Schönstatt - Begegnungen


O pequeno Santuário – "Morada do Sol"

Lançamento da Pedra Fundamental do Santuário de Araraquara, Brasil, 22 de outubro de 2000

The cylindric vessel with documents and symbols is placed in the corner stone
Das zylindirsche Gefäß mit Urkunde und Symbolen wird in den Grundstein eingefügt

Approximately 1,000 persons joined in the celebration
Ungefähr 1000 Personen kamen zur Feier

Nothing without you, nothing without us - the basic "tool" to build a Shrine
Nichts ohne dich, nichts ohne uns - so entsteht ein Heiligtum

The corner stone is laid ...
Der Grundstein ist gelegt ...

Corner Stone
Grundstein

Fotos: Schönstatt, Brasil © 2000

(Ir. M. Vitória, Atibaia, Brasil) O dia 22 de outubro é uma data especial para a Família Internacional de Schoenstatt, em que recorda a libertação de seu Fundador, Pe. José Kentenich, do exílio de 14 anos. Neste dia foi lançado em Araraquara a Pedra Fundamental do 19º Santuário em solo brasileiro. Elevemos à Santíssima Trindade nosso louvor e nossa gratidão por ter escolhido Araraquara para tornar-se morada da Mãe Três Vezes Admirável, lugar de graças e romarias! Este Santuário é uma dádiva de gratidão pelos dois mil anos do nascimento de Cristo e pelos 500 anos de Evangelização em nossa Pátria

"Araraquara" – no idioma indígena Tupi – significa "Morada do Sol" porque ali é extremamente quente e seco. Não é difícil transferir este significado para o pequeno Santuário cujos muros já cres-ceram até a altura das janelas. Cristo, o sol, junto com sua Mãe, quer erguer ali seu trono para, com e por ela, atrair os corações dos homens a si e abrigá-los no seio da Santíssima Trindade. "Prado de Sol no Brilho do Tabor" de onde se irradia a alegria vitoriosa, é a idéia forte para a missão do novo Santuário que ainda não foi definido.

O desejeo de erguer ali um Santuário

A Família de Schoenstatt de Araraquara não é muito numerosa, porém bem ativa. Já em 1980 iniciaram-se grupos de diversos Ramos, como fruto das visitas periódicas das Irmãs de Maria, a partir de 1979. Em 1981 foi inaugurado o primeiro posto externo das Irmãs na Paróquia São Geraldo. Neste período, a Mãe de Deus foi semeando fecundas sementes, conquistando com seu eloqüente silêncio e olhar cativante, corações e lares que se empenharam em orações e ações para o crescimento desta Obra Mariana.

Também a Campanha da Mãe Peregrina é muito ativa. Na própria cidade de Araraquara estão pere-grinando atualmente 452 imagens. Na diocese de São Carlos chega a 1816 imagens.

De 1991 a 1993 foram adquiridos os lotes que hoje formam o terreno do Santuário e do centro de Schoenstatt em Araraquara. Com a bênção e introdução da Ermida da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt no dia 13 de dezembro de 1992, este local, situado num bairro afastado do centro ao lado de um bosque, tornou-se logo centro de romarias e Celebrações da Aliança de Amor, nos dias 18 de cada mês. Além da ermida erguida já foi construída parte da casa do Movimento com o salão, a secretaria e uma moradia para uma família de caseiros.

Com o crescimento do Movimento na região e seu aprofundamento no mundo de Schoenstatt, sur-giu o desejo de erguer ali um Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, como berço de santificação e de renovação religiosa e moral do povo brasileiro. Pelo lançamento da Pedra fundamental co-meçou a se concretizar este sonho acalentado há muito tempo. Em preparação a este dia formaram-se equipes que se empenharam pela configuração desta solenidade: enfeites, liturgia, alimentação, divulgação etc. Tudo foi preparado com muito amor!

Araraquara honrou seu nome

No dia do lançamento da Pedra Fundamental, Araraquara honrou seu nome. Nenhuma nuvenzinha se fez ver no céu azul e o sol ardia tão fortemente que cada lugarzinho de sombra estava ocupado. Estavam presentes aproximadamente 1.000 pessoas de diversos locais da Diocese de São Carlos a qual pertence Araraquara.

Às 10 horas iniciou-se a Celebração eucarística. O Celebrante principal foi o Cônego Luiz Carlos Gonçalves, Vigário Episcopal da região de Araraquara, que veio substituir o Bispo Diocesano, Dom Joviano de Lima Júnior, que, devido a uma Visita pastoral não pôde presidir a Missa festiva. Con-celebraram com ele o Pe. Ottomar Schneider, Diretor Nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil, o Pe. Franz Hörnle, Padre de Schoenstatt e o Pe. Morales da Diocese de São Carlos.

No início da Celebração entraram as bandeiras do Brasil, do Vaticano e de Araraquara que possuii um sol amarelo sobre um fundo azul. O comentarista convidou todos os presentes a agradecer a Deus pela eleição e bênção deste local em que logo mais se erguerá o novo Santuário. Ele lembrou também o tempo de exílio de 14 anos do Fundador e sua atitude de fidelidade inabalável à Igreja, pois hoje é o dia da Gratidão.

Esperando muito do Movimento de Schoenstatt

Em sua homília, o Cônego Luiz, captou a atual situação e lembrou-os de, apesar do calor, não esquecer de sorrir. A primeira leitura de Isaías e o Evangelho lhe eram motivo de mostrar que nós, como Cristo, devemos nos doar por nossos irmãos e deixar "macerar-nos", para construir um mundo novo. Disse que está esperando muito do Movimento de Schoenstatt e, de modo especial, da Campanha da Mãe Peregrina. Tem muita alegria de poder acolher nesta cidade um Santuário mariano. Este Santuário pertence à Mãe de Deus e onde ela está, encontramos a Deus. Deus nos criou segundo a sua imagem e semelhança o que vale especialmente para Maria. Cônego Luiz nos lembrou também que no dia 22 de outubro – há 22 anos – o Papa João Paulo II iniciou seu Pontificado. João Paulo II é um dos maiores Papas dos últimos tempos, ele disse tendo em vista os grandes acontecimentos na Igreja nos anos passados.

No ofertório, um grupo de crianças trouxe um imenso terço para recordar o mês do Rosário. Em se-guida foram trazidos ao altar o "Capital de Graças", as contribuições e sacrifícios daqueles que se empenham material e espiritualmente pela construção do Santuário, a pedra fundamental que traz a inscrição "Pedra fundamental – 22.10.2000, Ano Santo do Senhor – 500 anos de evangelização do Brasil", o cilindro que acolherá a ata, um pequeno modelo do Santuário e o pão e o vinho.

Lançamento desta Pedra Fundamental

Após a Celebração eucarística chegou o Bispo, Dom Joviano – apesar de sua agenda cheia – para realizar pessoalmente o lançamento desta Pedra Fundamental. O Pe. Ottomar o recebeu com as palavras: "Esta pequena Capelinha é toda sua." Explicou que a missão deste Santuário e formar novos homens, católicos convencidos e capazes que se empenham em todos os ambientes de vida, sobretudo nas paróquias para, como fermento, penetrar o mundo e renová-lo. Deus, desde a eternidade olhou com grande amor a este lugarzinho agraciado e o escolheu para sua Mãe, a fim de que ela, a partir dali se clarificasse e transformasse o mundo num "Prado do sol".

Dom Joviano agradeceu por este presente e enfatizou em sua saudação a importância da Mãe de Deus como Missionária. Disse que tem muita admiração pela atuação de Maria nas Famílias e lem-brou a Assembléia Diocesana que se realizará no dia 15 de novembro e tratará também da Cam-panha da Mãe Peregrina.

Depois de sua pequena alocução seguiu o ato do lançamento da Pedra Fundamental. Foi aberto com um canto mariano, cantado pelo grupo de música, em seguida foi lida a ata que foi assinada pelas autoridades e por representantes dos diversos Ramos da Família de Schoenstatt e colocado num cilindro de acrílico, junto com vários escritos e objetos, como por exemplo uma medalha da MTA, uma moeda atual, um pedaço do telhado do Santuário Original e do Santuário da Permanente Presença do Pai de Atibaia, terra de Belém, trazida da Terra Santa etc. O cilindro foi posto num vão preparado atrás da pedra Fundamental. A Pedra Fundamental foi fechada, enquanto os participantes bateram palmas. Dom Joviano deu a bênção episcopal e com isso terminou a solenidade.

"Prado de Sol no Brilho do Tabor"

Mais uma vez ecoaram em nossa Família de Schoenstatt as palavras proféticas de nosso Pai e Fundador:

"Santo é este lugar e continuará ainda mais santo. Terra Santa é esta, porque no decorrer dos anos, dos decênios e dos séculos, deste lugar sairão santos que crescerão e trabalharão de modo muito fe-cundo. Este lugar é santo, porque daqui serão colocadas santas tarefas sobre os nossos frágeis om-bros, isto é, tarefas que santificam."

E Pe. Kentenich já confirma no Documento de Fundação: "Sem dúvida, maior ação apostólica não podemos realizar, herança mais preciosa não podemos legar aos nossos sucessores do que mover Nossa Senhora e Rainha a estabelecer aqui, de modo especial, o seu trono, distribuir seus tesouros e realizar milagres de graça."

Na Aliança de Amor com Maria, vivendo o Nada sem vós, nada sem nós, queremos decididamente nos colocar como instrumentos a serviço do reino, para que a celebração dos dois mil anos do nas-cimento de Cristo Jesus faça jorrar novas torrentes de graças redentoras na edificação de uma nova ordem social cristã. Este Santuário deve irradiar as glórias de Cristo e Maria que irão transformar a diocese de São Carlos, toda a região central do estado de São Paulo e o Brasil inteiro num "Prado de Sol" a fim de que se realizem as palavras pronunciadas por nosso Pai e Fundador: "À sombra do Santuário serão co-decididos por séculos os destinos da Igreja e do mundo."

 



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 03.11.2000 20:50 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved