Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-03-18

O primeiro Santuário na França: o Santuário da Unidade, Santuário do José Engling, Santuário do Pai Fundador

Reencontro de schoenstattianos franceses em Thun – Saint Martín

Cambrai, pira de José Engling, en el fondo el Santuario

Cambrai, Joseph Engling fire bowl, in the background the Shrine

Cambrai, Englingfeuer, im Hintergrund das Heiligtum

Foto: Beltrán Gomez © 2005

 
 

Interior del Santuario

Interior of the Shrine

Im Heiligtum

Foto: Cleven© 2005

 

FRANÇA, Pe. Pierre Mignon. Pierre Laurent Bagnères, seminarista dos Padres de Schoenstatt e presidente da associação que reúne a Família de Schoenstatt na França, convocou os schoenstattianos franceses nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro à Casa de Schoenstatt em Thun Saint Martín, onde está o "Santuário da Unidade", consagrado a Nossa Senhora de Schoenstatt.

Um sopro de novo ar acompanhou o trabalho e a oração.

Trabalhou-se em equipes, fortalecendo-se no intercâmbio e com um objetivo comum: a celebração do 40° aniversário da benção do Santuário nos dias 17 e 18 de setembro de 2005.

Segundo a oportuna referência do Pe. Mosbach, este Santuário possui diversas características que se unem e lhe dão uma importância especial.

  • Em primeiro lugar, é importante para os schoenstattianos franceses porque está particularmente consagrado à Unidade, a partir da reconciliação francesa-alemã.
  • Tem uma missão especial na França, pois até agora e com certeza, ainda por mais algum tempo, é o único Santuário situado em território francês.
  • É o Santuário de José Engling, modelo de espiritualidade mariano – schoenstattiana, e está construído no lugar da sua morte.
  • É o Santuário do Pai Fundador, pois a sua inauguração (12 de setembro de 1965) precedeu o final do exílio do Padre Kentenich em Milwaukee. Sabe-se que o Padre José Kentenich tomou este fato como um sinal da Providência, afirmando que o Santuário de Cambrai era o seu Santuário pessoal.

Todos estes elementos dão ao Santuário de Cambrai uma grande carga espiritual, e é por isso muito importante que a Família de Schoenstatt francesa aprofunde o sentido desta missão e a viva com força e entrega.

Fins de semana espirituais em Schoenstatt

Apesar de que ainda não se terminou de definir a metodologia, se pensou em oferecer "Fins de semana espirituais em Schoenstatt" a todos os cristãos que desejem renovar a sua Aliança batismal, selando a Aliança de Amor com Maria no Santuário.

Estes dias foram vividos com profunda alegria e espírito de oração, e foram enriquecidos por numerosas celebrações no Santuário, como as Santas Missas da sexta-feira e sábado, e particularmente através da Vigília de Adoração Eucarística do sábado.

O Pe. Fleury ofereceu uma profunda reflexão sobre a espiritualidade de Schoenstatt, centrando a sua exposição na vida de José Engling, tão vinculada a este Santuário. No Domingo, eles participaram da Celebração Eucarística da paróquia, na Igreja de Thun – Saint Martin, onde está o Santuário.

Depois de uma alegre cerimônia de clausura e de envio à missão, eles partiram do Santuário plenos e felizes por terem vivido três dias na alegria da fé e a experiência fraternal.

A Casa de Schoenstatt em Thun – Saint Martin também recebeu por alguns dias:

  • Os Servidores do Evangelho (Valenciennes).
  • O coral das crianças, acompanhado pelo Pe. Fréderic Loyer.

Faz 40 anos….em 1965

Faz 40 anos que se inaugurou o primeiro Santuário de Schoenstatt na França. Ele foi abençoado por Dom Jenny, Arcebispo de Cambrai.

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2005, será festejado o aniversário de 40 anos do Santuário da Unidade, com a presença de Dom Garnier, que celebrará a Eucaristia do dia 18 de setembro.

Tradução: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 01.04.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum