Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-12-02

Cristo no meio dos peregrinos

Mais ou menos 18.000 pessoas participaram na romaria ao Santuário Diocesano de Schoenstatt, Santa Cruz, Brasil

Santa Cruz: Romaria diocesana con el Santísimo

Santa Cruz: Diocesan pilgrimage with the Holy Sacrament

Santa Cruz: Diözesanwallfahrt mit dem Allerheiligsten

 
 

Peregrinaron unos 18.000 personas

Some 18,000 pilgrims went to the Shrine

Etwa 18.000 Pilger waren dabei

 
 

Bendición con el Santísimo

Blessing with the Holy Sacrament

Segen mit der Monstranz bei der Ankunft am Heiligtum

 
 

En el Santuario

At the Shrine

Beim Diözesanheiligtum

 

Momentos de devoción

Moment of devotion

Alles verlief in sehr andächtiger Atmosphäre

 
 

Angelitos, banderas, flores...

Angels, flags, flowers...

Engelchen, Fahnen, Blumen...

Fotos: Loehle © 2004

 

Fotos: © 2004

 

BRASIL, Irmã Marita Loehle. No primeiro domingo do Advento e associados ao desejo do Papa dava-se inicio, ao "Ano da Eucaristia", na "Romaria de Schoenstatt", no Brasil, em Santa Cruz do Sul, estado do Rio Grande do Sul.

Todos os anos, no quarto domingo de Novembro, realiza-se em Santa Cruz do Sul, no estado Rio Grande do Sul, a romaria anual ao Santuário Diocesano de Schoenstatt. Este ano, a romaria realizou-se no primeiro domingo de Advento. O Santo Padre proclamou como "ano da Eucaristia" o novo ano liturgico (outubro de 2004 a outubro de 2005), pela "coincidência" das datas, na romaria deste ano, fez-se uma procissão com Jesus Eucarístico, num percurso de três quilómetros, da cidade até ao Santuário. Como lema a frase: "Com Maria adoremos Jesus, caminho, verdade e vida". Durante toda a romaria ouviam-se os cânticos, com entusiasmo, repetindo este lema.

Na preparação para este dia, a Liga Feminina de Schoenstatt modelou asas para sete anjos, que acompanharam o Santíssimo na caminhada. Cartazes foram distribuídos por toda a cidade, a rádio e a RBS-TV, anunciavam o grande acontecimento. Nos jornais foram publicados relatórios e reflexões. Nos dias que antecederam a cerimónia, foi feita uma novena, cada Ramo do Movimento assumiu uma parte, tendo sido emitida pela rádio no horário das 18h45m; Vários ministros foram convidados a carregar o pálio.

Na véspera do dia da cerimónia, tudo foi devidamente preparado junto ao Santuário. Foram colocados cartazes, indicações, bancos, tendas, enfeites etc. Muitas mãos generosas ajudaram, e assim, pelas 18h, foi celebrada a Santa Missa no "Santuário Tabor da Imaculada", enfeitado festivamente com rosas, preparando, espiritualmente, os participantes para o dia seguinte.

Cristo estava no meio dos peregrinos, e caminhava até ao Santuário de Schoenstatt

O dia 28 de Novembro amanheceu com céu nublado e uma temperatura muito agradável para a época. Pelas 8 horas chegaram os Sacerdotes, para atender as confissões, pois muitas pessoas queriam aproveitar esta oportunidade e receber as graças especiais deste dia festivo.

Enquanto isso, e há mesma hora celebrava-se a Santa Missa, na Igreja São José, donde partiria a procissão, durante a celebração foi consagrada a Hóstia que acompanharia toda a caminhada. Foi um momento muito comovente quando Dom Gílio Felício, Bispo da Diocese de Bagé, partiu com Jesus Eucarístico, na custódia, debaixo do Palio. Cristo estava ali no meio e caminhando com todos até ao Santuário de Schoenstatt. Dois outros sacerdotes ajudaram a carregar a custódia nestes três quilómetros.

À frente, ia a cruz, seguido pelos coroinhas que carregavam bandeirinhas amarelas, depois sete anjos, quatro lanternas e o Santíssimo. Depois seguia a imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt num andor. A presença do Santíssimo deu uma maior solenidade sagrada. Numa adoração a Jesus, entoaram-se cânticos e rezaram-se seis mistérios do terço: a anunciação do Senhor, a visita de Maria a Santa Isabel, o nascimento de Jesus, o anuncio do reino e o convite à conversão, a instituição da Eucaristia e o primeiro milagre em Cana. Todos os mistérios do Terço foram acompanhados por textos que os relacionavam com a Eucaristia.

Mais ou menos 18.000 pessoas participaram na procissão, que foi transmitida pela rádio. Foi impressionante ver como os peregrinos acompanharam a procissão rezando com muita fé e profunda gratidão. Algumas pessoas caminharam descalças, pagando alguma promessa, agradecendo, à Mãe de Deus, as graças recebidas . Outros levavam rosas que entregaram à Mãe, no Santuário. A procissão durou mais ou menos uma hora.

"Agradeço à Mãe Três Vezes Admirável a cura da minha Filha"

A entrada no terreno, do santuário, foi muito solene: 30 anjinhos (crianças entre 5 e os 9 anos) aguardavam o Santíssimo no portão de entrada, o sino do Santuário começava a tocar, no ar rebentavam os foguetes e a banda militar tocou solenemente até que Jesus Eucarístico chegou ao altar. Ali foi feita a adoração com benção solene. Depois começou a Santa Missa.

No seu sermão, Dom Gílio Felício falou das muitas graças que a Mãe de Deus, como a Mãe do Belo Amor, distribui no Santuário de Schoenstatt. Uma faixa, fixada numa das casas, com as palavras "Agradeço à Mãe Três Vezes Admirável a cura da minha Filha", comoveu-o muito e por isso fez alusão ao que aí estava escrito. Afirmou que um profundo amor a Maria nos conduz a um profundo amor a Jesus. Dom Gílio finalizou agradecendo o convite para esta celebração e demonstrou o seu contentamento com a organização deste dia.

A Santa Missa terminou pelas 11h30min. No final foram bentos todos os objectos e a banda militar tocou o canto "Deus eterno, a Vós louvor". Um almoço compartilhado no salão da casa do movimento, com mais ou menos 200 participantes, encerrou o dia.

Esta romaria foi um grande louvor a Jesus Eucarístico e à Mãe de Deus. Com Maria, os peregrinos adoraram Jesus. A Sua presença no Pão Eucarístico deu a este dia um cunho especialmente sagrado. Todos voltaram comovidos e gratos a sua casa. Com este acontecimento, todos se consciencializaram da importância do "Ano Eucarístico" e da tarefa da Mãe de Deus como a "mulher eucarística".

Foram muitos os que já se propuseram a participar, também, no próximo ano na "Romaria de Schoenstatt", como lhe chamam.

Ed.: Antonieta Magalhaes, Portugal



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 10.12.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum