Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-01-07

"Viemos adorá-lo!"

Cantata de Natal no Colégio Mãe de Deus, Londrina, Brasil

Cantata de Navidad en Londrina

Christmas cantata in Londrina

Weihnachts-Kantate in Londrina

 
 

Cantando desde las ventanas del collegio

Singing from the windows of the school

Singen aus den offenen Fenstern der Schule

 
 

María, José, el Niño

Mary, Joseph, Baby Jesús

Maria, Josef und das (quicklebendige) Jesuskind

Fotos: www.maeperegrina.com.br © 2005

 

BRASIL; Ir. Adriane Maria -Londrina/PR. A cantata de Natal deste ano, a poços dias antes de la Navidad, teve uma tônica singular referente à atuação da Divina Providência que foi experimentada palpavelmente e a abertura espiritual de todos que a prepararam, ajudaram e participaram!

Neste ano, o tema central fez menção à Jornada Mundial da Juventude com o Papa, por isso, o incentivo "Viemos adorá-lo" foi o apelo dirigido ao Deus Menino, neste ano dedicado à Santa Eucaristia! Foi salientado que esta vivência seria o presente aos 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e pelo aniversário de 70 anos da cidade de Londrina. As palavras do Papa por ocasião de uma das jornadas Mundiais empolgou a Juventude Feminina de Schoenstatt que entusiasmada se fizeram presentes neste ano. Assim foi expresso:

"Sois vós que deveis tornar-vos estes ‘construtores’. Vós sois os homens e as mulheres do futuro, o porvir está nos vossos corações e nas vossas mãos. É a vós que Deus confia a tarefa, difícil, mas exaltante, de colaborar com Ele na edificação da civilização do amor!" O Coral da UEL, "Anos Dourados", com integrantes de 80 anos, também se fez presente nas janelas. Porém, o que sem dúvida, comoveu a muitos foi a singeleza das crianças da Educação Infantil com um diálogo no palco e cantos nas janelas. Elas disseram:

- Você sabia que Jesus nasceu numa estrebaria?
- Estrebaria! O que é estrebaria?
- É a casa onde moram bois, cavalos, jumentinhos...
- Será que Jesus não tinha medo dos animais?
- Não sei, mas acho que eu não teria coragem de ir visitá-lo, eu tenho medo de boi!

Esta vivência de Natal quer abrir as portas das casas e dos corações

Os textos que interligavam os cantos eram muito profundos, um verdadeiro convite ao espírito natalino! Segue uns trechos:

"Esta vivência de Natal quer abrir as portas das casas e dos corações, para que, então, Ele possa entrar, transformar e iluminar. Que a mensagem de Natal expressa nas vozes de cada participante desta cantata permita que, assim como os reis magos, possamos dizer: ‘Viemos adora-lo!"

"A celebração verdadeira de Natal só é possível num espírito de desapropriação. Somente quando nos despojamos do acúmulo de posse e de poder, podemos celebrar de fato, o nascimento de Jesus".

Os efeitos luminosos e os novos cantos estiveram lindíssimos, ora todo o prédio recebia a cor verde, ora vermelha e no final após a vinda da Sagrada Família de Nazaré, uma cascata de luzes, surpreendeu a todos, num espetáculo de luzes para o Rei Divino do Presépio!

Alguns ecos e acontecimentos durante e após a cantata, ilustram a grandeza deste momento!

Uma das alunas que iria cantar na janela havia quebrado o pé e no hospital, mãe e filha lamentavam o fato por causa da cantata; porém, a referida aluna veio cantar e para subir na janela precisou de muito auxílio, estando radiante por ter conseguido participar!

O Regente dos Coros da Universidade Estadual de Londrina já trouxe duas partituras de músicas de natal para a próxima Cantata. Ele esteve presente e ficou impressionado com o espírito religioso e além de elogiar toda a Cantata, comentou que o momento mais bonito é quando as Irmãs abrem as janelas. Ele disse: Aqui se sente Deus entre nós!

Fuente: www.maeperegrina.com.br


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 07.01.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum