Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-02-11

Mário convoca a juventude para a configuração do mundo.

Caminho ao futuro: jornada familiar 2005 do Instituto dos irmãos de Maria de Schoenstatt

Cartel con el lema del año del Instituto de los Hermanos de María

Display with the Year’s Motto of the Insitute of Brothers of Mary

Grafik mit dem Jahremotto des Instituts der Schönstätter Marienbrüder

 
 

Jornada Familiar del Instituto

Family Encounter of the Institute

Familientagung des Instituts

 
 

La generación probada... la generación de los inicios

The proven generation, the generation of the beginnings

Die bewährte Generation des Anfangs

 
 

Momentos de intercambio y reflexión

A time to talk, reflect, and share

Zeit der Begegnung, des Austausch und der Reflektion

 

Mario Hiriart está en el centro de todo

In the center of all: Mario Hiriart

Mario Hiriart steht über allem

Fotos: Depenbrock/Kuller © 2005

 
SCHOENSTATT, Dr. Hans Czarkowski / mkf. Entre 5 e 7 de Fevereiro de 2005 e totalmente de baixo dos designeos da próxima jornada mundial da juventude, realizou-se, na Casa de Mário Hiriart, a jornada familiar deste ano do Instituto dos Irmãos de Maria de Schoenstatt. Participaram trinta e um dos membros do Instituto, que vivem na Alemanha. Ao longo de três dias trocaram, entre si, suas experiências, refletiram sobre suas tarefas e programas relacionados com a sua espiritualidade laical, como homens activos no mundo e na Igreja. Decidiram, por unanimidade, oferecer uma apresentação sobre a personalidade de Mário Hiriart aos participantes na Jornada mundial da Juventude, que cheguem a Schoenstatt.

Será feita por meio da remodelação da planta da parte de baixo da Casa Mário Hiriart, perto da ourivesaria. A responsabilidade do projecto fica a cargo de Johannes M. Hug, num trabalho conjunto com Harald M. Knes y Paul M. Rothgerber. Está pensado fazer-se aí uma exposição com um desenho gráfico moderno, com acesso aos diferentes meios.

Uma Família universal

Os Irmãos de Maria, residentes na Alemanha, receberam noticias recentes dos seus cinco Irmãos da Comunidade latino-americana, que vivem no Brasil, Chile e Paraguai, e dos de Burundi. A comunidade expressou sua solidariedade com Ernst M. Brandstetter, que sofreu um acidente de trabalho em Itaara, RS (Brasil) e teve que ser internado no hospital de Santa Maria, RS. Também foi comunicada a existência de cinco jovens interessados no Instituto, no Chile, Brasil, Índia, Polónia e na República Checa.

Os pontos culminantes foram à celebração diária da Eucaristia, na Casa de Mário Hiriart e as horas de adoração, no Santuário Tabor, no Monte de Maria, junto com o Assistente espiritual da comunidade, o Prof. Dr. Padre Joachim Schmiedl. Na festa do Tabor com que finalizou a jornada, a jovem geração da comunidade mostrou sua generosa hospitalidade com queijos franceses, vinhos espanhóis e esquisitas saladas.

A recente publicação do Dr. (honoris causa) Gerhard M. Bauer "... só com um coração iluminado" da Editora Bonifatius, de Paderborn, teve ecos muito bons. São meditações sobre o Rosário com desenhos de mulheres indígenas do Panamá, prefaciadas pelo bispo de Essen, Mons. Dr. Félix Genn.

O Eng. Ernest M. Kanzler, superior da comunidade, tinha regressado na véspera de uma visita de trabalho ao Brasil e Chile, entre outras coisas falou acerca do curso que segue o processo de canonização de Mário Hiriart, em Santiago e em Roma. Falou também sobre a construção do "Castelo do Pai" no Centro Tabor de Itaara, no Rio Grande do Sul. Já está pronta e com telhado a estrutura do edifício. Dietger M. Kuller, (pedagogo e perito em informática), membro do conselho directivo da comunidade, ilustrou o surgimento da comunidade em Burundi e o desenvolvimento dos interessados na Índia. Klaus M. Rosenits, também membro do conselho directivo e responsável pelo centro para a juventude no Monte de Maria, mostrou um bom balanço do trabalho nesse centro durante os passados vinte anos.

A esperança de um caminho para o futuro.

Em três passos foi explicado o lema do ano. Dietger M. Kuller falou sobre a posição actual da juventude alemã no contexto da Jornada mundial. Rainer M. Gotter, Harald M. Knes e o Eng. Thomas Butz dirigiram as equipes de trabalho. Teve muito boa ressonância a apresentação vespertina de desenvolvimento e o clima de festa com a cruz e o ícone de Maria da JMJ na Semana de Outubro de 2004 que fez Rainer M. Gotter (pedagogo). Foi discutido o perfil de uma configuração cristã do mundo apresentada por Lambert M. Schroedter, jovem empresário, para as relações económicas, germano polacas. Francis M. Jabati, de Sierra Leone (está a fazer o seu doutoramento em Direito econômico) destacou que a nossa visão de uma nova ordem social deve ser concebida de tal modo que possa ser aceite internacionalmente. El Dr. Hans M. Czarkowski, periodista e psicólogo, mostrou como se pode preparar o acesso à pessoa e ao pensamento de Mário Hiriart para a juventude atual. O resumo foi feito por Heinz M. Depenbrock (chefe do serviço assistencial), chefe dos cursos: a comunidade dos Irmãos de Maria está num esperançado caminho até ao futuro.

Tradução: Antonieta Magalhaes, Portugal



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 15.02.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum