Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-05-14

Momentos comovedores

Início da construção do Santuário em Roma. Sacrifício pela obra

El P. Rudolf Frühling tuvo un fuerte compromiso con el Santuario de Roma, especialmente se entregó para los cimientos; el día de la excavación de los cimientos murió - una "Frühling", primavera, por el Santuario del amor a la Iglesia

Fr. Rudolf Frühling had was much involved with the Rome Shrine, especially was striving, with his course, for the foundations; on the day when in Rome the work at the foundations  began, he died in his parish - a "Frühling", "spring", for the Shrine of the love for the church

Pfarrer Rudolf Frühling war sehr verbunden mit dem Romheiligtum; mit seinem Kurs hat er für die Fundamente des Heiligtums gestrebt; am Tag, als die Fundamente ausgehoben wurden, ist er verstorben - ein "Frühling" für das Heiligtum der Liebe zur Kirche.

 
 

Modelo de la fuente que se construirá en el Santuario

Model of the well that will be built at the Shrine

Modell des Brunnens auf der rechten Seite des Heiligtums

Fotos: Gerber © 2004

 

 

 
Roma/Schoenstatt/Höpfingen, Michael Gerber. "Onde o céu e a terra se mexem..." Na terça-feira, dia 04 de maio, as escavadoras começaram a escavar os fundamentos para o Santuário e a sacristia. Foi comovedor que no mesmo dia partisse à Casa do Pai, de maneira totalmente inesperada, o Pe. Rudolf Frühling (de Höpfingen), membro do Instituto dos sacerdotes diocesanos. Ele esteve profundamente unido à construção do Santuário em Roma por várias décadas.

Finalmente chegou o momento: Na segunda-feira, dia 03 de maio, as escavadoras começaram a trabalhar. Houve um longo atraso no começo das obras, devido à dificuldades não previstas com as autoridades municipais de Roma. Mas finalmente chegou a permissão definitiva para a construção e logo – segundo as disposições romanas – os trabalhos puderam ser começados exatamente um mês depois da entrega da primeira permissão. Depois de preparar o lugar da obra, já estão preparados os fundamentos para o Santuário e a sacristia. De modo que nas próximas semanas o Santuário cobiçara a aparecer.

Na sexta-feira, dia 07 foram recheados os fundamentos para a construção. Já se anunciaram os primeiros peregrinos a Roma para inspecionar nas próximas semanas a construção do Santuário "deles". De acordo com os planos de construção atualmente vigentes, será possível terminar o Santuário ao começo de agosto, de modo que fique um espaço livre de um mês antes da festa da benção.

"Presenteia-nos logo o Santuário em Roma..."

Muito comovedora foi a notícia da morte totalmente inesperada do Pe. Rudolf Frühling (da arquidiocese de Friburgo). Os "movimentos de terra" estão aparentemente unidos a movimentos do céu. É também um sinal de que a Mãe Rainha leva a sério a construção do Santuário dela e as contribuições ao capital de graças para esse Santuário. No dia anterior o Pe. Frühling tinha participado, junto com os irmãos de curso dele, de um retiro no Santuário em Waldstetten. O curso dele do Instituto de sacerdotes – ao qual pertence também o Arcebispo de Friburgo, Monsenhor Dr. Robert Zollitsch e o presidente da comissão de construção, Pe. Georg Egle – se esforçou durante décadas pela construção do Santuário e se ofereceu pela obra do futuro Santuário.

O Pe. Rudolf Frühling estava espiritualmente unido ao Santuário de Roma. Durante um encontro de oração da comunidade dele, em que cada membro fazia pedidos mensais, ele formulou o pedido dele: Presenteia-nos logo o Santuário de Roma e permite que com ele a missão do nosso Pai seja universalmente reconhecida. "Concede ao Pai (Fundador) a honra dos altares... (RC526)". Entre as anotações dele se encontrou com data do dia 02-05-04 a última confirmação desta realidade: " Oskar (Pe. Oskar Buehler) já enviou as passagens de avião...MPHC". (se referia às passagens para ir à benção do Santuário). O Pe. Frühling foi enterrado na paróquia dele em Höpfingen com a presença de toda a comunidade, entre eles 100 sacerdotes. Monsenhor Dr. Robert Zollitsch chegou para celebrar as exéquias pelo seu irmão de comunidade. Na homilia comovedora e muito pessoal que ele fez, ele destacou como o Pe. Frühling entregou a vida e a morte pela Igreja.

"Enchei os cântaros"

Ao mesmo tempo seguem adiante os planos para a construção e benção do Santuário. Na última reunião da comissão de construção se apresentou o modelo de uma fonte que estará à direita do Santuário. Está previsto que, para a benção do Santuário, surja água dessa fonte para fazer visível simbolicamente a corrente que flui desde o Santuário. A escavadora estará muito ocupada nos próximos dias: se prevê a construção de uma cerca de 950 m., e também uma grande praça de 80 46 m. Onde se colocará uma tenda no dia da inauguração do Santuário. As dimensões desta tenda para o jantar festivo não são exageradas; já se inscreveram 1500 pessoas de vários países para a cerimônia inaugural. 500 dessas pessoas são da América Latina.

"Enchei os cântaros" – o início comovedor da construção do Santuário o-pede!

Que com a construção do Santuário se faca realidade também a nova visão de uma Igreja renovada:

"Cheios de anseio, vivos tocados profeticamente
de muitas nações peregrinam unidos.
Os cântaros cheios.
mãe, surge no teu Santuário a nova Igreja,
Alma de um mundo em mudança (peregrino). Amém".

Tradução: Afonso Wosny, Schoenstatt



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 22.06.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum