Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-10-01

Caminhando pela vida junto a Maria

Entrega do hábito de cinco noviças das Irmãs de Maria em Atibaia

Las novicias se dirigen  al Santuario

The novices on their way to the Shrine

Auf dem Weg zum Heiligtum

 

Misa en la carpa de peregrinos

Mass in the Pilgrims' tent

Messe im Pilgerzelt

 

Mons. Bruno Gamberini: rito

Archbishop Bruno Gamberini: rite

Erzbischof Bruno Gamberini beim Ritus

 

Asemejanos a ti

Let us walk like you through life

Lass uns gleichen deinem Bild

 

Coreografia

Performance

Choreographie

 

Las novicias, ahora vestido como hermanas

The novices, now dressed as sisters

Die Novizinnen, jetzt als Marienschwestern gekleidet

 

Entrega a la Mater

Commitment to the MTA

Hingabe an die Gottesmutter

 

Felicitaciones

Congratulations

Glückwünsche

Fotos: Atibaia © 2004

 

 

 

Brasil, Ir. Maria Victória/mca. A 4 de Setembro de 2004, num lindo dia de sol, cinco noviças de diversas partes do Brasil deram o seu sim, no meio de uma multidão de familiares e amigos, consagrando-se para o reino de Deus.

Ao som dos sinos do Santuário, as noviças, vestidas de branco, desceram em direcção à Carpa de Peregrinos, onde teve lugar a solene celebração. Iam acompanhadas por um grupo de meninos do coro de Atibaia, o Conselho Provincial das irmãs de Maria, os padres que iam concelabrar com Monsenhor Bruno Gamberini e o Arcebispo metropolitano da Província eclesiástica de Campinas, que iria presidir, pela primeira vez a uma celebração como esta. A procissão deteve-se no Santuário, lindamente adornado com lírios e cravos brancos, onde as noviças fizeram a sua consagração pessoal à Santíssima Virgem, recebendo uma benção especial do Sr. Arcebispo.

Ao chegarem à Carpa foram recebidas pelo som de um majestoso salmo de entrada, interpretado pelo coro Belcanto de Atibaia, que há já vários anos presta serviço à comunidade das Irmãs. O capelão do Santuário deu as boas vindas ao anterior Bispo de Bragança Paulista, hoje novo Acebispo de Campinas, agradecendo a Monsenhor Bruno o seu apoio ao trabalho apostólico das irmãs de Maria.

Uma "toque" especial

Monsenhor Bruno, na sua homilia, fez uma profunda reflexão sobre as vocações, dirigindo-se, especialmente, às 300 jovens pertencentes à Juventude Feminina, que nesse momento se encontravam realizando, à sombra do Santuário, a sua jornada de preparação, para o encontro mundial da juventude com o Papa, a realizar em Agosto de 2005, em Colónia, na Alemanha. A presença destas jovens na cerimónia deu um toque especial à celebração.

Depois de benzer os hábitos das irmãs, Monsenhor Bruno fez a entrega dos mesmos a cada uma das noviças, junto com a medalha da Mãe e Rainha, Vitoriosa, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, e uma vela acesa, símbolo do seu ardente amor a Cristo e a Maria.

Entretanto as noviças retiraram-se para vestirem os hábitos. As candidatas a irmãs realizaram uma paraliturgia, que teve como principal tema os 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e do centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, patrona do Brasil. O ponto culminante foi a Coroação da estátua da Imaculada por parte das crianças, filhos dos empregados da Casa Provincial.

Explosão de aplausos e saudações

Finalmente chegou o momento tão esperado, em que as noviças regressaram vestidas como irmãs de Maria, radiantes de felicidade! Foram recebidas com um sem fim de aplausos e lágrimas de emoção. No ofertório, cada uma delas levou ao altar um ramo de cravos brancos e um lírio, entregando a Deus a sua disponibilidade de levar uma vida de pureza e fidelidade ao primeiro amor. Os pais de uma das noviças levaram as oferendas de Pão e Vinho, representando todos os pais que nesse momento entregavam a sua filha ao serviço de Deus.

Antes da benção final, a irmã M. Ane dirigiu umas palavras de gratidão e uma saudação especial ao Sr. Arcebispo e a todos os presentes. Depois todas as irmãs ali presentes se consagraram diante do quadro da MTA a fim de renovar sua entrega junto com as noviças e agradecer o valioso dom da vocação. Foi impressionante ver tantas irmãs juntas.

Uma vez terminada a cerimónia, foi impossível conter os familiares e amigos das noviças que correram ao seu encontro para felicitá-las e expressar-lhes a sua gratidão, alegria e orgulho.

A partir de agora, têm as noviças um largo caminho a percorrer, na companhia da Santíssima Virgem. A este sim se seguirão muitos outros sins, a fim de se assemelharem cada vez mais a Maria e percorrerem a vida tal como Ela, repartindo amor, paz e alegria.

Edição: Antonieta Magalhaes, Portugal

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 05.11.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum