Schönstatt - Begegnungen


Entre vento e tempestade

Jubileu de Ouro da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt em Santa Maria/RS Brasil

Mais de 10 mil pessoas compareceram à celebração do Jubileu.
More than 10,000 persons participated in the Golden Anniversary
Über 10.000 Teilnehmer beim goldenen Jubiläum

Imagem Peregrina com mais de cinco metros de altura que enfeitou o palco.
The Pilgrim Shrine on the stage was more than 5 meters high
Mehr als fünf Meter misst dieses Pilgerheiligtum!

Testemunho do Sr. Germano Arendes no sábado à noite.
Testimony given by Mr. Hermann Arendes on Saturday night
Zeugnis von Hermann Arendes am Samstag
Casa de João Pozzobon, hoje museu.
House of João Pozzobon, today a museum
Wohnhaus von João Pozzobon, heute Museum
O Diácono João Luiz Pozzobon, o Apóstolo de Maria.
Deacon João Pozzobon, Mary's apostle
Dikaon João Pozzobon, Apostel Mariens
Imagem Peregrina Original.
"Peregrina Original" - the Original Pilgrim Shrine
"Peregrina Original" - das Ur-Pilgerheiligtum
Lugar onde faleceu o Diácono João Pozzobon.
Place where Deacon Pozzobon died
Sterbestelle von Diakon Pozzobon
Santuário Tabor em Santa Maria: fonte a qual está ligada a Campanha.
Tabor Shrine - the source of grace for the Campaign
Tabor-Heiligtum - Gnadenquelle, mit der die Kampagne untrennbar verbunden ist
Imagem Peregrina que visita as famílias.
Pilgrim Shrine for families Pilgerheiligtum für Pilgerkreise von Familien
 
 

(Ir. M. Neiva, Luciana Gomes) Com um encontro que reuniu mais de dez mil pessoas em Santa Maria, Brasil, comemorou-se, no último dia 10 de setembro, os 50 anos da Campanha da Mãe Peregrina, conduzida pelo Diácono João Luiz Pozzobon. Participarem representantes de sete países: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Estados Unidos, Alemanha, e de 13 estados do Brasil.

Depois de uma intensiva preparação com orações, sacrifícios e trabalhos práticos de organização, tanto do lado das Irmãs de Maria como do Movimento, com muita alegria, pudem celebrar o triunfo da MTA.

Já na sexta-feira, dia 8, começaram a chegar as delegações e representantes dos mais diversos lugares do Brasil, e também do exterior. Em maior ou menor número, participarem representantes de 7 países e de 13 estados do Brasil. Alguns vieram do extremo norte do País, numa viagem de mais de 6 mil quilômetros. Quase todas as casas de hospedagem da cidade foram reservadas e ocupadas pelos hóspedes da Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Estes grupos que chegaram na véspera tiveram uma programação especial. Eles foram introduzidos na história e puderam conhecer a herança que o Pai-Fundador legou ao Tabor. Durante o dia, foi possível visitar os lugares históricos que são fonte e origem da Campanha: o Santuário Tabor, de onde saíram as graças concedidas para os lares de milhares de famílias; a Capela Tabor, que representa simbolicamente o ideal do Schoenstatt brasileiro: "Ser um Tabor das glórias de Cristo e Maria"; o quarto do Pe. José Kentenich em suas visitas a Santa Maria; a Peregrina Original, entregue ao Sr. João Luiz Pozzobon em 10 de setembro de 1950, pela Ir. Teresinha Gobbo; a Casa do Diácono Pozzobon, hoje museu, onde através de seu santuário-lar, sentia a presença de Maria e o Cemitério Santa Rita, local onde ele está enterrado.

O trabalho de explicação e acompanhamento foi realizado pelos leigos do Movimento, especialmente pelas Mães. Elas estavam muito bem preparadas e introduzidos em tudo, assim que puderam transmitir profundas vivências a todos, e o fizeram com muita responsabilidade e consciência de missão. A descentralização do trabalho foi uma boa estratégia organizatória, porque assim as Irmãs ficaram na coordenação e assim estavam mais disponíveis para acolher e conversar com as pessoas.

Um único homen pode mover o mundo

No sábado à noite houve um encontro familiar, onde as diversas delegações foram apresentadas e algumas apresentaram-se bem originalmente num momento de alegre convívio. O Pe. Antônio Maria Borges, Padre de Schoenstatt que é cantor, animou esta noite com alegres cantos marianos. O Sr. Germano Arendes, Irmão de Maria, único representante da Alemanha presente na celebração jubilar, deu seu testemunho sobre o Sr. João. Entre outros, ele relatou sobre o último encontro do Sr. João com o Sr. Bispo Diocesano de Santa Maria, na época, Dom Luiz Sartori. Estando o Sr. Bispo muito doente, Sr. João foi visitá-lo com a Mãe Peregrina. Após a saudação do Sr. João, o Sr. Bispo dirigindo-se à Mãe Peregrina de Schoenstatt, disse profeticamente: "Esta Campanha salvará o mundo." Poucos dias depois ele morreu. Este mesmo Bispo havia feito várias proibições ao Movimento e também ao Sr. João. A Mãe vence sempre! Como conclusão nesta noite, foi apresentado um vídeo elaborado pelas Irmãs do Movimento, sobre a história da Campanha da Mãe Peregrina, que traz o título: "Um único homem pode mover o mundo". Existe um segundo vídeo que se chama: Herói hoje. Assim, as pessoas já foram motivadas e introduzidas no grande acontecimento.

Uma corrente mariana que nasceu no Santuário Tabor

No domingo, já pelas 4 horas da manhã anunciava o badalar do sino do Santuário a chegada do primeiro ônibus de peregrinos. Ao todo chegaram cerca de 145, totalizando aproximadamente 10 mil pessoas presentes.

A celebração jubilar constava de duas partes. Pela manhã realizou-se a hora festiva no Clube Esportivo Dores, que fica uns l5 minutos à pé distante do Santuário.

Após as saudações e acolhida dos peregrinos, de uma forma bela, profunda e alegre, através de coreografias, canções e músicas, foi apresentada a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, desde o início até hoje. Uma imagem peregrina com mais de cinco metros de altura adornava o palco. Percebia-se a compenetração e até a emoção das pessoas, que acompanhavam tudo muito atentamente. Especialmente profundos foram os momentos em que encenaram no palco o início da Campanha, quando Irmã M. Teresinha (Irmã de Maria) entregou a primeira imagem da MTA ao Sr. João, no Ano Mariano de 1950. Depois, a entrada solene da Mãe Peregrina Original, contornada por um coração feito de flores vivas e ciprestes, foi um momento de emoção e vibração. No momento em que entrou a Peregrina Original, uma chuva de pétalas a saudou, enquanto o povo aplaudia. A gente podia perceber o vivo e palpitante amor à Maria do povo brasileiro e também do povo latino-americano. Por fim, foi conduzida ao palco uma grande foto do Sr. João com a Mãe Peregrina, que foi colocada ao lado da foto do nosso Pai, que já estava lindamente ornamentada no palco, desde o início. O Sr. João foi apresentado como o "aluninho do Pe. Kentenich", como ele mesmo se denominava. Frases importantes pronunciadas pelo Sr. João foram escritas em cartazes e colocadas em diversos locais. Uma delas é: "Minha vocação nasceu no Santuário". Pequenos textos explicativos eram lidos por dois locutores. Estes momentos de reflexão e coreografias eram intercalados com cantos do Pe. Antônio Borges e também do grupo de cantores do Movimento que animava a platéia a cantar junto. Pe. Antonio Maria cantou várias músicas cujas letras falam do trabalho desenvolvido por este homem simples, que considerava-se um "burrinho de Maria" a levar Jesus e Maria ao mundo, mas que desenvolveu um trabalho, presente hoje nos cinco continentes. São mais de 150.000 imagens que percorrem as famílias levando a Mãe de Deus para dentro dos lares e unindo pais e filhos em torno da oração do terço.

Por fim, algumas pessoas deram seu testemunho de como a Mãe de Deus as chamou, como se comprometeram com a Campanha da Mãe Peregrina e como experimentam o seu atuar nas almas, o que comprova que esta corrente mariana que nasceu no Santuário estava no plano de Deus desta forma.

Havia um clima profundo, familiar, de muita alegria e gratidão. A gente podia sentir que todos os que ali estavam eram realmente devotos, pessoas comprometidas com a Campanha e interessadas em saber mais e vivenciar profundamente este acontecimento como uma hora de graças.

"Ameaçados por tempestades em nossa fé"

À tarde, às 14:30, realizou-se a S. Missa de ação de graças ao ar livre, diante do Santuário. Mas aí a Mãe de Deus provou duramente a fé e a confiança, enviando um vento tempestuoso e chuva, assim que muitas pessoas, apesar da boa vontade, tiveram que se retirar do local.

A santa Missa foi celebrada por nosso Bispo Diocesano, Dom Ivo Lorscheiter e concelebrada por cerca de 15 sacerdotes, vindos dos mais diversos lugares. Apesar da chuva e do vento forte, o Sr. Bispo estava muito animado e não queria retirar-se dali. Porém, a partir do momento da Consagração, os celebrantes tiveram que entrar no Santuário por causa da chuva, e permaneceram lá até o final. Mas a Mãe ainda cuidou que os aparelhos de som funcionaram até o fim, de modo que todos puderam acompanhar as orações do Sr. Bispo. Até este momento, Dom Ivo rezou tudo bem tranqüilamente sem se importar com a tempestade, e fez um belo sermão, no qual agradeceu pelo que o Sr. João fez através da Campanha da Mãe Peregrina, contou sobre o andamento do processo de canonização, que está praticamente encerrado a nível diocesano e agora só aguarda o "sinal de Deus", o milagre. Ele estimulou as pessoas a serem continuadores desta missão, como evangelizados e evangelizadores. E, no final da s. Missa, aludindo ao tempo, disse: :"Assim também acontece na nossa vida, somos ameaçados por tempestades em nossa fé, mas não devemos ter medo, temos que permanecer firmes". No final da celebração, a Mãe Peregrina foi novamente coroada pelo Sr. Bispo e todos juntos rezarem uma oração de envio para os novos 50 anos.

Uma Irmã contou:"Ficamos admiradas com a piedade das pessoas, e que muitas não se importaram com a chuva e o vento e simplesmente permaneceram ali rezando até o fim. Para elas era muito natural suportar isto, para fazer sacrifício." Outra pessoa conta: "O Sr. João suportou chuva, vento e tempestades muitas vezes ao longo de sua peregrinação, e nunca desanimou."

"Aqui é bom estar!"

Impressionou também a observação de como as pessoas amam a Mãe e manifestam este amor de tantas formas: trouxeram flores, velas, cartazes, bilhetes com pedidos e contribuições para o Capital de Graças, e algumas subiram de joelhos desde o portão de entrada até o Santuário. E todos queriam entrar no Santuário, o que era quase impossível. Ali elas expressavam seu amor e suas aflições, rezando, cantando ou mesmo chorando, especialmente aqueles que, depois de longos anos de espera, chegaram aqui pela primeira vez. Era muito bonito observar suas exclamações. Muitas dizem, literalmente: "Aqui é bom estar!" ou, "Aqui é um pedacinho do céu!", ou "Que lugar especial!"...

Foi um bonito dia onde todos puderam agradecer a Deus por tão importante missão evangelizadora e comprovar o que disse o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich: "No trabalho do Sr. Pozzobon se faz visivelmente realidade o que dizia Vicente Palotti: 'Ela é a Grande Missionária, Ela fará milagres.'"

João Luiz Pozzobon, uma vida dedicada à evangelização

O Diácono João Luiz Pozzobon nasceu no Vale Vêneto, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a 12 de dezembro de 1904. Procedente de família profundamente religiosa, encontrou no Santuário de Schoenstatt e em contato pessoal com o Pe. José Kentenich, um novo sentido para sua vida. O Santuário era seu lugar predileto de oração.

A 10 de setembro de 1950 recebeu da Ir. M. Terezinha Gobbo a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com a qual peregrinou, no ombro, ao longo de 35 fecundos anos, 140.000 Km, visitando famílias, escolas, hospitais, presídios e paróquias e incentivando a oração do terço. Nada o impedia de peregrinar: calor, poeira, geadas, chuvas, enchentes.

A vida do Diácono João Pozzobon como esposo e pai foi um testemunho de fidelidade, amor e dedicação. Era abnegado, humilde, piedoso, honesto e caridoso. Teve especial amor às famílias pobres, construiu-lhes uma vila de moradia gratuita, ajudou-os na alimentação, encaminhou muitos à prática dos sacramentos e a participar da vida da Igreja.

Em 04.08.1951, João Pozzobon recebe a bênçãodo Pe. Kentenich, para ele pessoalmente e seu apostolado. Em 11.04.1968Pe. Kentenich expressou-se frente ao Sr. Germano Arendes: "Perceba comotodas as forças fundamentais de Schoenstatt se tornam eficazes noapostolado do Sr. João".

Para favorecer o trabalho apostólico do Sr. João, a 30 de dezembro de 1972, Dom Érico Ferrari o ordenou Diácono Permanente da Diocese de Santa Maria, na Capela Nossa Senhora das Graças, construída com sua colaboração.

Em 1979, o Sr. Joao visitou Schoenstatt e Roma e a Campanha foi tomando dimensão universal.

Na manhã de 27 de junho de 1985, no ano do Centenário do nascimento do Pe. José Kentenich, o Diácono João Luiz Pozzobon foi colhido por um caminhão em meio a uma espessa neblina, enquanto se dirigia ao Santuário de Schoenstatt para participar da Santa Missa, como fazia todos os dias. O céu ganhava mais um aliado. Suas últimas palavras foram: "Misericórdia, Senhor! Mãe, misercórdia. Eu vou morrer me ajudem, eu não posso mais!"

Sua vida exemplar levou D. Ivo Lorscheiter a abrir, solenemente, no dia 12 de dezembro de 1994, a causa de sua beatificação.

Quando o Diácono João Pozzobon faleceu, haviam 2.750 imagens da Mãe de Deus peregrinando nas famílias. Hoje são mais de 150.000. A semente caiu na terra e frutificou.

 



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 03.10.2000 13:14 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved