pao Eucaristico. Diferenciou que nem todos estao nas mesmas condiçoes de poder criar postos de trabalho, assegurou que "tudo o que fazemos pelos outros tem sentido de ajudar a que o outro faça o mesmo".

" Uma mae e um pai, no seu lugar nao trabalham somente, mas criam trabalho fazendo trabalhar o seu filho. O profesor na escola nao trabalha somente, ams cria trabalho ao fazer os alunos estudar, pois que o trabalho nao é simplesmente o que nós fazemos para conseguir nosso sustento. É sobre tudo o que temos para ser mais homens, homens que sejam fecundos no bem que se faz aos outros, isso é trabalho. "Deus trábala sempre" disse um dia Jesús, "e nao trábala pera ganhar um saldo, mas porque é bom." afirmou.

Nao é só um pedido de trabalho

A convocaçao nasceu em 1989 com o motivo do novo aniversario da bençao do santuario Santuario de La Loma, que teve lugar a 31 de maio de 1975, adiquirindo com o tempo um cariz mais social, até se tornar no que é hoje.

"A palabra do Señor, neste dia, nos recorda o esencial di Deus, que é misericordia, e o esencial de nós com Deus, temos que confiar nessa mesma misericordia", ressaltou Mons. Maulión.

Com passagens de: El diario de Paraná, 6 de junio de 2005.

Tradução: Antonieta Magalhaes, Portugal



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 17.06.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum