Schönstatt - Begegnungen


Primeira grande solenidade na nova Tenda dos Romeiros em Atibaia

Vestição de 9 Noviças na Instituto das Irmã de Maria de Schoenstatt

Einzug der Bischöfe und Priester ins neue Pilgerzelt
Solemn entrance of the bishops and priests
Einkleidungsfeier - erstmals im neuen Pilgerzelt in Atibaia
Reception - celebrated in the new pilgrims' tent for the first time

Neun junge Frauen wurden in die Gemeinschaft der Schönstätter Marienschwestern aufgenommen
Nine young women became Schoenstatt Sisters of Mary

Neun junge Frauen wurden in die Gemeinschaft der Schönstätter Marienschwestern aufgenommen
Nine young women became Schoenstatt Sisters of Mary
Fotos: Schoenstatt, Atibaia © 2000

(Ir. M. Udilia) "Bendito sejas sempre, ó Deu Trindade, por tudo o que nos deste em tua bondade!" Este é o júbilo que transborda de muitos corações ao serem abertas as portas Província Schoenstatt-Tabor e da nova Tenda dos Romeiros para receber as nove Noviças que fizeram sua vestição neste sábado, 2 de setembro do Ano Santo Jubilar 2000 e 25º ano da fundação da Província. Para as Irmãs, foi uma alegria neste ano poder acolher os aproximadamente 850 convidados (entre pais, parentes, amigos das Noviças, benfeitores, representantes dos Institutos, Uniões e Ramos de Schoenstatt) e oferecer-lhes um lugar na Tenda dos Romeiros onde todos puderam ver e participar melhor de toda a cerimônia.

O sino do Santuário ressoava por todo o Centro festivamente ornamentado com bandeiras e faixas e a natureza restaurada pelas chuvas, depois de uma longa estiagem, quando as Noviças, com suas vestes brancas, precedidas pelo solene cortejo das bandeiras da Igreja, Nacional, de alguns estados do Brasil e de diversos grupos da juventude, percorreram os caminhos ladeados de palmeiras e azáleas em flor. Eram 10 horas da manhã, no meio do caminho uniram-se a elas os celebrantes, e com grande solenidade, todos dirigiram-se até à Tenda do Romeiros. O coral começou a entoar, jubiloso, o Hino do Ano Santo: "Glória a ti, Cristo Jesus, hoje e sempre tu reinarás! Glória a ti, logo virás: esperança, vida e luz!..." e as Noviças desciam os degraus acompanhadas por seus pais, a Direção Provincial, seminaristas, 14 sacerdotes, o Arcebispo de Londrina, D. Albano Cavallin; seu Bispo auxiliar, D. Vicente Costa, e o Bispo Diocesano da Bragança Paulista, , D. Bruno Gamberini, que se mostrou muito honrado e feliz por presidir mais uma vez a vestição das Irmãs de Maria de Schoenstatt.

Anseio de servir a Igreja e a humanidade

Na homilia, D. Bruno ressaltou o chamado de todos os batizados à santidade, mostrou Maria como modelo de santidade parar todos e enfatizou o chamado para a vida consagrada; apontou as Noviças que neste dia recebem a veste de Irmã de Maria. Os religiosos e consagrados são chamados de modo especial à santidade, são chamados a ser sinal para o mundo e a Igreja. Mostrou o século 20 como um século no qual surgiram muitos santos, muitos mártires que doaram sua vida e também há muitos santos que vivem o martírio na vida diária. Ele dirigiu-se às Noviças e lhes disse que todas estas pessoas presentes querem ver nelas o sinal da santidade de Deus, isto é, querem ver nelas transparecer o amor de Deus.

O momento da vestição foi muito comovente, pois as palavras e os gestos concretizavam o que fora proferido na homilia. Logo depois, as Noviças apresentaram no altar oferendas que expressavam o ardor de seu anseio de servir a Igreja e a humanidade, vivendo e anunciando a mensagem de Schoenstatt e assim santificando-se a si próprias para transformação e santificação do mundo e louvor da Santíssima Trindade.

Durante a celebração choveu torrencialmente, como que significando as graças que jorraram dos céus neste dia.

Para todos a vestição foi uma vivência celestial e os pais e parentes das Noviças sentiram-se tocados com tudo o que experimentaram e aqueles que estavam preocupados com suas filhas, no fim estavam felizes por Deus tê-las escolhido para servi-lo mais de perto e por tê-las chamado para esta Comunidade e para a Obra de Schoenstatt.

 



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 24.09.2000 1:38 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved