Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-02-11

Globalização da solidariedade

Membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt em Porto Rico defende tese de Doutorado com o tema: "Padre José Kentenich: Nova ordem social e globalização"

Dra. Norma Ruiz de Falcón (seg. de izq.), con Dra. Elena Lugo (seg. de der.) y amigos

Dr. Norma Ruiz de Falcón (2nd from left), with Dr. Elena Lugo (2nd from right), and friends

Dr. Norma Riuz de Falcón (2. von l.) mit Dr. Elena Lugo (2. v.r.) und Freunden

 
 

Las Hermanas de María comparten la alegría

The Schoenstatt Sisters of Mary share the joy

Die Marienschwestern freuen sich mit

Fotos: Perez © 2005

 

PORTO RICO, Ir. M. Elena Lugo. Fala-se muito sobre a globalização da solidariedade, especialmente nessas semanas e meses posteriores à tragédia causado pelo tsunami no Sudeste da Ásia. Em Porto Rico, Norma Ruiz de Falcón, em sua tese de Doutorado, mostra como o Padre José Kentenich oferece uma visão orgânica de uma nova ordem social no âmbito mundial.

O Pai e Fundador abre caminhos através de seus filhos espirituais para responder aos desafios da vida contemporânea. Entre outros inumeráveis exemplos que Schoenstatt.de costuma apresentar – recentemente, o magnífico caso da apresentação ao parlamento alemão de milhares de assinaturas em contra do aborto tardio na Alemanha – se encontra um caso de colaboração solidária ente alguns membros de sua Família em Porto Rico e na Argentina. Esta é a impressão que se tem ao presenciar a defesa da tese da recém "doutorada" Sra. Norma Ruiz de Falcón (que com seu marido, Dr. Carlos Falcón, são dirigentes em Obra das Famílias em Porto Rico). A dissertação, cujo título é "Pe. José Kentenich, nova ordem social e globalização", foi apresentada no Instituto Teológico Internacional, sede de Porto Rico. Quem dirigiu a Sra. Norma na elaboração da dissertação foi o Pe. Dr. Horacio Sosa Carbó, argentino, membro do Instituto dos Padres de Schoenstatt, e sua primeira leitora foi a Ir. Dra. Elena Lugo, também de Porto Rico, do Instituto das Irmãs de Maria. Ela também é presidente da Comissão de bioética Padre José Kentenich, que funciona em seu país e na Argentina.

Sólida fundamentação no pensamento original do Padre Kentenich

A dissertação da Dra. Ruiz de Falcón conta com cinco capítulos:

  1. A análise que o Padre Kentenich faz da sua realidade histórica;
  2. Reflexões do Pai Fundador sobre questões sociais, especialmente, a economia, e de como as ideologias capitalista e socialista têm influencia sobre a mesma.
  3. Apresentação da "globalização" nos âmbitos político, social, econômico e religioso;
  4. Proposta do Padre Kentenich para a questão social, na qual supõe uma exposição do pensar, amar e viver orgânicos; a psicologia, pedagogia e espiritualidade das causas segundas; restauração do organismo de vinculações naturais e sobrenaturais;
  5. Uma síntese e conclusão culminando com a idéia de "globalizar a solidariedade" segundo a visão orgânica que sustenta o sistema de vinculações proposto pelo Padre Kentenich.

Cada capítulo contém uma fundamentação sólida no pensamento original do Padre Kentenich, ao mesmo tempo em que sugere um programa de ação inspirado na responsabilidade de transfigurar o saber na vida e assegurar no amor a fecundidade da vida.

Toda reforma de valores começa na conversão do coração

Durante o debate com seus leitores, a Sra. Ruiz de Falcón destacou a fundamentação pedagógica do Padre Kentenich de toda estrutura e dinâmica em qualquer esforço educativo. Também pôde mostrar que uma autêntica piedade é simultaneamente instrumento eficaz de mudança, destacando que toda reforma que implique valores começa na conversão do coração, na abertura ao amor de Deus presente em cada coisa, acontecimento ou pessoa. Ao expor a ética global, ela reafirmou a necessidade de que a mesma conte com uma antropologia objetiva sustentada na lei natural, para não limitar-se a falar de uma ética social de requisitos mínimos, exceto como recurso imediato para evitar o mal e como incentivo ao bem integral da pessoa como indivíduo e membro de uma comunidade.

Os que avaliaram o trabalho mostraram sua especial satisfação ao distinguir tanto a dissertação como a defesa da mesma, com a mais alta qualificação: Summa cum laude.

O Padre Kentenich segue vivendo em seus filhos espirituais e os guia a vencer desde o interior do coração, em Aliança com Maria, os desafios do mundo globalizado: da solicitude fraternal à solidariedade de todos pela construção do Reino do Pai que Cristo veio anunciar.

Então "brilharão as estrelas para todos" (Dra. Norma Ruiz de Falcón ao final de sua tese de Doutorado).

Trad.: Afonso Wosny, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 22.02.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum