Nachrichten - News - Noticias
 published: 2004-02-20

Rumo a Stuttgart 2004

Juntos pela Europa para dar um novo espírito ao continente

 

Manifestação internacional: cristãos de mais de 150 Movimentos,Comunidades e grupos de várias Igrejas e Comunidades eclesiais européias, em Stuttgart (Alemanha), reunirão mais de 10 mil pessoas, interligados via satélite, com encontros contemporâneos em mais de 100 cidades européias povos do leste e do sul do continente, Movimentos, Comunidades e grupos de várias Igrejas e Comunidades eclesiais, pela primeira vez na história, traçam um caminho de comunhão e de colaboração: juntos, querem contribuir para a unidade espiritual do continente, para uma Europa que atue a sua vocação universal de paz e de unidade entre os povos.

Movimentos, Comunidades e grupos querem tornar visível
- uma rede de fraternidade que já se estende por todo o continente
e rompe os nacionalismos e barreiras históricas;
- a renovação a nível espiritual que está se desenvolvendo devido a vivência do Evangelho e que se manifesta em muitos setores da vida civil;
- a contribuição dos povos para uma Europa dos cidadãos.

Numa grande manifestação em STUTTGART (Alemanha), no ginásio de esportes Hanns Martin Schleyer, com interligações via satélite com os encontros contemporâneos em mais de 100 cidades européias.

No programa

está previsto a participação e discursos de fundadores e responsáveis de Movimentos, Comunidades e grupos, entre eles: Chiara Lubich, Andrea Riccardi; os pastores evangélicos Friedrich Aschoff, Ulrich Parzany; pe. Heikki Huttunen, grego ortodoxo. Está sendo esperada também a participação do Presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, do Cardeal Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos cristãos e do bispo da Igreja evangélica-luterana da Baviera, Johannes Friedrich.

Serão numerosos os testemunhos dos Movimentos, Comunidades e grupos, em resposta aos apelos fundamentais de hoje: a paz, um novo estilo de vida que predisponha o diálogo entre os europeus; a integração de povos e culturas diversas; os valores da família, a solidariedade com os mais pobres na Europa e no mundo. Terão a palavra também os jovens: falarão sobre o empenho deles e a ‘visão’ que possuem da Europa.

Durante o evento serão alternados momentos artísticos significativos que exprimirão também a riqueza dos vários povos. Participarão, entre outros: Judy Bailey, Albert Frey, Beatbetrieb, Gen Rosso, Gen Verde, Companhia de Ballet de Liliana Cosi e Marinel Stefanescu

Como nasceu a idéia de JUNTOS PELA EUROPA

Durante um encontro em Roma, em maio de 2002, entre fundadores e responsáveis de alguns Movimentos e Comunidades católicas e evangélicas nasceu a idéia de promover uma grande manifestação na Alemanha, tendo como objetivo contribuir para dar a Europa um novo espírito. Estavam presentes: a Comunidade de Santo Egídio, responsáveis evangélicos, Cursilhos da Cristandade, Movimento dos Focolares, Movimento de Schoenstatt, Renovação Carismática na Igreja Católica (Itália), Renovação Carismática na Igreja Evangélica, Associação Cristã de Jovens Católicos (YMCA).

A manifestação "Juntos pela Europa" é o fruto do entrelaçar-se de um caminho iniciado, no âmbito evangélico em 1969, entre mais de 120 Movimentos, Comunidades e grupos na Alemanha e, no âmbito católico, desde o grande encontro com João Paulo II, na vigília de Pentecostes ’98, que atualmente reúne mais de 240 Movimentos e Comunidades no mundo.

Desde 31 de outubro de 1999 - data histórica da assinatura da Declaração conjunta entre a Igreja católica e a Federação luterana mundial sobre a Doutrina da Justificação – num encontro no Centro Ecumênico de Ottmaring, próximo a Augsburg, entre alguns responsáveis de Movimentos, Comunidades e grupos católicos e evangélicos, desabrochou-se uma nova experiência de comunhão e colaboração que está se alargando também entre os ortodoxos, anglicanos e outros cristãos.

Quais são os Movimentos, Comunidades e grupos cristãos da Europa presentes em Stuttgart

  • surgiram em vários países europeus antes e depois da segunda guerra mundial, muitos deles se difundiram por toda a Europa e no mundo inteiro;
  • se diferenciam pela entidade, difusão, âmbito de atuação, são, na maioria, leigos, reúnem pessoas de todas as idades e categorias;
  • abrem amplos espaços de diálogo em vários níveis;
  • tem em comum o retorno à autenticidade evangélica e à consciência de não serem fruto de projetos humanos, mas de um dom do Espírito Santo, em resposta aos desafios de hoje.

Este evento se insere numa semana importante para a Europa

  • 1° de maio: a União Européia se alarga com o inserção da Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca, Hungria, Malta e Chipre.
  • 8 de maio: aniversário do final da segunda guerra mundial (8.5.1945)
  • 9 de maio: festa da Europa, no aniversário da histórica declaração de Robert Schuman, em 1950, que propunha a formação de uma comunidade a serviço da paz, pródromo da União Européia
Informations:

www.europ2004.org



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 25.02.2004 Mail: Editor /Webmaster
© 2004 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved, Impressum