Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-02-22

Pronunciou o "Sim" de Maria, para sempre

Valdir Luis Barbosa: Colaborador da Campanha da Mãe Peregrina e do Terço dos Homens em Jaboatão dos Guararapes/PE

Valdir Luis Barbosa (der.)

Valdir Luis Barbosa (right)

Valdir Luis Barbosa (rechts)

Foto: Tabor em paginas © 2005

 

BRASIL, Dona Oneida de Araújo. No limiar dos seus 25 anos de implantação no Nordeste, o Movimento Apostólico de Schoenstatt já vem colhendo diversos frutamadurecidos na vida espiritual e no apostolado. Valdir Luís Barbosa, colaborador da Campanha de Mae Peregrina e do Terço dos homens, inesperadamente, faleceu na noite de 8 de novembro de 2004. Pronunciou o Sim de Maria, para sempre.

Valdir nasceu em 9 de dezembro de 1951, na cidade de Gravatá/PE. Na adolescência escolheu a profissão de mecânico e baterista, sem se esquecer dos estudos e da participação na Igreja. Desde jovem, fazia parte de um grupo da Congregação Salesiana, Comunidade de Jovens Cristãos (CJC). A mesma era assessorada pelo Pe. Genário Augusto de Melo.

Aos 24 anos casou-se com Zenilda e, desta união, nasceu Andréia, hoje, com 22 anos. Valdir era um homem simples, humilde e muito comunicativo. Ingressou no Grupo de Oração do Terço dos Homens, em 1999. Sua participação logo chamou a atenção de todos, pela sua dedicação ao Movimento da Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Procurando aprofundar-se na espiritualidade, estudou a vida do Pe. José Kentenich. Valdir conhecia, com certa profundidade, a vida do Fundador de Schoenstatt, bem como, da Ir. Maria Emilie Engel e do Diácono João Luiz Pozzobon, por quem tinha uma grande admiração. Ele o tinha como um modelo para a sua vida dedicada ao Movimento e à sua Comunidade eclesial.

Servia-lhe de espelho a figura da Ir. Maria Emilie

No Grupo do Terço dos Homens, Valdir participava ativamente. Não faltava às reuniões e atividades do Grupo, ocupando um cargo na Comissão de Evangelização. Ele costumava rezar o Terço com as famílias, com os doentes no hospital e tomava parte nas celebrações Eucarísticas da sua Comunidade. Era, também, Missionário da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, prestando seus serviços de Secretário da mesma. Isso, apesar de ter perdido o braço esquerdo num acidente de trabalho. Além do mais, participava do Coral do Grupo da Mãe Rainha.

Valdir gostava de escrever. Num dos seus escritos dá um destaque especial ao trabalho da mulher no Movimento. Servia-lhe de espelho a figura da Ir. Maria Emilie, candidata à honra dos altares e co-fundadora do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Neste destaque, citava algumas mulheres que, hoje, colaboram no Movimento e, em especial, aquelas que têm incentivado a implantação dos Grupos do Terço dos Homens, nas várias cidades e paróquias do Estado de Pernambuco.

O primeiro Grupo do Terço dos Homens no Estado foi iniciado por Oneida de Araújo, Coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em 5 de março de 1997. Em seguida, outras mulheres prestaram seus serviços, incentivando a criação do Terço dos Homens, como: Joana D’Arc, em Lagoa de Itaenga, Maria do Rosário, em Cajueiro Seco, Letícia, em Gravatá, Lucrécia, em Afogados. Em suas conclusões, Valdir dizia: "Essas e tantas outras mulheres, também, disseram o "Sim" de Maria".

Valdir sempre participou, com muita pontualidade, das reuniões mensais da Campanha, com a Ir. Marisa Meister e sempre esteve presente nos Encontros Interestaduais de Coordenadores, realizados anualmente no final de outubro ou início de novembro. Dois dias antes de sua morte inesperada, com apenas 53 anos de idade, ainda participou do Encontro Geral de Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, junto ao Santuário da Nova Evangelização de Olinda/Recife, destacando-se pela sua presença alegre e cheia de planos para o futuro. Agora, certamente, ajudará a realizá-los desde o Schoenstatt eterno, para onde a Mãe Rainha o quis chamar e conduzir em plena atividade apostólica.

Valdir faleceu na noite de 8 de novembro de 2004, deixando no coração de seus colaboradores na Campanha da Mãe Peregrina e, especial, nos Grupos do Terço dos Homens, com os quais se sentia inteiramente identificado e comprometido, uma saudosa e edificante memória. Desta forma, também ele, pronunciou o "Sim" de Maria, para sempre.

Fuente: Tabor em Paginas, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 22.02.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum