Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-01-07

"Ao Santuário me consagrei, pelo Santuário viverei, pelo Santuário morrerei!"

Centenário do Pozzobon na catedral da Sé

Cardenal Claudio Hummes, San Pablo, en la celebración del centenario de Don Joao

Cardinal Claudio Hummes, Sao Paulo, in the celebration of the centenary of John Pozzobon

Kardinal Claudio Hummes, Sao Paulo, bei der Feier des 100. Geburtstags von Joao Pozzobon

 
 

Entrada con peregrinas

Entrance procession with Pilgrim MTA’s

Einzug mit Bildern der Pilgernden Gottesmutter

 
 

Un nieto de Don Joao con la Auxiliar

A grandson of John Pozzobon with the Auxiliary

Ein Enkel von Joao Pozzobon mit der Auxiliar

 
 

¿Una anticipación? Cartel con la foto de Don Joao en la catedral

Anticipation? A big display with the photo of John Pozzobon in the cathedral

Vorausschau? Ein großes Poster mit dem Bild von Joao Pozzobon in der Kathedrale

 

Predica del Cardenal

Sermon

Predigt von Kardinal Hummes

 
 

Un nieto de Don Joao, llevando la Peregrina

A grandson of John Pozzobon with the Pilgrim MTA

Ein Enkel von Joao Pozzobon mit der Peregrina

Fotos: www.maeperegrina.com.br © 2005

 

 

 

BRASIL, Ir. M. Nilza P. da Silva. Levar o Sr. Pozzobon para o marco zero da cidade de São Paulo, esse sonho foi acalentado o ano inteiro pela Família de Schoenstatt na Vila Mariana, em São Paulo. Dia 11 de dezembro, às 12 horas, esse sonho tornou-se realidade. E mais do que isso, tínhamos a presença do Vice Governador do Estado de São Paulo, Dr. Cláudio Salvador Lemos, do deputado estadual, José Carlos Stangarlini, a carta de saudação de Dom Nelson Westrupp, scj, Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB, de alguns bispos das regiões episcopais e várias outras.

No lado direito do altar, uma grande foto do Diác. Pozzobon, com a peregrina nos ombros, atraia a atenção de todos.

A celebração começou muito antes desse dia, com as diversas reuniões, conforme o programa enviado pelo secretariado de Atibaia, nas quais a admiração pelo Sr. João ia crescendo sempre mais diante de todos e o trabalho das diversas equipes em preparação a esse evento. Aconteceram muitas outras celebrações locais, do centenário, nas diversas concentrações em paróquias, regiões e dioceses, de modo que, o dia 11 foi apenas uma conclusão das festividades.

Embora estivesse em constantes viagens e com atividades em Roma o Cardeal Dom Cláudio Hummes ainda tirou tempo para inteirar-se sobre o Sr. João Pozzobon e o que estava planejado para a Santa Missa. Ele incentivou a colocação do painel com a foto do Pozzobon junto ao altar.

Schoenstatt está na catedral da Sé

Uma equipe fez a acolhida com textos em homenagem ao Pozzobon e Fátima Gabrielli ajudou com os cantos especiais para ele. Ao iniciar a celebração, antes da entrada dos celebrantes, foram trazidos os diversos símbolos que o Sr. Pozzobon usava na lapela, um grupo de crianças trouxe a imagem infanto-juvenil, um casal a imagem dos enfermos, outro a imagem do comércio e uma família trouxe a imagem das famílias. Entraram também as bandeiras do Brasil, do vaticano e do Movimento. Em seguida o Cardeal Hummes e os 15 sacerdotes concelebrantes.

O coral da paróquia Santa Ana, em Santo Amaro, acompanhou a celebração intercalando os cantos populares com cantos clássicos, em latim. E a liturgia escolhida era da festa da Imaculada.

Padre Joemil Guilherme Souza, assessor da Mãe Peregrina na diocese de São Miguel Paulista, fez a saudação ao cardeal e às autoridades, em nome do Movimento.

Na homilia Dom Cláudio surpreendeu-nos com palavras de admiração ao Sr. Pozzobon, saudando mais uma vez ao seu neto e dando todo apoio ao movimento. Seguem algumas anotações:

"Saúdo Pozzobon em seu Centenário e a Família de Schoenstatt. Celebramos hoje o Centenário de João Luiz Pozzobon figura distinguida da Família de Schoenstatt, cujo processo de canonização está em andamento. Neles estamos unidos na Eucaristia. A Eucaristia constrói a Igreja. Da Eucaristia ela parte em missão no encontro com Cristo. Na Eucaristia surge a missão e forma a unidade da Igreja, sentamos à sua mesa para comermos do mesmo pão. O Pão que nos dá o Espírito Santo. A Eucaristia é o centro de vida da Igreja, diocese, comunidade de qualquer família espiritual, movimentos.

Na eucaristia conseguimos evangelizar e levar as pessoas ao encontro com Cristo. Nos sintamos como família de Deus ao redor de sua mesa. Comemos do seu Pão o próprio Cristo. Somos mais Igreja quando celebramos a Eucaristia.

A eucaristia é importante para qualquer família religiosa, movimentos. É importante que venha celebrar. Quando o Bispo celebra, ele é o represente da Igreja a qual pertencemos. É importante!

Saímos confirmados como evangelizadores. Maria Santíssima, venerada como Mãe Três Vezes Admirável. Seu Fundador, Padre José Kentenich, ensinou isso aos seus discípulos.

Celebramos esta liturgia logo após festa a Imaculada e na véspera de nossa Senhora Guadalupe. Deus fez coisas admiráveis. A Imaculada e uma das grandes maravilhas de Deus. Queremos cantar os prodígios de Deus na ação Jesus é Rei, sabedoria e redentor do coração, ao seu lado está Maria Santíssima. Jesus Cristo vem resgatar a criação. A Eucaristia celebra isso. Vocês schoenstattianos, essa grande família’ tem se distinguido como missionários, evangelizadores. Eu me alegro com vocês. Vocês já atingem 150 mil famílias. Realizam convites para missas permanentes, levam os católicos afastados de volta. Na grande cidade há muitos afastados. A Eucaristia nos leva para missão. Da Eucaristia partem imediatamente em missão (Emaús). Continuem em busca das pessoas, ouvindo as famílias em primeiro lugar, suas histórias, desesperos, projetos, convidar a ler o trecho do Evangelho, rezem com ela, as encaminhem. É preciso ser permanente, voltar com perguntas interessantes. Interessar-se por elas. Mostrar que a Igreja Católica as ama. As pessoas devem sentir que nós a amamos. Foram batizados por nós. Elas têm o direito de serem visitadas, orientadas por nós. È isso que vocês estão fazendo.

Isso lhes ensinou o Diácono João Luiz Pozzobon. Ele fazia isso pela Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Ele é nosso modelo de leigo. Ele descobriu que é difícil alguém fechar a porta para Nossa Senhora. É difícil não abrir a porta quando Maria bate e o Sr. João sabia disso. João Luiz Pozzobon descobriu a força missionária de Nossa Senhora. Ela á primeira grande missionária. Que João Luiz Pozzobon seja para vocês exemplo e vocês sejam conosco na arquidiocese de São Paulo esses grandes missionários. É isso que desejo, espero, e tenho certeza que vocês o farão."

Uma oferta original

No ofertório, entregamos toda a Campanha da Mãe Peregrina e seus frutos, no pequeno Santuário; as lições de vinculação e fidelidade que João Pozzobon nos ensina, numa pequena abóbora com seus ramos, e o pão e o vinho.

Após a comunhão, foi feita a homenagem especial ao Pozzobon. Os que estavam animando, antes da celebração, leram um texto em homenagem (clique para ler) e o seu neto entrou pelo corredor central da catedral, carregando a imagem peregrina que seu avô deixou para o Santuário de Vila Mariana. Foi um momento de muita emoção! Todos acenavam com as bandeirinhas e a Fátima Gabrielli cantou: "Um raio de sol iluminou... por João Pozzobon, obrigado Senhor!"

Depois, antes da bênção final, o cardeal ainda disse: "Família schoenstattiana, agora eu quero, novamente, enviar-vos em missão. Eu confio em vocês!"

Enfim, ao terminar essa celebração, fica nossa gratidão, nossa alegria por tudo o que a Mãe de Deus realiza por meio de instrumentos tão pequenos. Que também nós possamos repetir o que disse o Sr. João: "Ao Santuário me consagrei, pelo Santuário viverei, pelo Santuário morrerei!"

Fuente: www.maeperegrina.com.br

Clique para ver mais fotos



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 07.01.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum