Nachrichten - News - Noticias
 published: 2005-01-21

Três gerações unidas no Santuário

JUMAS 30 anos – o grande encontro em Jaraguá, Brasil

El termino del encuentro frente del Santuario de Jaraguá

Closing of the meeting in front of the Shrine in Jaragua

Abschluss des Treffens vor dem Heiligtum in Jaraguá

 
 

Primero grupo de la Juventud en São Paulo - 1975 - Columnas de la Iglesia

First group of the Schoenstatt Boys’s Youth in Sao Paulo, 1975, “Pillars of the Church”

Erste Gruppe der Schönstatt-Mannesjugend in Sao Paulo, 1975, “Säulen der Kirche”

 
 

Adoración en el Santuario, 30 velas – 30 años

Adoration in the Shrine: 30 candles, 30 years

Anbetung im Heiligtum: 30 Lichter, 30 Jahre

 
 

El grupo de música

The music group

Musikgruppe

 

Miembros de diversas ciudades en la misa

Members from different towns during Mass

Aus verschiedenen Orten kamen die Jugendlichen der drei Generationen zur Messe

 
 

Miembros de la primera generación durante la Misa

Members of the first generation during Mass

Mitglieder der ersten Generation bei der Messe

Más fotos – more photos – mehr Fotos

 

Fotos: © 2005

 

BRASIL, Cássio Aparecido Leal de Faria. Os dias 22 e 23 de Janeiro foram dias memoráveis para a Juventude Masculina do Sudeste Brasileiro. À sombra do Santuário da Unidade dos Corações do Pai em Jaraguá, aconteceu um encontro inédito de três gerações da Juventude.

Esse encontro marcou a celebração dos 30 anos de fundação da Juventude nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, reunindo desde integrantes da JUMAS 1 (primeiro grupo que em Janeiro de 1975 deu início à Juventude e que depois veio a se chamar Colunas da Igreja) até os membros da segunda e da terceira geração.

Três décadas de crescer, viver, renascer e seguir em fidelidade

No sábado (22 de Janeiro) aconteceu um bate papo entre todos os membros do passado e da atualidade, onde ocorreu um momento de reflexão, em que os participantes puderam conhecer um pouco das 3 décadas de história da Juventude, seu auge e decaídas, onde muitas vezes renasceu das cinzas, enfrentando muitos desafios, mas sempre em algum lugar, a esperança brotava e fazia com que a JUMAS perseverasse. Neste dia estava presente o Sr. Jun Mizuno, o primeiro membro da Juventude, que na época reuniu um grupo de amigos, na maioria do time de futebol em que jogava e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Jaraguá, para darem início ao primeiro grupo da JUMAS em São Paulo. Deste grupo de amigos, um deles hoje é o assessor da Juventude, Pe. Clodoaldo Kamimura que é parte viva desta história desde os seus primórdios. Desta conversa, alguns testemunhos importantes foram ditos:

Por fazer parte da Juventude Masculina adquiri muitos valores importantes para a minha vida, e assim, buscando algo maior, ingressei nos Padres de Schoenstatt. (Pe. Clodoaldo Kamimura, atual assessor da JUMAS)

"É algo que vou levar para a minha vida inteira."

Se estou aqui hoje, celebrando com vocês estes 30 anos de Juventude, é porque a vida foi gerada dentro deste ramo e teve continuidade. A partir do momento que esta Juventude gerou frutos, já valeu a pena ter participado dela. (Jun Mizuno – primeiro membro da Juventude)

Tudo o que eu aprendi e sou hoje, eu adquiri através da Juventude Masculina. É algo que vou levar para a minha vida inteira. (Umberto Palazzo – 2ª geração)

Eu vejo esses 30 anos de história como uma criança sendo gerada dentro do ventre de sua mãe. Na primeira geração a JUMAS era apenas um feto, que dependia da proteção do assessor para existir. Na segunda, uma criança em desenvolvimento, mas que ainda estava ligada à mãe através do cordão umbilical. Já na terceira, esse cordão foi cortado e agora a criança precisa andar com as próprias pernas (pois com a expansão da JUMAS o assessor tem que atender muitos lugares e nem sempre pode estar presente em todos os momentos, o que obriga cada cidade a ser autônoma e a se desenvolver). (Dayvison Lima – 2ª e 3ª geração)

Uma Ave Maria e uma vela para cada um dos 30 anos

O 1° dia das festividades do aniversário de 30 anos terminou com uma adoração no Santuário, onde cada membro presente rezava uma Ave Maria e acendia uma vela representando um ano vivido da Juventude, até que se completasse os 30 anos.

No domingo (23 de Janeiro) foi realizado a missa dos 30 anos, reunindo novamente as 3 gerações. A missa foi celebrada pelo Diretor Nacional do Movimento no Brasil, Pe. Ottomar Schneider (que em 1975 até o ano de 1980 foi o primeiro assessor da Juventude), Pe. Clodoaldo Kamimura, Pe. José Fernando e o Pe. Carlos Shimura. A tenda do Santuário ficou lotada, contando com a presença de membros de várias cidades que ajudaram a escrever a história da JUMAS. Ao final da celebração, todos levaram seu Capital de Graças até a Pira de José Engling para serem queimados. Os membros da primeira geração cortaram o bolo de aniversário junto com o Pe. Ottomar, com direito a canto e velinhas.

No período da tarde, após o almoço, cada cidade presente apresentou um pouco da sua história, das vivências, dos desafios e dos projetos para o futuro. Neste momento estiveram presentes não só os Padres que celebraram a missa, mas também o Pe. Pedro Cabello, que durante 10 anos foi o assessor da Juventude.

Um encontro inesquecível

Foi sem dúvida, para muitos dos presentes, um encontro inesquecível, já que alguns há anos não tinham mais contato, ou participavam de um evento da Juventude que ajudaram a fundar e a se desenvolver.

O futuro de toda nação é a sua juventude, porém, o passado é o exemplo e a fonte de inspiração para aprendermos com os erros e acertos, podendo assim sonhar e construir um mundo mais justo e melhor para a humanidade.

Espero que assim como foi para mim, tenha sido também para todos os presentes, um momento de muita satisfação e de alegria poder ver a velha e a nova JUMAS reunida em torno do Santuário.

Quero deixar também o meu agradecimento por todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a realização do JUMAS 30 anos – Regional Sudeste, por todos aqueles que rezaram por nós e pelas mensagens de incentivo e confiança. Que a Mãe de Deus possa recompensar a todos.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.01.2005 Mail: Editor /Webmaster
© 2005 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum