Schönstatt - Begegnungen

Celebrando um tesouro

O Santuário Tabor em Santa Maria é o Berço da Campanha da Mãe Peregrina, primeiro Santuário do Brasil, abençoado pelo Padre Kentenich

Anniversary of the Tabor Shrine: Pilgrims by the Tabor Shrine after the procession on April 14
Das Taborheiligtum feiert Geburtstag: Pilger nach der Prozession am 14. April
Father Kentenich room in Santa Maria, with letter to the families, written here
Zimmer von Pater Kentenich mit dem Brief an die Familien, der hier geschrieben wurde
Statue of Father Kentenich, with the "Crown of heroic childlikeness"
Pater-Kentenich-Statue mit "Krone der heroischen Kindlichkeit"
Fotos: Sr. Doracy Iachitzki © 2002
 

BRASIL, Ir. M.Doracy Iachitzky. Todo o mundo está falando sobre o Brasil nesses dias depois da Copa do Mundo. Muitos em Schoenstatt, especialmente os missionários da Mãe Peregrina estavam falando do Brasil e especialmente a cidade de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, durante os últimos dias da Copa do Mundo – porque eles estavam convidados para a celebração que aí teria lugar pelo aniversário de morte de João Pozzobon, peregrino e missionário de Maria. Quando a Obra Familiar de Schoenstatt comemorar no dia 16 de julho seu 60 aniversário de fundação, muitos irão pensar em Santa Maria pela carta que o Padre Kentenich escreveu desde lá em 1947, a qual é tida como o documento de fundação da Obra Familiar. Estas são razões suficientes para celebrar em torno ao Santuário Tabor este tesouro – como aconteceu há algumas semanas atrás no dia 14 de abril, quando, a pedido dos peregrinos, foi celebrado o aniversário do Santuário.

"Schoenstatt é aqui, nosso pequeno Santuário. Aqui é Tabor!" (JK 03.09.1947)

No domingo, dia 14 de abril de 2002, experimentamos mais uma vez, a realidade destas palavras de nosso Pai-fundador, Pe. José Kentenich. Celebrando os 54 anos do Santuário Tabor reconhecemos, de modo ainda mais convictos, que este lugar de graças tem uma irradiação não calculável com nossas medidas. A partir deste Santuário se expande uma atmosfera do Tabor não somente àqueles que tem a oportunidade de chegar até esta fonte de graças, mas também àquelas famílias que têm o privilégio da visita da Mãe Peregrina que parte do Santuário.. Fato que pudemos concluir através dos constantes pedidos para que comemorássemos o dia da inauguração deste Santuário. Há muito tempo as pessoas nos perguntavam: Quando é a festa do Santuário? Por que não se comemora o seu aniversário?

Considerando também a rica história que comporta todos estes anos de existência do Santuário Tabor, vimos que não podemos deixar de comemorar esta data e marcamos o domingo mais próximo ao dia 11 de abril, dia da inauguração.

Mais de 1000 peregrinos agradeceram as graças recebidas no Santuário

Já em fevereiro, Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de outras cidades e estados começaram a manifestar-se, reservando a hospedagem e anunciando sua romaria. Vieram nove ônibus de cidades mais distantes e diversos grupos de cidades vizinhas. Os peregrinos foram recepcionados por uma equipe formada por integrantes dos diversos Ramos do movimento e conduzidos ao Santuário para uma breve saudação à Mãe, no seu dia de festa. Mais de 1000 pessoas participaram das programações deste dia de festa do Santuário Tabor, apesar do tempo chuvoso e com constantes mudanças climáticas.

A programação iniciou com a Santa Missa, às 9 horas, solenemente configurada, na qual se fizeram sentir as bênçãos que a Mãe de Deus reservou para este dia, pois, formou-se uma atmosfera muito sobrenatural. Certamente a Mãe de Deus acompanhou tudo com seu amor maternal e suas graças. Após a Santa Missa e bênção da saúde, nos dirigimos ao Santuário cantando a ladainha: "Admirável, clamamos a ti". Enquanto nos aproximávamos do Santuário, o pequeno sino repivava saudando os romeiros que se emocionavam e não continham as lágrimas.

"No próximo ano vou trazer mais pessoas comigo!"

Logo, após a bênção dos sacerdotes, algumas pessoas, tocadas pelo que experimentaram, se dirigiam às Irmãs para agradecer e expressar sua alegria, pois nunca haviam vivenciado tal momento de graças em suas vidas. Uma delas disse: "Irmã, eu não sabia que era assim, no próximo ano vou trazer mais pessoas comigo." Outra disse: "Aqui é o céu, como as pessoas aqui são alegres."

Após a Santa Missa, seguiu-se a programação. Os peregrinos foram reunidos em grupos, conforme a sua procedência, e puderam visitar os lugares históricos, por onde passou o Fundador. Um destaque especial foi dado à videira, plantada pelo Pe. José Kentenich, atrás do Santuário e que no dia 15 de abril celebraria também 54 anos. No Quarto do Fundador, onde se encontra uma bela estátua do Pe. José Kentenich, com a coroa nas mãos para perpetuar a coroação de 20 de agosto de 1949, os peregrinos tomaram conhecimento da carta que nosso Fundador escreveu dali para as Famílias em 15 de abril de 1948. Desta forma, todos puderam conhecer um pouco mais da história deste Santuário.

Às 13 horas, no auditório do Centro Mariano, houve o "Show da Família" apresentado por uma família da Liga das Famílias de Schoenstatt e em seguida, a palestra: "Santuário, Escola de Santidade".

Era impressionante ver a felicidade e alegria das pessoas que, agradecidas, se despediam para voltar à suas casa. A Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, mais uma vez se mostrou vencedora com sua graças e bênção aproximando muitos do seu divino Filho.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 05.07.2002 2:39 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved